Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Deparei-me com o projeto de design gráfico global para a Editora Colibri; constituído por dois universos em relação, por um lado o desenvolvimento da identidade visual da própria organização empresarial (editora, artes gráficas, livraria), por outro lado a construção de uma coerência editorial, na definição de um panorama visual para o design gráfico das várias coleções da casa editorial em epígrafe. ¶ De um modo extremamente meticuloso, Raquel Gil Ferreira definiu a linha gráfica da editora criando uma clara fonteira entre capas de grande sobriedade, elegância, e capas mais expansivas na sua interpretação dos conteúdos. Contudo, o que ressalta claramente é continuidade, que ainda assim é percetível no conjunto, um aspeto difícil de atingir, que aqui se apresenta de modo exemplar, assumindo de modo cristalino o papel do designer gráfico enquanto mediador. ¶ [JORGE DOS REIS]
*********************************************************
O tempo de aprendizagem, e já contamos com mais de 30 anos nesta caminhada, foi tornando evidente a necessidade de uma linha gráfica atraente e identificativa dos nossos livros. Linha esta que, a par dos conteúdos literários e/ou científicos, pudesse e possa distinguir esta Editora. (...) Neste sentido, a Raquel Ferreira, pela sua criatividade, dedicação e imbuída deste mesmo espírito, tem contribuído superiormente para a afirmação desta identidade. ¶ [FERNANDO MÃO DE FERRO]
*********************************************************
Talvez o fazer do designer se aproxime desta existência – do fazer surgir, pelos meios do ofício, uma ideia que o pensamento, pelos seus próprios meios não poderia formar. (...) A arte é uma maneira de realizar, não uma maneira de pensar. E decerto não existe obra sem projeto, mas o que na obra é obra de arte depende apenas da execução e só na execução se revela. E, talvez por isso, o design das capas que a Raquel Ferreira faz, me deixe sem palavras. Aquelas palavras do fazer ver o que está para além do visível, o não dizível, o que é transcendente, e que no plano – capa e contracapa, lombada e badanas – se faz corpo. ¶ (...) É preciso rodar o livro, ou rodarmos em torno dele (particularidade comum à escultura), exatamente porque há uma unidade, uma continuidade narrativa em que o mistério só será revelado com a visão do todo. ¶ [SÓNIA RAFAEL]
Índice:
ÍNDICE
NOTA INTRODUTÓRIA
PREFÁCIO
RESUMO
INTRODUÇÃO
PARTE 1 – CARACTERIZAÇÃO DA EDITORA
1. A origem / criação da editora (Edições Colibri) 1.1. Segmentação / nichos de mercado / público-alvo 1.2. Crescimento e desenvolvimento | 3 empresas 1.3. Metodologia de trabalho (articulação das 3 empresas)
2. Tipologia das publicações 2.1. Definição dos principais vectores de publicação (temáticas) 2.2. Origem e continuidade das colecções 2.3. Quantidades referentes aos vários e distintos tipos de livros publicados
3. ‘Publicadora’ mais que editora? | a missão da organização o papel da chancela 3.1. Parcerias (universidades/instituições/municípios) – orçamentos/contingências 3.2. Abrangência geográfica (distribuição) 3.3. Autores (enquanto produtores de conteúdo/clientes), a sua “fidelização”/ permanência
4. O papel do editor – Fernando Mão de Ferro 4.1. Critérios de escolha (selecção / aceitação) 4.2. Escolhas técnicas (orçamentos)
5. Origem do conceito / metáfora por detrás da marca (colibri?)
6. Análise da identidade Edições Colibri (caracterização)
7. Edições Colibri – linha gráfica actual 7.1. Problemas e vantagens de produção por conta própria 7.2. Formatos, materiais, recursos 7.3. Layouts, escolhas tipográficas, hierarquias, critérios de legibilidade etc. 7.3.1. Miolos 7.3.2. Capas
8. A editora – estratégias de gestão e comunicação
PARTE 2 – IDENTIDADE
9. Identidade corporativa e identidade visual 9.1. Marca 9.2. Identidade visual – componentes formais 9.2.1. Logótipos 9.2.2. Símbolos 9.2.3. Tipografia 9.2.4. Cor
10. A organização actual (empresas) – redesign ou reformulação da identidade visual
PARTE 3 – LINHA GRÁFICA
11. Design de capas e design de livros (capa vs. miolo) – coerência visual 11.1. Jan Tschichold, designer de livros | regresso ao tradicional 11.2. O exemplo Penguin – 70 anos de história – linha gráfica
12. Capas
PARTE 4 – DESENVOLVIMENTO PROJECTUAL
13. Sistema de identidade visual da organização 13.1. Nova proposta de identidade visual – pensada para o conjunto 13.1.1. Edições Colibri 13.1.2. Colibri / Artes Gráficas 13.1.3. Azuletras
14. Nova proposta de linha gráfica (capas – reformulação) 14.1. Colecções 14.1.1. Actas do CEL 14.1.2. Estudos Sociológicos 14.1.3. Fórum de Ideias 14.1.4. Estudos Musicológicos 14.1.5. Memórias da Revolução 14.1.6. Ciências da Informação 14.1.7. Tribuna Livre 14.2. Livros extra-colecção | romance e poesia
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
POSFÁCIO
ANEXO 1 – Breve manual de normas gráficas ‒ Edições Colibri ANEXO 2 – Processo (logomarcas e estacionário – Construção) ANEXO 3 – Estacionário ‒ Edições Colibri ANEXO 4 – Breve manual de normas gráficas Colibri / AG ANEXO 5 – Portefólio ‒ Linha gráfica ‒ Edições Colibri
* * * * *
AUTORA:
Nasce no Alentejo, em finais da década de 80. A sua infância é vivida em profunda conexão com a natureza, tendo por assídua companhia papéis, tintas, canetas de cores e uma máquina fotográfica. Com 14 anos, propõe-se a sair do lar para perseguir a certeza de que quer ser designer e ruma para a sede do distrito (Beja) onde ingressa em artes (ensino secundário) e dali para Lisboa para o curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Ao terminar a Licenciatura (2010), conquista o seu primeiro estágio/Emprego, na Marinha Portuguesa (enquanto civil) de 2010 a 2013. Através dessa experiência, identifica a sua paixão pelo papel e Design Editorial o que a leva a estabelecer-se posteriormente como designer Gráfica/ Editorial na Edições Colibri (2013/2014), onde trabalha actualmente e constrói a sua carreira especializada em torno do livro, mais especificamente no design de capas de livros. No decorrer da sua actividade profissional, volta "à sua Faculdade" onde ingressa no Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas, concluindo o mesmo em 2017 com a dissertação de Mestrado que dá origem a este livro.
Detalhes:
Ano: 2023
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 248
Formato: 23x16
ISBN: 9789895662456
|