Património Linguístico do Norte Alentejo

(Recolha dos alunos da E. B. José Régio, Portalegre)




Recomendar livro a um amigo
Coordenação: Florinda Pinheiro, Teresa Simão

Sinopse:

À medida que os anos passam, vamo-nos apercebendo de mudanças nos jovens com que contactamos. Cada vez há mais atração pelas novas tecnologias, e as novidades que estas lhes fornecem, em detrimento de um gosto e de uma valorização do património cultural construído e preservado pelos antepassados. Neste contexto, a escola e os professores desempenham um papel fundamental do que diz respeito à consciencialização dos discentes para a importância das suas origens, o respeito e a valorização dos saberes ancestrais. (…) ¶ Homenagear desta forma a Língua Portuguesa, perpetuando um conjunto de cerca de 500 vocábulos/expressões que parecem condenados ao abandono, esquecimento e, quiçá, desaparecimento é, sem dúvida, um motivo de grande satisfação para quem lançou o desafio e para todos os que se comprometeram com este projeto.

Índice:

Prefácio

A Língua Portuguesa promotora de encontros de gerações

Agradecimentos

Vocábulos/ expressões recolhidos pelos alunos da Escola Básica José Régio – Portalegre


* * * * *


COORDENADORAS:

TERESA SIMÃO, natural de Marvão, é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pós-graduada em Língua, Cultura Portuguesa e Didática, mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação e doutorada em Linguística.
Docente e formadora de Português e Alemão, sempre tem conciliado a sua profissão com a investigação.
Membro integrado e conselheira do CIDEHUS – Universidade de Évora, colaboradora da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Interligar Patrimónios, há muito que desenvolve investigação na área do P. C. I. do Alentejo, sobre o qual publicou diversos trabalhos, entre eles: Dicionário do Falar Raiano de Marvão, O Falar de Marvão, As Alcunhas de Marvão.

FLORINDA PINHEIRO nasceu na freguesia de Urra, concelho de Portalegre, no ano de 1973. Começou a sua carreira, como docente do 2º Ciclo do EB, no ano letivo de 1995/1996. Leciona, entre outras, a disciplina de Português, na Escola Básica José Régio, em Portalegre.

Detalhes:

Ano: 2021
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 56
Formato: 20x14
ISBN: 9789895660933
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
26/10/2021
ARQUEOLOGIA, PATRIMÓNIO E MUSEUS – Meio Século de intervenção Cívica e Cultural, da autoria de Luís Raposo
LANÇAMENTO: dia 26 de outubro (3.ª feira), às 18h30, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: Nuno Pacheco (Jornalista)

23/10/2021
ALENTEJO (S) – Imagens do Ambiente Natural e Humano na Literatura de Ficção, coord. de Ana Cristina Carvalho e Albertina Raposo
LANÇAMENTO: dia 23 de outubro (sábado), às 16h00, Casa Fialho de Almeida em Cuba. Apresentação: Professor Vítor Encarnação

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

19/03/2018
A Colibri na Rádio Horizonte (92.8)
Clique no menu "Links" para aceder ao canal do Youtube

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99