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Sinopse:
A escrita académica produz e analisa conhecimento que se caracteriza pelo rigor e precisão e que se manifesta num tipo particular de discurso, i.e. o discurso académico. Deste conjunto de regras, sobressaem o rigor na estruturação do trabalho, a utilização correta da terminologia da área científica em estudo, a natureza analítica do discurso, a formalidade do registo, a linguagem cuidada, precisa e analítica, a atenção ao pormenor, as citações rigorosas das fontes e o cumprimento dos estilos de formatação das referências.
Dado o grau elevado de complexidade e de detalhe, sucede que nem sempre os estudantes têm facilidade em identificar, compreender e aplicar estes preceitos. É neste sentido que produzimos este manual, como um instrumento de comunicação dessas convenções e particularidades, mas também como um compêndio de estratégias, para ser lido de um só fôlego ou ainda para ser consultado de forma avulsa, em diferentes momentos.
Enquanto estudante, decerto que já se deparou com dificuldades na preparação e elaboração de alguns dos trabalhos académicos pedidos pelos seus professores. De facto, experimentar este tipo de dificuldades é comum, principalmente porque é grande a complexidade das convenções da escrita académica e das tarefas que lhe estão associadas: interpretar, organizar, selecionar, escrever, reescrever, parafrasear, entre muitas outras. No entanto, há um conjunto de estratégias que o podem ajudar a ultrapassar estes desafios e consequentemente contribuir para alcançar o desejado sucesso académico. Assim, nesta obra, o nosso objetivo é explorar estas dinâmicas de forma a apoiar e a responder às necessidades dos estudantes dos cursos universitários e politécnicos. De uma forma muito prática, e apresentando vários exemplos, procuramos explicar ao estudante, passo a passo, as fases de preparação e elaboração dos trabalhos escritos e orais, sugerindo diversas soluções adequadas a diferentes tipos de trabalho.
Índice:
Índice de figuras Índice de tabelas Preâmbulo 1. Introdução 2. Preparação do trabalho 2.1. Plágio e regulamento de avaliação 2.2. Ferramentas para detetar o plágio 2.3. Índices automáticos 2.4. Gestão bibliográfica e referências 3. Estrutura e conteúdos do trabalho académico 3.1. Antes do texto Capa Declaração de autoria Epígrafe Agradecimentos Resumo Índice geral Acrónimos e siglas 3.2. O texto Introdução Desenvolvimento Conclusão VI Organizar, escrever e formatar Citações no corpo do texto Sistema autor-título Sistema autor-data Sistema autor-número Quando utilizar citações Citar a partir de uma fonte secundária Citar legislação no corpo do texto Organização do texto 3.3. Depois do texto Apêndices Anexos 4. Aspetos formais do trabalho escrito 4.1. Aspetos gráficos e estrutura geral 4.2. Referências bibliográficas 4.3. Notas de rodapé 4.4. Figuras 4.5. Tabelas 4.6. Acrónimos e siglas 5. Vencer o medo da página em branco 5.1. Compreender o objetivo do trabalho Identificação dos conceitos e argumentos 5.2. Processo de investigação Leituras abrangentes Adotar uma posição Leituras específicas 5.3. Como começar a escrever Como escrever 5.4. Escrever de forma eficaz O que é a escrita eficaz Fluidez lógica dentro dos parágrafos Importância da revisão do trabalho 6. Tipos de trabalhos académicos 6.1. Tipos de pesquisa Manual de regras para trabalhos académicos em ciências sociais VII Pesquisa qualitativa Pesquisa quantitativa Pesquisa mista 6.2. Monografia Trabalho teórico Trabalho teórico-prático 6.3. Ensaio 6.4. Reflexão crítica 6.5. Estudo de caso 6.6. Relatório Identificação do contexto e dos objetivos Planificação do trabalho Organização e estruturação da informação 6.7. Apresentação oral Modelo Pecha Kucha Modelo Elevator Pitch Estrutura da apresentação Introdução da apresentação Desenvolvimento da apresentação Conclusão da apresentação Como responder às questões do público 7. Considerações finais Referências bibliográficas Apêndices Apêndice A – Modelo de capa Apêndice B – Declaração de autoria Apêndice C – Lista de articuladores discursivos Apêndice D – Tabela de verificações Apêndice E – Frases úteis para apresentações orais Índice remissivo VIII Organizar, escrever e formatar
