As Linhas de Torres Vedras – Um Destino Turístico Estratégico para Portugal




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Este é um estudo sobre as Linhas de Torres Vedras enquanto destino turístico, procurando estudá-las no contexto do Turismo Cultural (e Paisagístico) e, nomeadamente, na comparação com produtos e destinos similares existentes nos países da Europa ocidental, mercados emissores de turismo com os quais Portugal compete, nomeadamente Inglaterra e França, com a Hadrian’s Wall (Muralha de Adriano) e a Ligne Maginot (Linha Maginot), respetivamente. ¶ Nesse sentido, o presente estudo é inédito, atual e pertinente, podendo ser, também ele, estratégico para Portugal. Para além da análise comparativa dos produtos e destinos Muralha de Adriano, Linha Maginot e Linhas de Torres Vedras, desenvolve-se a análise dos mercados, procurando, em última instância, identificar os factores de sucesso das Linhas de Torres Vedras face aos referidos produtos similares europeus e, consequentemente, concorrentes. ************************************************************ As mudanças no mercado turístico e a necessidade de novas estratégias que respondam aos desafios atuais e futuros reclamam políticas capazes de responderem aos problemas de reestruturação económica, social e ambiental nas zonas urbanas e rurais, bem como em alguns países/regiões que desejam, também agora, desenvolver o turismo com o objetivo de atrair investimento, promover o crescimento económico e gerar emprego. ¶ (…) ¶ Face ao estudo desenvolvido e através de uma análise comparativa, procuraremos identificar os factores de sucesso do destino Linhas de Torres Vedras que lhe permitirão condições vantajosas, face aos seus mais diretos destinos turísticos concorrentes, procurando definir e perspetivar o posicionamento do destino Linhas de Torres Vedras como produto no contexto da estratégia nacional para a área do turismo.

Índice:

PARTE I – INTRODUÇÃO

1. Introdução

2. Investigação
2.1. Enquadramento
2.1.1. Conceito de destino turístico
2.1.2. Importância de uma Marca no destino
2.2. Definição do problema
2.3. Turismo Cultural
2.3.1. Definição de Turismo Cultural
2.3.2. A importância da Paisagem
2.3.3. Turismo Cultural e Paisagístico
2.3.4. Oferta e procura turísticas
2.4. Objetivos
2.4.1. Objetivos da Investigação
2.4.2. Objetivos específicos

3. Metodologia
3.1. O modelo de análise
3.2. Instrumentos de recolha de dados


PARTE II – ENQUADRAMENTO TEÓRICO DOS DESTINOS
TURÍSTICOS EM ESTUDO

4. Enquadramento dos destinos turísticos em estudo

5. Muralha de Adriano
5.1. Contexto histórico
5.2. Estrutura original
5.3. Estruturas visitáveis na Muralha de Adriano: Região
Northumberland

6. Linha Maginot
6.1. Contexto histórico
6.2. Estrutura original
6.3. Estruturas visitáveis na Linha Maginot: da Memória ao Turismo

7. Linhas de Torres Vedras
7.1. Contexto histórico
7.2. Estrutura original
7.3. Estruturas visitáveis na 1.ª e 2.ª linhas defensivas


PARTE III – INVESTIGAÇÃO

8. Produção e o Consumo dos destinos turísticos – Muralha de Adriano, Linha Maginot e Linhas de Torres Vedras
8.1. Recolha e análise da informação
8.2. Caraterísticas dos destinos
8.2.1. Muralha de Adriano
8.2.1.1. Enquadramento Regional
8.2.1.2. Clima da Região
8.2.1.3. Organização e estatuto do sítio
8.2.1.4. Acessibilidades
8.2.1.5. Oferta turística regional complementar
8.2.1.6. Capacidade de atração turística da região
8.2.2. Linha Maginot
8.2.2.1. Enquadramento Regional
8.2.2.2. Clima da Região
8.2.2.3. Organização e estatuto do sítio
8.2.2.4. Acessibilidades
8.2.2.5. Oferta turística regional complementar
8.2.2.6. Capacidade de atração turística da região
8.2.3. Linhas de Torres Vedras
8.2.3.1. Enquadramento Regional
8.2.3.2. Clima da Região
8.2.3.3. Organização e estatuto do sítio
8.2.3.4. Acessibilidades
8.2.3.5. Oferta turística regional complementar
8.2.3.6. Capacidade de atração turística da região
8.3. Comparação dos destinos turísticos
8.4. Análise SWOT

