Tecnologias da Comunicação: Novas Domesticações
Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
As novas tecnologias da comunicação – nomeadamente, as digitais – provocaram alterações ao nível da mobilidade e da fruição individuais, colocando o receptor no papel de um interveniente activo em situações de escolha e mesmo de produção de conteúdos: sons, imagens e textos.
No âmbito da corrente da domesticação, central nestas páginas, este novo cenário veio acentuar a tónica da metáfora domesticação no seu sentido mais lato – na acepção de capacidade de adaptação a novas situações e novos contextos, quer pelas tecnologias, quer pelos utilizadores –, em detrimento do significado que se liga ao uso das tecnologias no espaço doméstico. Mais do que nunca, vivemos com tecnologias da comunicação que nos permitem transportar o lar connosco; a sua utilização produz, com frequência, um efeito de ‘bolha’ confortável. É revelada, assim, uma forma de protecção em relação ao Outro – não necessariamente uma forma de isolamento –, que nos resguarda de não vermos o Outro, num tempo em que nunca estamos incontactáveis e nos encontramos demasiado próximos para vermos e sermos vistos. Fazendo uso das próprias características das tecnologias que instalam as ligações ininterruptas, é legítimo e necessário o exercício de domesticação que envolve a acção do indivíduo e as suas tecnologias na prossecução desse objectivo.
Índice:
Introdução
I – Espaço Público e Espaço Privado/Espaço Doméstico I.1. Mutações e intersecções espaciais I.2. Lar para lá da casa
II – O universo dos mass media II.1. Pesquisas sobre mass media anteriores à corrente da domesticação II.2. A corrente da domesticação II.3. A natureza dos meios de grande difusão II.3.1. A impressão II.3.2. O audiovisual II.3.3. O registo musical II.3.4. A explosão digital
III – Os novos meios de comunicação III.1. Exaltação do novo III.2. O computador III.3. Interactividade: o poder do utilizador III.4. Self media: faça você mesmo III.5. Em torno do conceito de self III.5.1. O jornalismo em questão: o ‘eu’ do jornalista e o ‘eu’ do cidadão jornalista III.5.2. Identidade e blogues jornalísticos III.5.2.1. Impasse na resolução do dilema IV – Domesticação fora de casa: a elasticidade da metáfora IV.1. Mobilidade e domesticação IV.1.1 Reconfigurações da corrente da domesticação IV.1.2. O telemóvel IV.1.3. O automóvel IV.1.4. Som móvel IV.2. Transportar o lar
V – Domesticação e perpétuo contacto V.1. É impossível não manter contacto V.2. Mediação: a presença ausente V.3. Partilha, individualismo e narcisismo V.4. Domesticar para proteger
Conclusão
Bibliografia
Detalhes:
Ano: 2011
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 160
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-104-6
|
Outros livros da colecção
Outros livros relacionados
Comentários de utilizadores
|
22/06/2023
JOSÉ MANUEL SARMENTO DE BEIRES, da autoria de Fernando da Rocha Ribeiro
LANÇAMENTO: dia 22 de junho (5.ª feira), às 17h00, na Irmandade da Lapa, no Porto. Apresentação: Major-General João Vieira Borges; Prof. Doutor António Ventura; Prof. Doutor Sérgio Veludo Coelho
17/06/2023
UM JUDEU PORTUGUÊS EM ISTAMBUL, da autoria de Pedro Cantinho Pereira
LANÇAMENTO: dia 17 de junho (sáb.), às 21h00, Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. Apresentação: Doutora Carla Vieira (Investigadora integrada do CHAM – FCSH, Universidade Nova de Lisboa)
11/06/2023
Edições Colibri na 93.ª edição da FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
VISITE-NOS no stand B15 (Praça Verde) * Entre 25 de Maio e 11 de Junho de 2023, no Parque Eduardo VII (Metro: Marquês de Pombal e/ou Parque), em Lisboa.
30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA
25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia.
Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.
18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos
29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook
www.facebook.com/EdicoesColibri
31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99
“Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador”
___________________________________
[O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]
|