Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Este livro junta dez capítulos, escritos por dezasseis autores unidos em torno do património intelectual e cívico de Teresa Ambrósio (1937-2006). Para um universitário, não há melhor homenagem do que esta: reconhecer o seu percurso de vida, recordar as suas ideias, continuar o seu caminho de conhecimento. Teresa Ambrósio deixa uma marca muito importante nas políticas educativas, na vida universitária e na reflexão sobre educação, como se percebe nestes textos, que juntam temas de investigação e de formação, de ciência e de acção pública. ¶ A metamorfose da escola exige um pensamento lúcido e convicções seguras. Essa lucidez e segurança estão bem presentes em Teresa Ambrósio. ¶ É outro o tempo em que vivemos, mas sem princípios claros andaremos ao sabor dos ventos, a correr atrás de modas, de novidades passageiras, e não conseguiremos que a educação cumpra o seu papel no futuro. [ANTÓNIO NÓVOA, prefácio]
*********************************************************
A ideia deste livro surgiu em 2016 num momento de balanço das atividades da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento (UIED) fundada por Teresa Ambrósio e no ano em que se completaram dez anos sobre o seu falecimento. Os autores dos capítulos são (ou foram) membros da UIED e o desafio que a todos se colocou foi o de revisitar os textos e posicionamentos de Teresa Ambrósio, identificando o modo como o seu pensamento vem influenciando o trabalho docente e investigativo de cada um, reconhecendo no presente e projetando para o futuro temas, problemáticas e modos de abordagem que caracterizam o pensamento da primeira coordenadora da UIED. [MARIANA GAIO ALVES, nota de abertura]
*********************************************************
Muitos dos contributos e narrativas testemunhais que integram este livro emergem, enquanto práticas de reflexão em diferentes circunstâncias e muito diversificados contextos, mas sempre (re)significando um pensamento em trânsito, uma ideia em expansão que procuramos reescrever, honrando o texto inicial de Teresa Ambrósio que desde o início nos desafia, nos incita e nos percorre. Na multiplicidade de formatos e de linguagens, trata-se de um tributo que nos religa ao seu legado, celebrando neste ritual de encontro e de permanência, o reconhecimento das mudanças através das quais nos vamos (trans)formando e a gratidão pelos desafios intelectuais que o seu pensamento, por ser sem tempo, nos ilumina e, por ser com tempo, nos abriga e acalenta. [IDÁLIA SÁ-CHAVES, posfácio]
Índice:
Prefácio António Nóvoa
Nota de Abertura Mariana Gaio Alves
Parte 1 O lugar da investigação na formação de professores A Investigação na Formação de Educadores e Professores. Contributos para (re)pensar as práticas de formação inicial Ana Luísa Oliveira Pires
A Investigação-ação como estratégia de inovação na formação contínua de educadores e professores Rui Pires
Complexidade na génese e apropriação da inovação – o caso do ensino da didática da matemática nas Escolas Normais Superiores Ana Santiago e José Manuel Matos
Tecnologia e inovação: o caso da formação, do ensino e aprendizagem da matemática António Domingos
(Re)ler Teresa Ambrósio Ana Paula Natal, Ana Isabel Rio Tinto de Matos, Camila Silva, Mariza Weber Alves, Rui Pires, Sílvia Castro, Zulmira Rodrigues
Parte 2 Reflexividade e complexidade como abordagens educativas Educação, Cidade e Desenvolvimento. Notas sobre as suas interdependências Elisabete Xavier Gomes e Mariana Gaio Alves
Contributos para a definição de um contexto para o uso da abordagem da complexidade em estudos sobre Administração e Gestão Educacional Cláudia Neves
A educação de infância como lugar de confluências complexas: diálogos e linhas de análise a partir do caso ESEI Maria Ulrich Elisabete Xavier Gomes e Ana Teresa Brito
Reflexividade em torno da própria prática. Uma perspetiva de qualidade com os formandos Mónica Pereira
A autoformação da professora universitária e o ensino de Sociologia da Educação Mariana Gaio Alves
Posfácio Idália Sá-Chaves
Curriculum Vitae de Teresa Ambrósio
Notas Biográficas dos Autores dos Capítulos
Detalhes:
Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 194
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-784-0
|