Manual de Regras para Trabalhos Académicos em Ciências Sociais

Organizar / Escrever / Formatar




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Sinopse:

A escrita académica produz e analisa conhecimento que se caracteriza pelo rigor e precisão e que se manifesta num tipo particular de discurso, i.e. o discurso académico. Deste conjunto de regras, sobressaem o rigor na estruturação do trabalho, a utilização correta da terminologia da área científica em estudo, a natureza analítica do discurso, a formalidade do registo, a linguagem cuidada, precisa e analítica, a atenção ao pormenor, as citações rigorosas das fontes e o cumprimento dos estilos de formatação das referências. Dado o grau elevado de complexidade e de detalhe, sucede que nem sempre os estudantes têm facilidade em identificar, compreender e aplicar estes preceitos. É neste sentido que produzimos este manual, como um instrumento de comunicação dessas convenções e particularidades, mas também como um compêndio de estratégias, para ser lido de um só fôlego ou ainda para ser consultado de forma avulsa, em diferentes momentos. Enquanto estudante, decerto que já se deparou com dificuldades na preparação e elaboração de alguns dos trabalhos académicos pedidos pelos seus professores. De facto, experimentar este tipo de dificuldades é comum, principalmente porque é grande a complexidade das convenções da escrita académica e das tarefas que lhe estão associadas: interpretar, organizar, selecionar, escrever, reescrever, parafrasear, entre muitas outras. No entanto, há um conjunto de estratégias que o podem ajudar a ultrapassar estes desafios e consequentemente contribuir para alcançar o desejado sucesso académico. Assim, nesta obra, o nosso objetivo é explorar estas dinâmicas de forma a apoiar e a responder às necessidades dos estudantes dos cursos universitários e politécnicos. De uma forma muito prática, e apresentando vários exemplos, procuramos explicar ao estudante, passo a passo, as fases de preparação e elaboração dos trabalhos escritos e orais, sugerindo diversas soluções adequadas a diferentes tipos de trabalho.

Índice:

Índice de figuras
Índice de tabelas
Preâmbulo
1. Introdução
2. Preparação do trabalho
2.1. Plágio e regulamento de avaliação
2.2. Ferramentas para detetar o plágio
2.3. Índices automáticos
2.4. Gestão bibliográfica e referências
3. Estrutura e conteúdos do trabalho académico
3.1. Antes do texto
Capa
Declaração de autoria
Epígrafe
Agradecimentos
Resumo
Índice geral
Acrónimos e siglas
3.2. O texto
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
VI Organizar, escrever e formatar
Citações no corpo do texto
Sistema autor-título
Sistema autor-data
Sistema autor-número
Quando utilizar citações
Citar a partir de uma fonte secundária
Citar legislação no corpo do texto
Organização do texto
3.3. Depois do texto
Apêndices
Anexos
4. Aspetos formais do trabalho escrito
4.1. Aspetos gráficos e estrutura geral
4.2. Referências bibliográficas
4.3. Notas de rodapé
4.4. Figuras
4.5. Tabelas
4.6. Acrónimos e siglas
5. Vencer o medo da página em branco
5.1. Compreender o objetivo do trabalho
Identificação dos conceitos e argumentos
5.2. Processo de investigação
Leituras abrangentes
Adotar uma posição
Leituras específicas
5.3. Como começar a escrever
Como escrever
5.4. Escrever de forma eficaz
O que é a escrita eficaz
Fluidez lógica dentro dos parágrafos
Importância da revisão do trabalho
6. Tipos de trabalhos académicos
6.1. Tipos de pesquisa
Manual de regras para trabalhos académicos em ciências sociais VII
Pesquisa qualitativa
Pesquisa quantitativa
Pesquisa mista
6.2. Monografia
Trabalho teórico
Trabalho teórico-prático
6.3. Ensaio
6.4. Reflexão crítica
6.5. Estudo de caso
6.6. Relatório
Identificação do contexto e dos objetivos
Planificação do trabalho
Organização e estruturação da informação
6.7. Apresentação oral
Modelo Pecha Kucha
Modelo Elevator Pitch
Estrutura da apresentação
Introdução da apresentação
Desenvolvimento da apresentação
Conclusão da apresentação
Como responder às questões do público 7. Considerações finais
Referências bibliográficas
Apêndices
Apêndice A – Modelo de capa
Apêndice B – Declaração de autoria
Apêndice C – Lista de articuladores discursivos
Apêndice D – Tabela de verificações
Apêndice E – Frases úteis para apresentações orais
Índice remissivo
VIII Organizar, escrever e formatar

