As Violências nas Escolas




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Autoria: José Leonardo
Colaboração com a entidade: Universidade Nova de Lisboa

Sinopse:

Este livro do José Leonardo é o resultado de uma investigação levada a afeito no âmbito do mestrado em Sociologia, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, na área da Violência, Crime e Insegurança. Trata-se de um trabalho original, rigoroso e pioneiro em Portugal no campo do estudo sociológico das violências ocorridas e reflectidas no meio escolar. Ao abranger uma faixa etária de jovens que combinam processos diversos de socialização primária e secundária, a pesquisa de José Leonardo torna-se um espaço de observação privilegiado para a análise de diferentes tipos de violência, alguns que vêm do espaço doméstico, outros da escola, ou mesmo do meio envolvente. Apesar de tardia, a publicação do livro de José Leonardo revela-se plenamente actual, pela pertinência social do tema em Portugal e pela ausência de obras sociológicas de referência neste domínio. Manuel Lisboa

Índice:

Nota prévia
Introdução


PARTE I
ENQUADRAMENTO TEÓRICO E MODO DE INVESTIGAÇÃO

Capítulo I – Os conceitos de violência
1.1. Violência escolar – um fenómeno antigo
1.2. A construção do conceito de violência na escola
1.3. As perspectivas de abordagem das violências nas escolas
1.3.1. Os crimes e os delitos
1.3.2. A indisciplina
1.3.3. O “bullying”
1.3.4. As incivilidades

Capítulo II – Aspectos metodológicos
2.1. Objectivos da investigação e hipóteses de trabalho
2.2. Estratégia metodológica
2.3. Instrumentos de recolha de dados – o inquérito aos alunos
2.4. O universo em estudo – breve caracterização


PARTE II
AS VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS

Capítulo III – As vitimações por formas de violência
3.1. Caracterização das vítimas
3.2. As vitimações por ameaças e agressões físicas
3.2.1. As vitimações dos alunos
3.2.2. Caracterização da vitimação mais grave
3.3. Os roubos
3.3.1. As vitimações dos alunos
3.3.2. A caracterização da situação mais grave
3.3.3. Os roubos contra as escolas
3.4. Os assaltos
3.4.1. As vitimações dos alunos
3.4.2. A caracterização da vitimação mais grave
3.5. As ofensas sexuais

Capítulo IV – A autoria de violências
4.1. A autoria de formas de violência
4.1.1. A autoria genérica de formas de violência
4.1.2. A autoria de ameaças e agressões físicas
4.1.3. Os roubos
4.1.4. Os assaltos
4.1.5. As vitimações e autorias simultâneas
4.2. Outros tipos de autoria
4.2.1. A posse de armas
4.2.2. Prática de “danos” contra a escola, professores ou funcionários
4.2.3. A prática de “infracções” às regras escolares
4.2.4. O convite para fazer algo de ilegal ou proibido
4.2.5. As práticas de risco

Capítulo V – A percepção da violência
5.1. A observação de actos violentos
5.2. A comparação do nível de violência (as escolas, o bairro)
5.3. O nível de medo/receio
5.4. O ambiente geral da escola

Conclusões

Bibliografia

Detalhes:

Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 158
Formato: 23x16
ISBN: 978-972-772-887-9
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