Gente da Nossa Terra

Memórias de Cuba




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Um raio de Luz… ¶ “[…] Francisca Bicho deu-me o privilégio de ler antecipadamente alguns dos textos desta sua viagem sentimental pela terra onde nasceu. Disse-lhe então que mereciam ser compilados e publicados, para que o tempo que recorda e a gente de quem fala fossem dados a conhecer às gerações mais novas. O livro aqui está, rigoroso na pesquisa, coerente na estrutura, objectivo no propósito. Numa escrita que dispensa “o manto diáfano da fantasia” para fazer sobressair, em estilo sóbrio e conciso, “a nudez forte da verdade”. ¶ “[…] Em Cuba subsistem ainda as marcas do seu heterogéneo cosmorama social. Porque o tempo não é só mudança. Há hábitos, costumes e tradições que permanecem, embora nem sempre se manifestem com a força, a relevância e a simbologia doutrora. Reminiscências da história, essas marcas acolhem-se hoje, como está implícito neste livro, à sombra ampla da antropologia. ¶ “[…] Não há memória sem esquecimento. Ambas são almas gémeas do tempo, que é sinuoso e confuso. Mas se a memória é esquecimento, também é esperança e renascimento. É este o significado mais profundo deste livro de Francisca Bicho: um raio de luz nas trevas do tempo”. ¶¶ [ANTÓNIO JOSÉ QUEIROZ]

Índice:

INTRODUÇÃO

PRIMEIRA PARTE – A COMUNIDADE E O SEU POETA MAIOR
Cuba – A Comunidade
O Poeta Popular Manuel António de Castro

SEGUNDA PARTE – GENTE EM NOME INDIVIDUAL
António Luís Fialho
Armindo António Candeias
Augusto Amado de Aguilar
Augusto Barreto
Constantino Taborda Moraes
Ermelindo Galinha
Felice Schettini
Fialho de Almeida
Firminiano Cansado Gonçalves
Francisco do Rosário Touregão Fitas
Joaquim Inácio Araújo Gavião
José Fialho Brito da Silva
José Francisco Costa
José Maria de Barahona Fragoso Cordovil da Gama Lobo
Manuel Bernardo de Barahona Fragoso Cordovil
Maria de Fátima Espinho Amor
Pedro António Leão
Tomaz José Ferro
Xavier Firmino Vieira

TERCEIRA PARTE – GENTE NO COLECTIVO
Artesãos
Dinamizadores da Economia Local
Homens da I República
Homens de Abril
Homens de Ofícios
Seareiros
Taberneiros
Trabalhadores Rurais
Vozes em Defesa de Cuba
Vozes pela Feira de Cuba
Vozes sem Voz

QUARTA PARTE – GENTE COM LIGAÇÕES A CUBA
Amílcar Cabral
Ana de Castro Osório
Gonçalves Correia

BREVES CONSIDERAÇÕES FINAIS

POSFÁCIO …


* * * * *


AUTORA:

FRANCISCA LOPES BICHO nasceu em Cuba, Alentejo, no ano de 1949. Sempre esteve ligada a esta vila, ainda que tivesse feito estudos em Lisboa e trabalhasse em Beja. Considera que apesar do seu percurso, nunca se afastou da ruralidade a que pertence, pela razão mais forte de serem seus Pais gente que trabalhava a terra, propriedade de outros.
Com o antigo curso da Escola Industrial e Comercial, destinado aos que imediatamente iriam trabalhar, assim foi consigo. Depois seguiu-se o mais óbvio, o Instituto Comercial de Lisboa, e mais tarde, sempre a trabalhar, concluiu a Licenciatura em História, na Faculdade de Letras de Lisboa, bem como a parte Curricular do Mestrado em Estudos Portugueses – Culturas Regionais Portuguesas, na Universidade Nova de Lisboa.
Foi Professora de História na Escola Secundária Diogo de Gouveia, Beja, e aí exerceu também, nos últimos anos da carreira, a função de Directora Pedagógica de um Centro de Formação para Pessoal Docente e Não Docente.

Detalhes:

Ano: 2022
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 146
Formato: 23x16
ISBN: 9789895661596
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
11/06/2023
Edições Colibri na 93.ª edição da FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
VISITE-NOS no stand B15 (Praça Verde) * Entre 25 de Maio e 11 de Junho de 2023, no Parque Eduardo VII (Metro: Marquês de Pombal e/ou Parque), em Lisboa.

04/06/2023
MUNDO(S) - Livro 22. Coord. Literária de Ângelo Rodrigues
APRESENTAÇÃO: dia 4 de Junho (domingo), às 18h00, no Auditório Poente da Feira do Livro de Lisboa. Apresentação dos Poetas e do Projecto: Ângelo Rodrigues

02/06/2023
MONSARAZ - Reconstruir a Memória, da autoria de Ana Paula Amendoeira
APRESENTAÇÃO: dia 2 de junho (6.ª feira), às 18h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: José Aguiar (Professor da Faculdade de Arquitetura de Lisboa) Paula Moura Pinheiro (Jornalista da RTP)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]