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Sinopse:
Após uma duração de quatro anos lectivos e um envolvimento de mais de 8 000 formandos, urge equacionar quais os principais contributos do Programa Nacional de Ensino do Português para um modelo de desenvolvimento profissional dos professores. Partindo dos referenciais teóricos que enformam o PNEP, equacionam-se indicadores de eficiência interna e de qualidade do referido programa e identificam-se características seminais, possíveis âncoras de futuros modelos de organização e gestão da formação de docentes. Assumindo que a aprendizagem profissional dos professores afecta, em cadeia, a transformação da escola e as aprendizagens escolares dos alunos, detectam-se como pilares cruciais a coerência e a consistência interna de uma formação focada na prática lectiva e centrada em conteúdos curriculares bem definidos, desenvolvida no espaço escolar, num ambiente de cooperação entre pares, em que o apoio tutorial de colegas e a supervisão das instituições de ensino superior são alicerces inquestionáveis na qualidade atingida. A existência de materiais específicos de formação e a partilha de informação em rede, via núcleos regionais, surgem como determinantes no alargamento e consolidação da formação.
Índice:
SIGLAS
INTRODUÇÃO
1 – Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP): O Modelo 1.1 Surgimento do PNEP: Justificação e objectivos 1.2 Pilares seminais do Modelo 1.2.1 Pressupostos conceptuais da formação no âmbito do PNEP 1.2.2 Princípios operacionais do PNEP 1.2.3 Estrutura da rede de formação 1.2.4 Dinâmica da rede de formação 1.3 Organização e conteúdos da formação 1.3.1 Organização da formação 1.3.2 Conteúdos da formação 1.3.3 Materiais disponibilizados e plataformas informáticas
2 – A expansão da formação: Indicadores de eficiência interna 2.1 Acção C: Capacitação de formadores residentes (FR) Ano de 2006/2007 Ano de 2007/2008 Ano de 2008/2009 2.2 Acção B: Acompanhamento e desenvolvimento profissional dos formadores residentes (FR) Ano de 2007/2008 Ano de 2008/2009 Ano de 2009/2010 2.3 Acção A: Formação de docentes em contexto de sala de aula Ano de 2007/2008 Ano de 2008/2009 Ano de 2009/2010 2.4 Reflexões sobre a eficiência interna da formação
3 – Indicadores de qualidade da formação na perspectiva dos formandos Acção C: Capacitação de formadores residentes (FR) Acção B: Acompanhamento e desenvolvimento profissional dos formadores residentes (FR) Acção A: Formação de docentes em contexto de sala de aula Reflexões sobre indicadores de qualidade da formação
4. Contribuições do PNEP para um modelo de desenvolvimento profissional de professores
REFERÊNCIAS
ANEXOS Despachos de nomeação (ANEXO 1) Lista dos Núcleos Regionais do PNEP (ANEXO 2) Programas dos Encontros Nacionais (ANEXO 3) Publicações de formação produzidas e distribuídas no âmbito do PNEP (ANEXO 4) Formulários para Relatórios de Progresso (ANEXO 5) Formulários para Avaliação da formação (ANEXO 6)
A AUTORA:
Inês Sim-Sim, doutorada em Educação pela Universidade de Boston, foi docente na formação de professores, tendo coordenado mestrados e especializações e a Comissão Nacional de Acompanhamento do Programa Nacional de Ensino do Português. Participou e dirigiu projectos de investigação e publicou nos domínios do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem da leitura (designadamente, as obras Avaliação da Linguagem Oral, 5ªedição, 2010; Ler e Ensinar a Ler, 2006; Desenvolvimento da Linguagem, 1998). Presidiu a órgãos de gestão de instituições do ensino superior, assessorou projectos e órgãos científicos nacionais e, mais recentemente, tem desenvolvido consultoria no apoio a políticas educativas de países africanos lusófonos.
Detalhes:
Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 108
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-222-7
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