Soutos do Alentejo

Memórias do Porto da Espada




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

“Porto da Espada é lindo…”! Sim, é lindo, e mais lindo é vê-lo retratado nas palavras do José António, portoespadense de alma e coração, que conseguiu escrever a história de uma aldeia, das suas gentes, dos seus problemas, o ciclo das suas vidas, através da qual revivemos o quotidiano dos seus habitantes, as histórias do Natal, das matanças do porco, do Carnaval, dos compadres e das comadres, da festa em honra e louvor de Nossa Senhora das Dores, as sortes, os casamentos, os bailes nas sociedades e na Casa do Povo, a escola, narrativas que deliciam o leitor em cada palavra, em cada história, que tantas vezes ouvimos contar aos mais idosos e que aqui ficam perpetuadas para sempre. ¶ [ADELAIDE MARTINS] ***************************************************** Todas as terras e todas as gentes que vivem as terras têm histórias longas e memoráveis para nos contar. José Botelheiro, nesta crónica histórica e familiar de Soutos do Alentejo, traz para junto de nós uma terra do interior, com os seus enredos familiares, as suas confissões mais íntimas e os seus factos mais memoráveis, sempre seguindo e explicando os modos de vida ou de sobrevivência destas terras entre as Beiras e o Alentejo, tão esquecidas pelo nosso centralismo. ¶ [LUIS FILIPE CASTRO MENDES]

Índice:

Prefácio

Demografia Geográfica, Humana e Paisagística

A Prol do João da Forja (Dos Silvas)

Os Anos da Mudança

Os Longos Anos

Famílias, Bairros e origens

A Revolta Incontida

As Classes do Meio

Os Anos Sessenta

Epílogo

As Terras e as Vozes


* * * * *


AUTOR:

JOSÉ ANTÓNIO DAS DORES BOTELHEIRO nasceu em Porto da Espada no ano de 1952. Fez o serviço militar, como voluntário, entrando no ano de 1969, com 16 anos, na Marinha de Guerra Portuguesa.
A partir de 1973 trabalha nos SUUPA, Pão de Açúcar, em Lisboa.
No pós 25 de Abril trabalha, como promotor cultural, na divulgação e promoção de livros, nos “Amigos do Livro” em Lisboa.
Nos princípios dos anos oitenta instala-se em Arronches com uma mercearia/loja de desporto e artigos de pesca, onde se mantém durante cerca de 20 anos.
Tem-se envolvido no mundo do associativismo, cooperativo e autárquico, tendo sido presidente da extinta Cooperativa “Trabalho e Progresso/Parceria Coop Lisboa”.
Foi tesoureiro da Junta de Freguesia de Assunção de Arronches, durante um mandato, e deputado municipal durante vários.
Interveniente e participante na vida local, integrou vários órgãos diretivos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches.
Presentemente é cronista do Notícias de Arronches e integra os órgãos sociais do Centro de Bem Estar Social de Arronches, como Presidente do seu conselho Fiscal

Detalhes:

Ano: 2023
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 204
Formato: 23x16
ISBN: 9789895663033
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978-2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

28/04/2024
A CASA DA MEMÓRIA, da autoria de Domingos Boieiro
LANÇAMENTO: 28 de Abril (domingo), às 17h00, no Forum Cultural do Alandroal, Largo do Arquiz, Alandroal. Apresentação: Jorge de Oliveira (Arqueólogo) e Fernando Fitas (Jornalista e Poeta)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]