Recomendar livro a um amigo
|
15,00 €
detalhes do preço
Stock: esgotado
Sinopse:
Este livro analisa os filmes produzidos nas três primeiras décadas do Estado Novo, abordando temas como cinema e propaganda, filmes históricos, cinema e ruralidade, a figura feminina nos filmes da época, cinema e religião, ou filmes sobre o império colonial. A filmografia deste período pode ser mapeada ao longo de um continuum que se estende dos filmes mais abertamente propagandísticos aos que se afastam ou procuram mesmo contestar a hegemonia do salazarismo. Através de uma análise multifacetada destas obras, mais ou menos próximas do regime, emergem não só os traços fulcrais do Estado Novo mas também as suas contradições e fracturas. Os filmes são aqui considerados quer na sua faceta de objectos estéticos, que dialogam com as correntes cinematográficas do seu tempo e exprimem a visão artística dos actores, realizadores e técnicos que neles participaram, quer como criações de uma indústria sujeita aos condicionalismos do estadonovismo, que viu no cinema uma forma de difundir os seus princípios e que, por esta razão, estabeleceu um conjunto de mecanismos para estimular mas também controlar a produção fílmica.
Índice:
Agradecimentos
Introdução: O Cinema no Estado Novo
1. A Propaganda do Estado Novo em A Revolução de Maio 1.1. Verdade e Propaganda no Cinema 1.2. Salazar e a Verdade como Ideologia 1.3. Primazia da Arte: A Política do Espírito de António Ferro 1.4. A Encenação do Líder
2. Poetas em Grande Plano: Bocage, Camões e os Heróis do Regime 2.1. Literatura e Cinema na Política do Espírito 2.2. Os Heróis do Estado Novo 2.3. Contra a Inconstância Política: O Herói como Homem Sério
3. Ruralidade no Cinema: A Apologia de uma Sociedade Natural 3.1. Filmes Regionais ou Folclóricos 3.2. Um Cinema Natural 3.3. Dissídio entre o Campo e a Cidade 3.4. Capitalismo, Comunismo, Corporativismo
4. O Milagre do Salazarismo: Razão e Religião em Fátima, Terra de Fé 4.1. Fátima no Estado Novo 4.2. Razão, Fé e Política 4.3. Complementaridade entre Fé e Razão 4.4. Para além da Razão e da Fé: O Risco do Niilismo
5. O Fado das Mulheres Perdidas: Estereótipos de Género no Cinema 5.1. As Mulheres no Cinema do Estado Novo 5.2. Cantar como Transgressão 5.3. Fado, Fatalismo e a Femme Fatale Portuguesa
6. O Império como Fetiche: Feitiço do Império e o Sortilégio Colonial 6.1. Portugal e o Império 6.2. A Magia de África 6.3. O Império como Fetiche 6.4. Feitiço do Império e a Propaganda Colonial
7. O Espírito do Império em Chaimite 7.1. O Espírito e a Matéria no Salazarismo 7.2. O Espírito do Projecto Imperial 7.3. A Política do Espírito em Chaimite
Notas
Bibliografia
A AUTORA:
Patrícia Vieira é professora no Departamento de Espanhol e Português e no Programa de Literatura Comparada da Universidade de Georgetown (Washington, D.C.) e Investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. As suas áreas de investigação incluem Literatura Portuguesa e Brasileira, Cinema Português e Brasileiro, Teoria Literária e Estudos Pós-Coloniais. É autora do livro Seeing Politics Otherwise: Vision in Latin American and Iberian Fiction (Toronto: University of Toronto Press, 2011), e co-editora de Existential Utopia: Reconsidering Utopian Thought and Practice (New York: Continuum, 2011). Editou ainda o volume Politics and Identity in Lusophone Literature and Culture da revista académica Clcweb. Comparative Literature and Culture e co-editou o volume Utopias Today! do Journal of Contemporary Thought.
Para mais informações, consultar: http://www.patriciavieira.net/
Detalhes:
Ano: 2011
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 175
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-156-5
|