Imagens de uma Ausência

Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

A efemeridade das artes performativas, que existem num aqui e agora de comunhão participada, está bem expressa na evocação feita pelas inúmeras imagens que sobreviveram ou que insistimos em tenazmente produzir contra o esquecimento. Se a cultura ocidental tornou hegemónico o poder da palavra escrita como forma de conhecimento da arte teatral, a verdade é que para resistir ao seu fatal desvanecimento, desde os seus primórdios o teatro procurou converter-se em imagens. No colóquio internacional de que este livro dá conta, reuniram-se quem estuda o teatro, quem o fixa através da fotografia e quem pensa o estatuto da imagem na cultura ocidental. O (re)conhecimento de práticas teatrais através da imagem, o contributo da imagem como registo ou invenção do teatro, o olhar do fotógrafo, a resistência da matéria teatral e o sonho do historiador, são algumas das linhas orientadoras do debate.

Índice:

Apresentação

OPSIS – Base Iconográfica de Teatro em Portugal: balanço (provisório)de um projecto e de um instrumento para o estudo do teatro em Portugal
Maria João Brilhante

L’imaginaire théâtral dans l’iconographie: de la réalité de la scèneau royaume du possible
Sandra Pietrini

Imaging Performance
Jonh Kulvicki

Do palco ao estúdio: o retrato fotográfico e as artes de palco (1918-1939)
José Carlos Alvarez e Paulo Baptista

Retrato e Desenho Humorístico: enlaces e cumplicidades
Maria Virgílio Cambraia Lopes

Opsis verbis – O retrato de António José de Paula
José Camões

Arquivo e colecções de imagens do passado, presente e futuro– O caso do Resource Centre do Centre for Performance Research
Maria Carneiro

O Todo pela(s) Parte(s) – A “sinédoque” na iconografiade manifestações teatrais
Bruno Schiappa

Processo de Criação do espectáculo Ifigénia na Táurida no Teatroda Cornucópia: Análise de imagens da Cena III do V acto
Rui Teigão

Low tech experience A imagem low tech na performancedigital “A História é Clandestina”
Eunice Gonçalves Duarte

Fotografia ao serviço do actor: um meio de prolongar vivênciasdo corpo em cena
Tiago Porteiro

As fotografias de cena das companhias de Walter Pinto (Rio de Janeiro)e Eugénio Salvador (Lisboa): construção de novos “modos de ver”o teatro do passado no presente
Filomena Chiaradia

Olhos nos olhos – o teatro sem actores de Fantasmagories Tecnologiques
Pedro Manuel

Detalhes:

Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 192
Formato: 23x16
ISBN: 978-989 689 185-5
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
31/12/2020
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

06/06/2020
FEIRA DO LIVRO ONLINE - 1 a 6 de Junho 2020
PROMOÇÕES: De 1 a 6 de Junho aproveite os nossos descontos!

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99