Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
O livro que agora se apresenta elege a temática da participação e da sua relação com as artes em contextos diversos, nomeadamente em contextos escolares e comunitários. Entendemos a participação como um processo ativo de interação, que inclui processos de escuta, de diálogo e de cogestão na tomada de decisão e no desenvolvimento de projetos. À semelhança de Geest (2013), consideramos que os processos artísticos podem constituir processos de participação ao criarem espaços de empoderamento e emancipação e ao combinar qualidades estéticas com qualidades éticas, relacionais e políticas. Deste modo, entendemos que os processos artísticos e de participação são intrinsecamente processos educativos. As investigações aqui apresentadas assumem, na sua maioria, uma perspetiva crítica e uma abordagem metodológica participativa, com uma orientação deinvestigação-ação, na qual os processos artísticos se constituem como processos investigativos. A produção com os participantes de documentários participativos, de narrativas multiculturais, de livros manufaturados, de dinâmicas e workshops de educação artística, são alguns exemplos desta simbiose entre processos educativos, participativos e artísticos.
Índice:
Apresentação breve
Prefácio
PARTE I ARTE E PARTICIPAÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES
Capítulo 1 – Uma pedagogia do evento no doutoramento em educação artística Ana Luísa Paz, Ana Paula Caetano
Capítulo 2 – Espaços de participação e tempos para a leitura no pré escolar: projetando experiências interculturais Ariana Silva da Fonseca, Ana Sofia Pinho
Capítulo 3 – Fronteiras participativas na educação artística – ação e reflexão Andreia Morgado
Capítulo 4 – Formação de professores: a arte nos processos autoformativos Adriana Salete Loss
Capítulo 5 – Participação jovem e educação intercultural numa escola profissional Carla Indira Pina, Ana Paula Caetano
PARTE II ARTE E PARTICIPAÇÃO EM CONTEXTOS COMUNITÁRIOS
Capítulo 6 – Documentário participativo – a arte mora cá dentro Daniela Gomes, Ana Paula Caetano, Nuno Norte
Capítulo 7 – Educação popular e a elaboração de um calendário artístico como elemento organizador da cultura e instrumento de participação social no Pré Assentamento Rural Elizabeth Teixeira – Brasil Gabriela Furlan Carcaioli, Tessy Priscila Pavan de Paula Rodrigues
Capítulo 8 – O lugar da experiência do livro na mediação educativa e na reflexão epistemológica Ana Serra Rocha
Capítulo 9 – Ser um jovem munícipe em Portugal: um olhar... um desafio Joana Domingues, Carolina Carvalho, Sandra Pedrosa
Capítulo 10 – As ruas da art contemporânea – estudo de caso etnográfico com Bordalo II Filipa Freitas, Carmen Cavaco, Isabel Pimenta Freire
Detalhes:
Ano: 2020
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 216
Formato: 23x16
ISBN: 9789896899288
|