Sertório

Uma História de Vila Nova




Recomendar livro a um amigo
Autoria: João Luís Nabo

Sinopse:

Vila Nova foi, durante a vigência do Estado Novo, palco de lutas políticas que opunham gente nascida na mesma terra, mas em berços diferentes. Contudo, esta narrativa dá-nos a conhecer uma amizade entre dois homens, ambos filhos de opositores ao regime e cuja existência seria profundamente afectada por terríveis acontecimentos vividos pelo povo, guiado pela força e coragem dos pais de ambos. Morte, tortura, dor, ausência, perda, entrega, submissão, orgulho são conceitos que, ao longo da trama, atingem novos significados porque sentidos e vividos por personagens sublimes. Apenas o Padre Bartolomeu (e o leitor) possui o conhecimento absoluto do mistério que envolve a relação entre Valdemar e Sebastião, uma amizade sem fronteiras mas que, em determinado momento, ficou interrompida por um profundo abismo motivado por questões que a psicologia poderá tentar explicar. ¶ A amizade devia ser mais importante do que as diferenças que nos afastam uns dos outros. O mais difícil, porém, e em nome de valores mais altos, como a família e a estabilidade social da terra, é ignorar o que nos separa de forma indizível e incontornável. Contudo, o mais paradoxal será a existência de passados difíceis de revelar e, ao mesmo tempo, impossíveis de manter nos recantos mais profundos da nossa consciência pessoal e colectiva. ¶ Vila Nova é, pois, o palco onde se mostram, sobretudo, os excessos da vida, inerentes aos sentimentos mais primitivos da condição humana, e os consequentes arrependimentos que nada podem resolver. Pelo menos, a curto prazo. Pelo menos, em Vila Nova, povoação do Alentejo onde a honra está acima de todas as coisas.

Índice:

* * * * *

AUTOR:

JOÃO LUÍS NABO. Nasceu em Montemor-o-Novo, em Dezembro de 1960. Licenciou-se em 1983 em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Clássica de Lisboa e terminou em 2009 o mestrado em Criações Literárias Contemporâneas pela Universidade de Évora, na especialidade de Literatura Norte-Americana Contemporânea.
É professor efectivo no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo. Estudou piano, foi organista e director do Coro Litúrgico da Igreja Matriz de Montemor-o-Novo, professor de piano da Escola de Música da Sociedade Carlista e director do jornal regional “Folha de Montemor”. Compõe para coro e para teatro e é colunista do jornal “O Montemorense”.
Os seus trabalhos como escritor e interessado pela literatura compreendem três livros de contos e um de crónicas, e ainda artigos académicos sobre literatura gótica, incluídos em obras da especialidade. Participou como orador e moderador em diversas jornadas literárias. Em 1987, fundou o Coral de São Domingos de Montemor-o-Novo, que dirige até aos dias de hoje. É maestro, desde Fevereiro de 2013, do Orfeão de Estremoz Tomás Alcaide.
Vive em Montemor, é casado e tem três filhos: o João, a Joana e o Pedro, as suas únicas e verdadeiras obras de arte.

Detalhes:

Ano: 2021
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 194
Formato: 21x15
ISBN: 9789895660612
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
23/06/2021
ROSA COUTINHO – Prisioneiro na República do Congo, da autoria de Carlos de Almada Contreiras
APRESENTAÇÃO: dia 23 de junho (4.ª feira), às 18h00, na casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: Capitão-de-Mar-e-Guerra Jorge Lourenço Gonçalves

22/06/2021
CAMPO MAIOR NO CENTRO DE UM CONFLITO INTERNACIONAL, da autoria de Rui Rosado Vieira
APRESENTAÇÃO: dia 22 de junho (3.ª feira) às 18h30, no Quartel do Carmo, em Lisboa. apresentação: General Rui Manuel Clero (General-Comandante-Geral da GNR)

20/06/2021
CALAMENTO, da autoria de Romeu Correia
APRESENTAÇÃO: dia 20 de junho (Domingo) às 16h30, no Centro Comercial “O Pescador”, em Costa da Caparica

19/06/2021
SERTÓRIO – uma história de Vila Nova, da autoria de João Luís Nabo
LANÇAMENTO: 19 de Junho (sáb.), pelas 17h00, no Cine-teatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo. Apresentação: Doutora Teresa Fonseca e do Doutor Pedro Coelho

17/06/2021
ROSA COUTINHO – Prisioneiro na República do Congo, da autoria de Carlos de Almada Contreiras
LANÇAMENTO: dia 17 de junho (5.ª feira) às 18h00, no Instituto Hidrográfico, em Lisboa. Apresentação de Vice-Almirante José Luís Gonçalves Cardoso

31/12/2019
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

19/03/2018
A Colibri na Rádio Horizonte (92.8)
Clique no menu "Links" para aceder ao canal do Youtube

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99