Kant

Pensador da Terra




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Seguindo o fio condutor da precoce e persistente meditação de Kant sobre a Terra – desde os juvenis ensaios sobre aspetos da História da Terra e da Cosmogeogonia, sobre o terramoto de Lisboa, a sucessiva dedicação ao ensino universitário da Geografia Física e as inúmeras reflexões que constituem o acervo do seu pensamento geográfico até às tardias reflexões em que apresenta a Terra como um sistema e um corpo orgânico –, neste livro põe-se em evidência a profunda consciência que o filósofo tem da íntima relação entre o Homem e a Terra e o quão decisivamente a condição telúrica do Homem configura a sua Antropologia, a sua visão da História e a sua filosofia do Direito e da Política. Kant revela-se assim não apenas como um incontornável pensador da Terra, mas também verdadeiramente como um filósofo com os pés na Terra, graças ao que até o seu pensamento mais especulativo – conhecido por idealismo transcendental e apriorismo – deixa ver as suas bases realistas e empíricas, expondo-se como uma espécie de Geografia transcendental e revelando o seu autor como um verdadeiro “geógrafo da Razão”. ******************************************************* Nos ensaios reunidos neste livro, Immanuel Kant (1724-1804), geralmente conhecido como o filósofo da “razão pura”, do “idealismo transcendental” e do “apriorismo”, revela-se, antes de mais, como um pensador da Terra, da natural condição telúrica do Homem e da indissociável relação da Terra com o destino histórico da Humanidade, com tudo o que isso implica, no plano físico e existencial e no plano ético e político-jurídico. O cosmopolitismo kantiano ganha assim uma inequívoca base de realismo: verdadeiramente, o que nele está em causa é a ideia de instituição de uma universal e justa Lei da Terra e dos Povos que a habitam, a qual consagre o efetivo “direito de cidadão da Terra” (Recht des Erdbürgers) que cabe a todo o ser humano que nela nasce pelo simples facto de nela ter nascido.

Índice:

Prefácio

1. Kant, Pensador da Terra

2. Um Filósofo com os Pés na Terra:
Pensamento Geográfico e Consciência Cosmopolita

3. Pensar a Tragédia, Pensar o Acontecimento:
Os Ensaios de Kant sobre o Terramoto de Lisboa

4. Do Colonialismo ao Cosmopolitismo:
Para uma nova Lei da Terra e dos Povos

Bibliografia

Siglas e Abreviaturas

Origem dos Ensaios



* * * * *


AUTOR:

LEONEL RIBEIRO DOS SANTOS é Professor catedrático aposentado da Universidade de Lisboa e Investigador do CFUL. Professor da FLUL desde 1977, aí lecionou Filosofia Social e Política, Filosofia Moderna, Ética, Filosofia da Educação e Filosofia do Renascimento. Foi cofundador (1993), Editor (1993-2000) e Diretor da revista Philosophica (2000-2012);; Diretor do CFUL (2008-2011); Professor convidado na UCP (Lisboa), na Universidade do Minho (Braga), na UTL (Licenciatura em Arquitetura Paisagista do IA); Professor Visitante na UNESP (Marília/SP), na UFSC (Florianópolis) e na UFRN (Natal). Principais obras próprias: Metáforas da Razão ou economia poética do pensar kantiano (FLUL, 1989; FCG/JNICT, 1994); A razão sensível. Estudos Kantianos (Colibri, 1994); Retórica da evidência ou Descartes segundo a ordem das imagens (Quarteto, 2001; 2ª ed. CFUL, 2013); Antero de Quental – Uma visão moral do Mundo (INCM, 2002); Linguagem, Retórica e Filosofia no Renascimento (Colibri, 2004); O Espírito da Letra. Ensaios de Hermenêutica da Modernidade (INCM, 2007); Melancolia e Apocalipse. Estudos sobre o Pensamento Português e Brasileiro (INCM, 2008; (trad. italiana: Roma: Inschibboleth,2017); Regresso a Kant: Ética, Estética, Filosofia Política (INCM, 2012); Ideia de uma Heurística Transcendental. Ensaios de Meta-Epistemologia Kantiana (Esfera do Caos, 2012); A Razão Bem Temperada – Do Princípio do Gosto em Filosofia e outros Ensaios Kantianos (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022).

Detalhes:

Ano: 2022
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 190
Formato: 23x16
ISBN: 9789895662418
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
19/01/2023
Nos 100 anos de EUGÉNIO DE ANDRADE
Três OBRAS sobre O POETA, nascido no Fundão em 19 de janeiro de 1923 e que nos deixou em 13 de junho de 2005 "O Marulhar de Versos Antigos – A Intertextualidade em Eugénio de Andrade", da autoria de João de Mancelos "Uma Canção no Vento – A Poesia de Eugénio de Andrade", da autoria de João de Mancelos "Noite e Dia da Mesma Luz – Aspectos da poesia de Eugénio de Andrade", da autoria de Federico Bertolazzi

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]