ÍNDICE DE FIGURAS Figura 2.1. Exemplo de ferramenta online para detetar o plágio Figura 4.1. Exemplo de figura e legenda Figura 4.2. O processo de escrita académica Figura 4.3. Percentagem de inquiridos e percentagem de estrangeiros residentes por concelho do Algarve Figura 5.1. O processo de investigação e de escrita Figura 5.2. Exemplo de mapa mental
ÍNDICE DE TABELAS Tabela 2.1. Formas incorretas de citação Tabela 4.1. Estrutura do trabalho Tabela 4.2. Exemplo de tabela no texto Tabela 5.1. Exemplos de enunciados Tabela 5.2. Verbos frequentes nas propostas de trabalhos académicos Tabela 5.3. Palavras e expressões frequentes nas propostas de trabalhos académicos Tabela 5.4. Cronograma de atividades Tabela 5.5. Macro e microestratégias para construir a coesão e a coerência Tabela 5.6. Construção de sequencialização de frases num parágrafo Tabela 5.7. Frase-tema e frase final de parágrafo Tabela 6.1. A síntese de métodos e técnicas de investigação Tabela 6.2. A estrutura do trabalho teórico Tabela 6.3. Proposta de estrutura de trabalho teórico sobre o problema da gestão internacional da marca Tabela 6.4. A estrutura do trabalho teórico-prático Tabela 6.5. Proposta de estrutura de trabalho teórico-prático sobre turismo rural no Norte de Portugal Tabela 6.6. A estrutura do ensaio Tabela 6.7. Proposta de estrutura de ensaio sobre o envelhecimento da população portuguesa Tabela 6.8. Comparação entre trabalho teórico, ensaio e reflexão crítica ao nível do conteúdo Tabela 6.9. A estrutura do estudo de caso Tabela 6.10. A estrutura do relatório Tabela 6.11. O que fazer e não fazer nas apresentações orais
AUTORAS:
ANA ISABEL RENDA leciona nas áreas das ciências sociais, turismo, marketing. É doutorada em Turismo pela UAlg, diretora do mestrado em Turismo da UAlg e tem participado em diversos encontros científicos nacionais e internacionais. Possui publicações científicas e internacionais no domínio do Turismo e é revisora de artigos científicos nestas áreas. Como principais interesses de investigação destacam-se as perceções dos impactos do turismo, desenvolvimento turístico, qualidade de vida nos destinos turísticos e turismo rural
FILIPA PERDIGÃO RIBEIRO fez doutoramento na área da Linguística Aplicada, na Universidade de Lancaster (RU). Participa em conferências nacionais e internacionais como revisora científica e com comunicações e artigos na área da análise crítica do discurso. Participa num projeto sobre os media e a construção europeia na Universidade de Málaga. Foi co-editora da revista Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal de 2007 a 2016, ministra módulos de escrita académica a cursos de mestrado e faz revisões linguísticas de textos académicos e científicos.
RITA BALEIRO é mestre e doutora em Estudos Anglo-Portugueses pela FCHS da Universidade Nova de Lisboa. É diretora do núcleo de Inglês e Português e leciona oficinas de escrita académica aos cursos de mestrado, entre outras unidades curriculares. É co-editora da revista Dos Algarves: A Multidisciplinar e-Journal, desde 2007. Participa no projeto de investigação Lit&Tour, dedicado às interseções entre literatura e turismo. Realiza trabalhos de revisão linguística e tem apresentado os resultados da sua investigação em várias publicações académicas.
Detalhes:
Ano: 2017
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 102
Formato: 22x15,5
ISBN: 978-989-689-706-2
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