Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Património e Turismo – O Poder da Narrativa é um trabalho que inaugura um conjunto de reflexões associadas aos modos como se constroem narrativas e imagens animadas, como se fabricam significados espácio- -temporais, capazes de organizarem um sentido da ordem ou de proporcionarem percursos de deriva, dando forma a espaços emblemáticos que se oferecem aos visitantes. Transita, depois, para uma incursão nas problemáticas atuais das relações do turismo com o património, com a cultura, o desenvolvimento e o modo como o património se refrata, enquanto objeto de apropriação, valorização e utilização pelo turismo, culminando na discussão sobre a sustentabilidade patrimonial, matéria de importância vital para decisões de suporte a políticas de ludificação dos territórios. * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * A produção deste trabalho tem como corolário a garantia de um convite ao público para que se envolva e abrace o património, como um importante elo de ligação entre gerações, no processo de transmissão da herança cultural. Mas também procura chamar a si o entusiasmo do mundo académico, o fervor dos técnicos envolvidos com a cultura ou com o planeamento turístico. Na verdade, visa-se contribuir para que cumpra a sua utilidade imaterial mais evidente que é a de proporcionar o conhecimento preponderante de uma temática relativamente recente, capaz de interpelar o sentimento, o pulsar da vida cultural, de despertar a adesão, de mobilizar a consciência, de ajudar, através dela, a entender o sentido que os homens imprimem à sua existência. [o Autor]
Índice:
Apresentação
Capítulo I – A construção social do património Introdução 1.1. Memória, História e Património 1.2. Património e memória social 1.3. Património e manufaturação identitária 1.4. O deslize para o património cultural 1.5. Cartografias patrimoniais 1.5.1. Ecos de Atenas e trajetos seguintes 1.5.2. A carta de Veneza 1.5.3. A carta de Washington 1.6. Estilizações patrimoniais
Capítulo II – Do património à patrimonialização Introdução 2.1. Eixos de valorização patrimonial 2.2. Patrimonialização e mercado patrimonial 2.3. Revitalizar porquê e para quem? 2.3.1. A patrimonialização dos espaços urbanos 2.3.2. A (re)funcionalização de patrimónios edificados
Capítulo III – Alavancas do conhecimento interpretativo Introdução 3.1. O visitante no seio de culturas outras 3.2. O ministério da interpretação 3.3. Emergência e edificação da interpretação 3.4. A construção do conhecimento interpretativo 3.5. A implementação do conhecimento interpretativo
Capítulo IV – A Interpretação e o Planeamento Interpretativo Introdução 4.1. O planeamento e a preparação de um trilho 4.2. Requisitos da preparação de um roteiro cultural 4.3. Coordenadas para um plano interpretativo 4.4. Etapas de um plano interpretativo 4.4.1. Fichas de inventário 4.4.2. Desenho e montagem – escolha de meios e técnicas 4.4.3. Gestão e promoção 4.5. Planeamento interpretativo e participação local 4.6. Requisitos do planeamento local 4.6.1. Características centrais do planeamento local 4.7. Estratégias interpretativas 4.7.1. Interpretação e gestão de visitantes 4.7.1.1. Limite sazonal ou temporal dos níveis de utilização 4.7.1.2. Limitação do tamanho do grupo 4.7.1.3. Pré-registo ou pré-reserva 4.7.1.4. Zonas de reserva 4.7.1.5. Restrições ao uso de fogo 4.7.1.6. As restrições por características do grupo 4.7.1.7. Limites à duração da estada 4.7.1.8. Requisitos tecnológicos 4.7.1.9. Programação da viagem 4.7.1.10. Barreiras 4.7.1.11. Aumento da resistência do lugar 4.7.1.12. Informações de Parque 4.7.1.13. A Interpretação em avaliação
Capítulo V – Trilhos da Interpretação do Património Introdução 5.1. A interpretação do património como método 5.2. Meios e técnicas de interpretação 5.2.1. A interpretação personalizada 5.2.2. Tipologias de interpretação personalizada 5.3. Meios interpretativos não personalizados 5.4. Interpretação e documentário audiovisual 5.5. Formas de expressão interpretativa
Capítulo VI – Património Cultural e Novas Tecnologias Introdução 6.1. Interpretação do património e sistemas de informação 6.1.1. O objeto enquanto documento e fonte de informação 6.1.2. Em torno da realidade virtual 6.1.3. Implicações da comunicação do virtual 6.2. Instrumentação tecnológica da realidade virtual 6.3. O virtual, a receção estética e o conhecimento
Capítulo VII – Património global e paradigmas do desenvolvimento Introdução 7.1. Questionando o desenvolvimento 7.2. Crítica das visões correntes do desenvolvimento sustentável 7.2.1. A escatologia do progresso ilimitado 7.2.2. A economia ecocêntrica 7.2.3. O “aceleracionismo escatológico” 7.2.4. O “social-ambientalismo”
Capítulo VIII – Turismo, Cultura e Património Introdução 8.1. Fordismo turístico e sustentabilidade performativa 8.2. O turismo desorganizado e a sustentabilidade alternativa 8.3. Representações turístico-culturais 8.3.1. Turismo cultural e formas de apropriação identitária 8.3.2. A apropriação nostálgica da cultura e o turismo 8.3.3. Turismo e sacralização do património 8.3.4. A objetivação turística do património 8.3.5. A encenação cultural e o turismo 8.3.6. Património e mercantilização turística
Cenários prospetivos
Bibliografia
AUTOR:
José Manuel Figueiredo Santos doutorou-se em Sociologia da Cultura, pela Universidade Nova de Lisboa, no ano de 2002. É professor coordenador na Escola de Gestão, Hotelaria e Turismo – Universidade do Algarve e investigador convidado do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens. Na sua obra, destacam-se: Modernidade e Gestão da Velhice (1998), Turismo Mosaico de Sonhos (2002), Turismo Agridoce – Formas de Visão e Divisão (2007), Turismo Residencial - Modos de Estar noutro lugar (2011) e Sociologia – Um olhar sociológico sobre o mundo (2016).
Detalhes:
Ano: 2017
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 258
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-658-4
|