9. Resultados das entrevistas aos atores das unidades de gestão dos três destinos turísticos em estudo
9.1. A autoavaliação dos destinos turísticos

10. Conclusão

Bibliografia

Webgrafia


PARTE IV – ANEXOS

ÍNDICE DE FIGURAS

ÍNDICE DE TABELAS

SIGLAS E ABREVIATURAS


O AUTOR

Carlos Manuel Antunes Bernardes tem 48 anos e reside no Turcifal, Torres Vedras. É Casado e tem um filho. Desde 1 de dezembro de 2015, é presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. É Embaixador do projeto europeu “QualityCoast” e da plataforma “Green Destination”. Doutorado em Turismo pela Universidade de Lisboa. Pós-Graduado em Turismo (CFA), pelo IGOT, Universidade de Lisboa. Licenciado em Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleiras – Instituto Superior Politécnico do Oeste. Pós-Graduado em História Regional e Local – Universidade de Lisboa. Foi Vice-Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, de 2005 a 2015; Vereador da Camara Municipal de Torres Vedras e da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço e Adjunto e Secretário do Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Detalhes:

Ano: 2016
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 384
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-611-9
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
31/12/2020
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

04/04/2020
VIAGENS E COMENTÁRIOS DE UM TEMPO SEM TEMPO, da autoria de Otilina Silva
LANÇAMENTO: dia 4 de Abril (sáb.), às 16h00, na Casa do Concelho de Alvaiázere, em Lisboa. Apresentação: Luísa Nogueira

19/03/2020
JARDINS IMAGINÁRIOS, da autoria de Francisco Martins da Silva
LANÇAMENTO: dia 19 de Março de 2020 (5.ª feira), às 18h30, na Galeria SPGL, em Lisboa

08/03/2020
KOSOVO – A Incoerência de uma Independência Inédita, da autoria de Raul Cunha
APRESENTAÇÃO: dia 8 de Março (Sábado) às 15h00, na Delegação do Clube do Sargento da Armada – Feijó. Apresentação: Major-General Carlos Branco

06/03/2020
ANTÓNIO, EM PORTALEGRE CIDADE – Romance, da autoria de Carlos Ceia
LANÇAMENTO: dia 6 de Março (6.ª feira) das 18h00-19h30, Campus de Campolide, em Lisboa. Apresentação: Profª Doutora Ana Maria Martinho

05/03/2020
A NOITE MAIS LONGA DE TODAS AS NOITES, de Helena Pato
APRESENTAÇÃO (3.ª ed): dia 5 de Março (5.ª feira) das 18h00, na Associação 25 de Abril, em Lisboa. Apresentação: Prof.ª Doutora Luísa Tiago de Oliveira

29/02/2020
MUNDO(S) – Livros 7 – Coletânea de Poesia Lusófona
LANÇAMENTO: 29 de Fevereiro (sáb.), às 16h00, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. Apresentação dos autores e da obra por Ângelo Rodrigues

27/02/2020
SANTOS, HERÓIS E MONSTROS, da autoria de Carla Varela Fernandes
APRESENTAÇÃO: 27 de Fevereiro (5.ª feira), às 18h00, na Livraria Ferin, em Lisboa

22/02/2020
SANTOS, HERÓIS E MONSTROS, da autoria de Carla Varela Fernandes
LANÇAMENTO: 22 Fevereiro (sábado), às 16h00, Mosteiro se Santa Maria de Celas, em Coimbra. Apresentação: Ana Alcoforado

21/02/2020
ESTORIETAS VADIAS, da autoria de Eurico Figueiredo
LANÇAMENTO: dia 21 de Fevereiro (6.ª feira) às 18h30, na FNAC NorteShopping, Senhora da Hora (Porto). Apresentação: Luísa Feijó (tradutora) e Alexandre Alves da Costa (arquitecto)

20/02/2020
O ALENTEJO E A LUTA CLANDESTINA – António Gervásio um Militante Comunista, da autoria de Luís Godinho
LANÇAMENTO: dia 20 de fevereiro (5.ª feira), às 18h00, no Museu do Aljube, em Lisboa. Apresentação: Margarida Machado e Teresa Fonseca

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99