A Estação do Cabo Submarino de Carcavelos

Uma presença Inglesa – Vivências e Evoluções




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

A instalação de uma estação de transmissão e retransmissão telegráfica submarina intercontinental em Carcavelos aproximou Portugal das evoluções tecnológicas da revolução industrial oitocentista, que encurtaram extraordinariamente as distâncias globais. O primeiro cabo a passar por Carcavelos integrou a ligação inicial Inglaterra-Índia. Até então uma mensagem por via marítima Londres-Bombaim poderia demorar dois meses a chegar ao seu destinatário, dependendo das condições climatéricas. Doravante uma mensagem telegráfica passou a poder ter resposta em 24 horas. ¶ Para além da utilização de tecnologia de ponta, a cargo de funcionários especializados, a presença desta companhia inglesa em Carcavelos desde 1870 teve também consequências sociais, tanto a nível local como nacional. Se a velocidade de transmissão do telegrama submarino era extraordinária, o culto do desporto trazido pelos ingleses também o foi, permitindo a popularização de várias modalidades desportivas, marcada pelo extraordinário desempenho do Carcavellos Cricket and Football Club. Esta equipa, cuja memória persiste há mais de cem anos, transformou-se, assim, num dos ícones da história do desporto em Portugal.

Índice:

Introdução: Memórias Vividas / Memórias Perdidas – A Recuperação da Memória

Localização Geográfica e Contexto Histórico

Carcavelos: um Vinho de Excelência

Da afirmação dos Impérios no século XIX ao cabo em Carcavelos

A Cable & Wireless – A Segunda Guerra Mundial e a sua participação na Rede de Espionagem Britânica

A Escadaria e Equipas de Trabalho

Desporto na Quinta Nova

Instalações da Estação em Carcavelos

A Saudade e a Poesia

O Fim de um Ciclo



AUTOR

MÁRIO EURICO LISBOA – Licenciado em História e Mestre em Estudos do Património, Técnico de Salvaguarda do Património no Município de Cascais. Principais áreas de intervenção: inventário do património arquitetónico, quintas históricas, vinho de Carcavelos, Rota dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares, cabos telegráficos submarinos em Carcavelos, divulgação do Património, condução de visitas culturais, emissão de pareceres técnicos, história e evolução de núcleos habitacionais em Cascais, arquitetura de veraneio e arquitetura popular, entre outras.

Detalhes:

Ano: 2919
Capa: capa dura
Tipo: Livro
N. páginas: 184
Formato: 23x16
ISBN: 9789896898809
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
31/12/2020
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

30/04/2020
Por contingências da COVID-19, os nossos serviços estão reduzidos ao mínimo. Voltaremos em breve. Volte connosco! Cuide-se!


04/04/2020
adiado! VIAGENS E COMENTÁRIOS DE UM TEMPO SEM TEMPO, da autoria de Otilina Silva
Adiado! LANÇAMENTO: dia 4 de Abril (sáb.), às 16h00, na Casa do Concelho de Alvaiázere, em Lisboa. Apresentação: Luísa Nogueira

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99