Comendas Urbanas das Ordens Militares




Recomendar livro a um amigo
Coordenação: Luís Filipe Oliveira

Sinopse:

Por estarem associadas aos valores da cavalaria e aos senhorios e por serem vistas como instituições do mundo rural, não se tem dado particular atenção aos testemunhos da presença, da acção e da influência das ordens militares nas vilas e nas cidades da Europa medieval. Pouco se conhece, na verdade, da inserção dos conventos e das casas das comendas nos sítios urbanos, do impacto dessas estruturas na ordenação do espaço citadino, do envolvimento dos freires na vida das cidades e nos circuitos económicos locais, ou até mesmo da importância dos grupos sociais urbanos entre os cavaleiros das ordens. Tal lacuna historiográfica só começou a ser resolvida nos últimos anos, mas os dados disponíveis são ainda muito escassos, ou muito circunscritos. Sobretudo para o caso português, ou para o peninsular, não autorizam uma visão de conjunto, com que se possa recuperar a fisionomia urbana de ordens religiosas que tinham nascido em cidades e que procuravam libertar, também, a mais santa das cidades.

Índice:

Apresentação
Luís Filipe Oliveira

As Ordens Militares e as Cidades
Luís Filipe Oliveira

A Comenda da Arruda da Ordem de Santiago
José Manuel Vargas

As casas da comenda mestral de Setúbal Ana Cláudia Silveira
Ordens urbanas ou Ordens de rei? Urbanismo das Ordens Militares no Portugal dos séculos XII a XIV
Luísa Trindade

Do Castelo à Ribeira – a urbanização de Alcácer (de finais do século XIII ao início de Quinhentos)
Maria Teresa Lopes Pereira

Priorado, Bailios e Comendadorias do Hospital em Portugal: de Leça ao mosteiro e castelo de Flor da Rosa
Jorge Rodrigues

Anónimos e Domésticos. Os freires das Ordens Militares nas cantigas dos trovadores
Cláudio Neto



O COORDENADOR:

Luís Filipe Oliveira é Professor da Universidade do Algarve, investigador do Instituto de Estudos Medievais (I.E.M.) e colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR). Pertence, desde 2007, ao Conselho de Redacção da revista Medievalista on-line. Entre os seus actuais temas de pesquisa, encontram-se as ordens militares e a ideologia de cruzada na Idade Média, a história da nobreza e das elites urbanas, bem como o Algarve Medieval.

Detalhes:

Ano: 2016
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 248
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-588-4
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
22/06/2023
JOSÉ MANUEL SARMENTO DE BEIRES, da autoria de Fernando da Rocha Ribeiro
LANÇAMENTO: dia 22 de junho (5.ª feira), às 17h00, na Irmandade da Lapa, no Porto. Apresentação: Major-General João Vieira Borges; Prof. Doutor António Ventura; Prof. Doutor Sérgio Veludo Coelho

17/06/2023
UM JUDEU PORTUGUÊS EM ISTAMBUL, da autoria de Pedro Cantinho Pereira
LANÇAMENTO: dia 17 de junho (sáb.), às 21h00, Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. Apresentação: Doutora Carla Vieira (Investigadora integrada do CHAM – FCSH, Universidade Nova de Lisboa)

11/06/2023
Edições Colibri na 93.ª edição da FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
VISITE-NOS no stand B15 (Praça Verde) * Entre 25 de Maio e 11 de Junho de 2023, no Parque Eduardo VII (Metro: Marquês de Pombal e/ou Parque), em Lisboa.

05/06/2023
POESIA PARA SOBREVIVER, da autoria de Graciete Felício
LANÇAMENTO: dia 5 de junho (2.ª feira), às 18h00, no Grémio Literário, em Lisboa

04/06/2023
MUNDO(S) - Livro 22. Coord. Literária de Ângelo Rodrigues
APRESENTAÇÃO: dia 4 de Junho (domingo), às 18h00, no Auditório Poente da Feira do Livro de Lisboa. Apresentação dos Poetas e do Projecto: Ângelo Rodrigues

02/06/2023
MONSARAZ - Reconstruir a Memória, da autoria de Ana Paula Amendoeira
APRESENTAÇÃO: dia 2 de junho (6.ª feira), às 18h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: José Aguiar (Professor da Faculdade de Arquitetura de Lisboa) Paula Moura Pinheiro (Jornalista da RTP)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]