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Sinopse:
As Brincas Carnavalescas de Évora são uma tradição identitária e exclusiva de Évora, mais precisamente dos bairros periféricos da cidade, já que não lhes era permitido ir dentro de portas, desde logo por ser um teatro de rua e porque a crítica social que esta tradição contém na sua essência era censurada. ¶ Esta prática de teatro de rua, associado à crítica social, remonta ao século XIX e teve uma grande expressão na cidade contando com inúmeros grupos que as praticavam e onde a tradição oral era fortíssima. ¶ Atualmente contamos com os Resistentes que continuam a trabalhar afincadamente para salvaguardar este património que aqui quero saudar: o Grupo de Brincas do Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo, o Grupo de Brincas dos Canaviais e a Escolinha de Brincas da Casa do Povo dos Canaviais. É graças a eles que hoje esta tradição se mantém e poderá ser transmitida às gerações vindouras, nomeadamente graças ao trabalho que está a ser desenvolvido com a Escolinha de Brincas dos Canaviais. ¶ Todos reconhecemos a importância das Brincas Carnavalescas de Évora como uma manifestação do nosso Património Cultural Imaterial, que é preciso apoiar, estudar, divulgar e inscrever com carácter de urgência no Inventário do Património Cultural Imaterial Nacional. A DRCAlentejo associa-se com muito entusiasmo e orgulho a este e a outros projectos de salvaguarda desta prática cultural, desta tradição popular que continua a fazer todo o sentido, como sempre que decidimos ser actores e não apenas espectadores passivos do espectáculo do mundo. ¶¶ [ANA PAULA AMENDOEIRA – Directora Regional da Cultura do Alentejo]
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No dizer do Povo, as Brincas de Carnaval são constituídas por grupos de foliões, hoje rapazes e raparigas, para brincarem ao Carnaval. Ensaiam umas músicas com acordeão, bombo, tambores, ferrinhos, pandeiretas; e decoram uns dizeres em versos – as décimas –, chamados fundamentos. É um teatro popular que já existe há muito, muito tempo. ¶ (…) ¶ As Brincas de Carnaval são, no fundo, uma expressão cultural enraizada num território e manifestada através da fruição e oferecimento da palavra, da música e dos gestos por parte dos elementos que as reconstróiem ano após ano. ¶ Poderemos questionar se haverá uma tão grande diferenciação entre a Cultura do Espírito e a Cultura da Terra, ambas responsáveis pela sobrevivência do ser humano nesta peregrinação evolutiva, neste nosso Planeta. ¶ No fundo, é este processo de germinação e de transmissão das palavras que exemplifica paradigmática e conceptualmente a realidade do Património Cultural Imaterial. As palavras são geradoras de pensamento que, por sua vez, irão dar lugar à realização de actos, de obras, de criações concretas entre os homens e as mulheres detentores e utilizadores das palavras e dos gestos. ¶¶ [RUI ARIMATEIA – Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial do Município de Évora]
Detalhes:
Ano: 2021
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 150
Formato: 27x20
ISBN: 9789895660513
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