Deuses em Cena
Teatralização das Danças Religiosas de Origem Africana em Cuba
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Sinopse:
Apresenta-se neste estudo a evolução das danças de origem africana de cariz religioso em Cuba, evidenciando os seus momentos distintivos: o ritual, o teatral e o pedagógico. Ao percorrer a história de Cuba na passagem do período pré a pós-revolucionário, descreve-se o processo de transmissão e teatralização que contribuiu para a preservação da cultura africana no país; ao mesmo tempo, esclarecem-se as circunstâncias da criação da técnica de dança cubana e identificam-se os elementos que têm confluído na sua composição. ¶ Esta publicação cruza, portanto, o estudo da dança com o da cultura afrodescendente, trazendo-as para o território dos estudos comparatistas, em que se encontra uma perspectiva epistemológica que permite colocar perguntas inovadoras dentro do amplo domínio das artes e humanidades. ¶ Se, como afirma Walter Benjamin, a História se cristaliza em imagens, a dança parece conservar as imagens culturais e dar-lhes nova vida, ao pô-las em diálogo por meio da sua reinterpretação semiótica e reelaboração cinética. ¶ O trabalho coreográfico e de encenação representa a transcrição de uma narrativa cultural do plano oral e linguístico para o plano performativo, envolvendo o corpo na produção musical, no canto, na dança e na representação. Por seu turno, a dança envolve o corpo numa narrativa que avança por imagens de que ele próprio é arquivo, sendo estas ao mesmo tempo representações de uma herança cultural e projecção duma identidade desejada que se encontram no cruzamento do culto, da práxis e da performatividade. ¶ Assim, a prece é também canto, dança e vivência. ¶ Assim, a arte é parte integrante da vida, e a vida é arte.
Índice:
Preâmbulo
I – Introdução histórica A política cultural antes e depois da Revolução. A época norte-americana Antes da Revolução. A época dos cabarés O triunfo da Revolução
II – As danças tradicionais de origem religiosa em Cuba Critérios de análise As diferentes reglas religiosas: o que são e o que representam Ciclo Yoruba – Regla de Ocha-Ifá Simbolismo e rituais As Danças Ciclo Bantu-Congo As Danças Ciclo Arará As danças Cultura Franco-Haitiana em Cuba As Danças Considerações
III – O Intento pedagógico A política cultural da revolução O papel de Ramiro Guerra Didáctica As instituições de ensino Conjunto Folklórico Nacional de Cuba Yoruba Andabo Escuela Nacional de Arte Instituto Superior de Arte
Entrevistas Marciana Graciela Chao Carbonero Domingo Pau Daisy Villalejo Ramiro Guerra Maria Cristina Aldana Valdés Johannes Garcia
IV – Representar-se A Conversação dos Gestos: Santiago Alfonso De um livro a uma peça: o “Tributo a El Monte” de Rosário Cardenas Até onde chega o santo? Considerações sobre as produções hodiernas Conclusões: a dança religiosa para o público
BIBLIOGRAFIA
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AUTORA:
FRANCESCA NEGRO é investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. ¶ Desenvolve a sua pesquisa na área da literatura comparada, com particular atenção aos estudos inter-artes e aos estudos da performance. É actualmente Professora Auxiliar convidada pela mesma instituição nas cadeiras Estudos Inter-artes e Intermedia, e Comunicação Cultural. ¶ Paralelamente, desenvolve a carreira de intérprete e consultora de dança para instituições nacionais e internacionais.
Detalhes:
Ano: 2019
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 238
Formato: 23x16
ISBN: 9789896898366
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