Investigação, Educação e Desenvolvimento

Revisitar o Pensamento de Teresa Ambrósio




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Este livro junta dez capítulos, escritos por dezasseis autores unidos em torno do património intelectual e cívico de Teresa Ambrósio (1937-2006). Para um universitário, não há melhor homenagem do que esta: reconhecer o seu percurso de vida, recordar as suas ideias, continuar o seu caminho de conhecimento. Teresa Ambrósio deixa uma marca muito importante nas políticas educativas, na vida universitária e na reflexão sobre educação, como se percebe nestes textos, que juntam temas de investigação e de formação, de ciência e de acção pública. ¶ A metamorfose da escola exige um pensamento lúcido e convicções seguras. Essa lucidez e segurança estão bem presentes em Teresa Ambrósio. ¶ É outro o tempo em que vivemos, mas sem princípios claros andaremos ao sabor dos ventos, a correr atrás de modas, de novidades passageiras, e não conseguiremos que a educação cumpra o seu papel no futuro. [ANTÓNIO NÓVOA, prefácio] ********************************************************* A ideia deste livro surgiu em 2016 num momento de balanço das atividades da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento (UIED) fundada por Teresa Ambrósio e no ano em que se completaram dez anos sobre o seu falecimento. Os autores dos capítulos são (ou foram) membros da UIED e o desafio que a todos se colocou foi o de revisitar os textos e posicionamentos de Teresa Ambrósio, identificando o modo como o seu pensamento vem influenciando o trabalho docente e investigativo de cada um, reconhecendo no presente e projetando para o futuro temas, problemáticas e modos de abordagem que caracterizam o pensamento da primeira coordenadora da UIED. [MARIANA GAIO ALVES, nota de abertura] ********************************************************* Muitos dos contributos e narrativas testemunhais que integram este livro emergem, enquanto práticas de reflexão em diferentes circunstâncias e muito diversificados contextos, mas sempre (re)significando um pensamento em trânsito, uma ideia em expansão que procuramos reescrever, honrando o texto inicial de Teresa Ambrósio que desde o início nos desafia, nos incita e nos percorre. Na multiplicidade de formatos e de linguagens, trata-se de um tributo que nos religa ao seu legado, celebrando neste ritual de encontro e de permanência, o reconhecimento das mudanças através das quais nos vamos (trans)formando e a gratidão pelos desafios intelectuais que o seu pensamento, por ser sem tempo, nos ilumina e, por ser com tempo, nos abriga e acalenta. [IDÁLIA SÁ-CHAVES, posfácio]

Índice:

Prefácio
António Nóvoa

Nota de Abertura
Mariana Gaio Alves

Parte 1
O lugar da investigação na formação de professores
A Investigação na Formação de Educadores e Professores. Contributos para (re)pensar as práticas de formação inicial
Ana Luísa Oliveira Pires

A Investigação-ação como estratégia de inovação na formação contínua de educadores e professores
Rui Pires

Complexidade na génese e apropriação da inovação – o caso do ensino da didática da matemática nas Escolas Normais Superiores
Ana Santiago e José Manuel Matos

Tecnologia e inovação: o caso da formação, do ensino e aprendizagem da matemática
António Domingos

(Re)ler Teresa Ambrósio
Ana Paula Natal, Ana Isabel Rio Tinto de Matos, Camila Silva,
Mariza Weber Alves, Rui Pires, Sílvia Castro, Zulmira Rodrigues


Parte 2
Reflexividade e complexidade como abordagens educativas Educação, Cidade e Desenvolvimento. Notas sobre as suas interdependências
Elisabete Xavier Gomes e Mariana Gaio Alves

Contributos para a definição de um contexto para o uso da abordagem da complexidade em estudos sobre Administração e Gestão Educacional
Cláudia Neves

A educação de infância como lugar de confluências complexas: diálogos e linhas de análise a partir do caso ESEI Maria Ulrich Elisabete Xavier Gomes e Ana Teresa Brito

Reflexividade em torno da própria prática. Uma perspetiva de qualidade com os formandos
Mónica Pereira

A autoformação da professora universitária e o ensino de Sociologia da Educação
Mariana Gaio Alves

Posfácio
Idália Sá-Chaves

Curriculum Vitae de Teresa Ambrósio

Notas Biográficas dos Autores dos Capítulos

Detalhes:

Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 194
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-784-0
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
02/09/2018
FÉRIAS EM AGOSTO
Estimado(a)s Clientes e Amigo(a)s Encerramos para férias entre 1 de Agosto e 2 de Setembro, por isso não podemos satisfazer quaisquer encomendas. A partir de 3 de Setembro retomamos a nossa actividade normal. Pedindo desculpas por eventuais incómodos, agradecemos a vossa preferência... COLIBRI com gosto, para LER também em AGOSTO!

01/09/2018
COMENDA COM GENTE – Fotobiografia de uma Aldeia Alentejana, da autoria de Jorge Branco
APRESENTAÇÃO: dia 01 de Setembro (sáb.), às 15h00, no Salão Paroquial e Comunitário da Comenda. Apresentação: Dr. Silvestre Lacerda (Director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo)

26/07/2018
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO ARQUIPÉLAGO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (1470-1975), da autoria de Lúcio Neto Amado
LANÇAMENTO: dia 26 de Julho (5.ª feira), às 18h00, no Tabernáculo do Hernâni, em Lisboa. Apresentação: Dr. Abílio Neto

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99