ÍNDICE DE FIGURAS
Figura 2.1. Exemplo de ferramenta online para detetar o plágio
Figura 4.1. Exemplo de figura e legenda
Figura 4.2. O processo de escrita académica
Figura 4.3. Percentagem de inquiridos e percentagem de estrangeiros residentes por concelho do Algarve
Figura 5.1. O processo de investigação e de escrita
Figura 5.2. Exemplo de mapa mental

ÍNDICE DE TABELAS
Tabela 2.1. Formas incorretas de citação
Tabela 4.1. Estrutura do trabalho
Tabela 4.2. Exemplo de tabela no texto
Tabela 5.1. Exemplos de enunciados
Tabela 5.2. Verbos frequentes nas propostas de trabalhos académicos
Tabela 5.3. Palavras e expressões frequentes nas propostas
de trabalhos académicos
Tabela 5.4. Cronograma de atividades
Tabela 5.5. Macro e microestratégias para construir a coesão
e a coerência
Tabela 5.6. Construção de sequencialização de frases num parágrafo
Tabela 5.7. Frase-tema e frase final de parágrafo
Tabela 6.1. A síntese de métodos e técnicas de investigação
Tabela 6.2. A estrutura do trabalho teórico
Tabela 6.3. Proposta de estrutura de trabalho teórico sobre o problema da gestão internacional da marca
Tabela 6.4. A estrutura do trabalho teórico-prático
Tabela 6.5. Proposta de estrutura de trabalho teórico-prático sobre turismo rural no Norte de Portugal
Tabela 6.6. A estrutura do ensaio
Tabela 6.7. Proposta de estrutura de ensaio sobre o envelhecimento
da população portuguesa
Tabela 6.8. Comparação entre trabalho teórico, ensaio e reflexão
crítica ao nível do conteúdo
Tabela 6.9. A estrutura do estudo de caso
Tabela 6.10. A estrutura do relatório
Tabela 6.11. O que fazer e não fazer nas apresentações orais


AUTORAS:

ANA ISABEL RENDA leciona nas áreas das ciências sociais, turismo, marketing. É doutorada em Turismo pela UAlg, diretora do mestrado em Turismo da UAlg e tem participado em diversos encontros científicos nacionais e internacionais. Possui publicações científicas e internacionais no domínio do Turismo e é revisora de artigos científicos nestas áreas. Como principais interesses de investigação destacam-se as perceções dos impactos do turismo, desenvolvimento turístico, qualidade de vida nos destinos turísticos e turismo rural

FILIPA PERDIGÃO RIBEIRO fez doutoramento na área da Linguística Aplicada, na Universidade de Lancaster (RU). Participa em conferências nacionais e internacionais como revisora científica e com comunicações e artigos na área da análise crítica do discurso. Participa num projeto sobre os media e a construção europeia na Universidade de Málaga. Foi co-editora da revista Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal de 2007 a 2016, ministra módulos de escrita académica a cursos de mestrado e faz revisões linguísticas de textos académicos e científicos.

RITA BALEIRO é mestre e doutora em Estudos Anglo-Portugueses pela FCHS da Universidade Nova de Lisboa. É diretora do núcleo de Inglês e Português e leciona oficinas de escrita académica aos cursos de mestrado, entre outras unidades curriculares. É co-editora da revista Dos Algarves: A Multidisciplinar e-Journal, desde 2007. Participa no projeto de investigação Lit&Tour, dedicado às interseções entre literatura e turismo. Realiza trabalhos de revisão linguística e tem apresentado os resultados da sua investigação em várias publicações académicas.

Detalhes:

Ano: 2017
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 102
Formato: 22x15,5
ISBN: 978-989-689-706-2
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