Fadas, Reis Magos, et Cetera

CONTOS




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Simão dos Reis

Sinopse:

Algumas perguntas nunca encontram resposta. Nunca. Podemos imaginar que as respostas existem e aguardam por nós num país igualmente imaginário, extenso e sem fronteiras que o limitem. ¶ Algumas respostas nunca encontram perguntas. Nunca. Podemos encontrar respostas murmurada ou gritadas pala natureza todos os dias, em todo o lado. Podemos imaginar que todo o input sensorial constitui em si como que uma resposta a algo, mas a quê? A que pergunta? ********************************************************* O calor, aliado à humidade da vegetação rasteira, nunca permitia que o horizonte se fixasse e traduzisse numa linha nítida. Tudo acabava por se confundir numa neblina longínqua, donde tudo o que se aproximava emergia, materializando-se aos poucos, e onde tudo o que se afastava se perdia na distância, dissolvendo-se lentamente no ar e desaparecendo – às vezes – para sempre. ¶ Horas antes de um visitante chegar, já os habitantes da casa o tinham detectado como um pequeno ponto que mal parecia deslocar-se, lá ao longe, para depois ir crescendo até se transformar numa carruagem puxada a cavalos, ou num homem carregando um fardo pesado. ¶ A notícia depressa circulava entre as salas e a manhã era passada com as actividades domésticas pontuadas por passagens fugazes por uma das janelas, a avaliar a progressão do visitante e a adivinhar a sua identidade ¶¶¶ Nada indicava que ele fosse um rei nem que pudesse executar qualquer magia. Era somente um homem velho, sem coroa, nem ceptro, nem nenhum dos adereços que os habitantes da cidade conseguissem identificar como sinal de realeza. Também não fez nada de prodigioso, não transformou a água da fonte em vinho, as pedras da calçada em prata, nem deu voz a nenhum jumento. ¶ As pessoas interrogavam-se porque teria vindo até ali, já que não era um mendigo como os que andavam de cidade em cidade e para quem o único recurso para obter comida era pedir esmola. Não tendo aparência de mercador, nem de soldado, nem de ladrão, as razões de ter partido em viagem originaram curiosidade.

Índice:

Nilo Negro

Quatro Fadas

Arte Equestre

Genuflexório

O Rei Mago

Natal

Existe nos Bosques

Terras Longínquas Demais



* * * * *

O AUTOR:

SIMÃO DOS REIS, licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa e especialista em Patologia Clínica. Curso de Imagem da Escola Superior de Cinema. A par da carreira médica hospitalar em medicina laboratorial, que incluiu representação do país no Conselho da Europa e direcção editorial da revista ABO, dedicou-se a diversas actividades na área do cinema e do teatro. Foi co-argumentista e co-realizador do filme A Sétima Letra apresentado no Festival de Cinema de Locarno, e colaborou com Rosa Coutinho Cabral em diversos projectos fílmicos: Cães sem Coleira, Serenidade e Lavado em Lágrimas. Colaborou com Polina Klimovitskaia em espectáculos teatrais baseados em textos de Shakespeare e Tchekov. Fez um estágio de direcção de actores no The Common Basis Theater, em Nova Iorque, com Marcia Haufrecht. Produziu e encenou um texto de sua autoria As Salas Bonfatti, conto incluído na colectânea O Passado é uma Espécie de Futuro. Publicou outros contos, organizados em diferentes colectâneas: Ilhas Imateriais e Céu de Lisboa.

Detalhes:

Ano: 2023
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 158
Formato: 21x15
ISBN: 9789895662760
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
26/09/2023
HISTÓRIA DE UMA VIAGEM, OU DUAS, OU TALVEZ NÃO, de Virgínia de Sá
LANÇAMENTO: dia 1 de outubro de 2023 (domingo), às 16h00, na Casa da Cultura, em Setúbal. Ver programa abaixo

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]