Deuses em Cena

Teatralização das Danças Religiosas de Origem Africana em Cuba




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Autoria: Francesca Negro

Sinopse:

Apresenta-se neste estudo a evolução das danças de origem africana de cariz religioso em Cuba, evidenciando os seus momentos distintivos: o ritual, o teatral e o pedagógico. Ao percorrer a história de Cuba na passagem do período pré a pós-revolucionário, descreve-se o processo de transmissão e teatralização que contribuiu para a preservação da cultura africana no país; ao mesmo tempo, esclarecem-se as circunstâncias da criação da técnica de dança cubana e identificam-se os elementos que têm confluído na sua composição. ¶ Esta publicação cruza, portanto, o estudo da dança com o da cultura afrodescendente, trazendo-as para o território dos estudos comparatistas, em que se encontra uma perspectiva epistemológica que permite colocar perguntas inovadoras dentro do amplo domínio das artes e humanidades. ¶ Se, como afirma Walter Benjamin, a História se cristaliza em imagens, a dança parece conservar as imagens culturais e dar-lhes nova vida, ao pô-las em diálogo por meio da sua reinterpretação semiótica e reelaboração cinética. ¶ O trabalho coreográfico e de encenação representa a transcrição de uma narrativa cultural do plano oral e linguístico para o plano performativo, envolvendo o corpo na produção musical, no canto, na dança e na representação. Por seu turno, a dança envolve o corpo numa narrativa que avança por imagens de que ele próprio é arquivo, sendo estas ao mesmo tempo representações de uma herança cultural e projecção duma identidade desejada que se encontram no cruzamento do culto, da práxis e da performatividade. ¶ Assim, a prece é também canto, dança e vivência. ¶ Assim, a arte é parte integrante da vida, e a vida é arte.

Índice:

Preâmbulo

I – Introdução histórica
A política cultural antes e depois da Revolução.
A época norte-americana
Antes da Revolução. A época dos cabarés
O triunfo da Revolução

II – As danças tradicionais de origem religiosa em Cuba
Critérios de análise
As diferentes reglas religiosas: o que são e o que representam
Ciclo Yoruba – Regla de Ocha-Ifá
Simbolismo e rituais
As Danças
Ciclo Bantu-Congo
As Danças
Ciclo Arará
As danças
Cultura Franco-Haitiana em Cuba
As Danças
Considerações

III – O Intento pedagógico
A política cultural da revolução
O papel de Ramiro Guerra
Didáctica
As instituições de ensino
Conjunto Folklórico Nacional de Cuba
Yoruba Andabo
Escuela Nacional de Arte
Instituto Superior de Arte

Entrevistas
Marciana Graciela Chao Carbonero
Domingo Pau
Daisy Villalejo
Ramiro Guerra
Maria Cristina Aldana Valdés
Johannes Garcia

IV – Representar-se
A Conversação dos Gestos: Santiago Alfonso
De um livro a uma peça: o “Tributo a El Monte” de Rosário Cardenas
Até onde chega o santo? Considerações sobre as produções hodiernas
Conclusões: a dança religiosa para o público

BIBLIOGRAFIA


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AUTORA:

FRANCESCA NEGRO é investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. ¶ Desenvolve a sua pesquisa na área da literatura comparada, com particular atenção aos estudos inter-artes e aos estudos da performance. É actualmente Professora Auxiliar convidada pela mesma instituição nas cadeiras Estudos Inter-artes e Intermedia, e Comunicação Cultural. ¶ Paralelamente, desenvolve a carreira de intérprete e consultora de dança para instituições nacionais e internacionais.

Detalhes:

Ano: 2019
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 238
Formato: 23x16
ISBN: 9789896898366
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