Exercícios de Antropologia Narrativa




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Quem são aqueles e aquelas com quem conhecemos e conhecemos quando fazemos trabalho de campo antropológico? Nuers? Ciganos? Homens? Mulheres? Negros? Italianos? Brasileiros? Portuguesas? Refugiadas? Prostitutos? Artistas? Jovens? O que está, ou o que se é para além das categorias nas quais os ou as encerramos nos textos e convenções académicas disciplinares? Durante o trabalho de campo há pessoas que se encontram e que tentam fazer sentido uma da outra sem que necessariamente tudo caiba dentro das categorias de entendimento comuns. Convidámos doze autores a elaborar textos que fizessem emergir as pessoas com quem trabalharam, que as contassem ou com elas dialogassem reconhecendo-as nas suas intrínsecas e inevitáveis complexidades. Este é um livro de encontros e narrativas. De vidas, intimidades, verdades e meias-verdades. Histórias e estórias, com pessoas dentro.

Índice:

PREFÁCIO
Humberto Martins

I – ANDRÉS
Pedro Tomé

II – BAHWAN
Rosa Maria Perez

III – FOUZIA
Raquel Carvalheira

IV – GUILA
Miguel Vale de Almeida

V – JOÃO
Emília Margarida

VI – LUCINDA
Humberto Martins

VII – MALENA
Luís Silva Pereira

VIII – MARIA
Joana Catela

IX – MARIAM
Gianmarco Marzola

X – PEDRO
Chiara Pussetti

XI – PRINCESA
João Pina¬ Cabral

XII – SÉNY
Cristina Santinho

NOTAS BIOGRÁFICAS


* * * * *


COORDENADORES:

CHIARA PUSSETTI é antropóloga cultural, investigadora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e fundadora do Coletivo de Ethnography-Based Art EBANO (www. ebanocollective.org). A sua obra tem abordado principalmente a questão do corpo nas sociedades contemporâneas.

HUMBERTO MARTINS é antropólogo, professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), investigador do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), e o actual director da revista Etnográfica. Tem pesquisado e escrito principalmente no âmbito da an-tropologia visual e antropologia ambiental.

PAULO MENDES é Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), investigador integrado no CRIA e é autor, entre outros, dos livros O Mar é que Manda (editado pela Fundação Calouste Gulbenkian e, com versão em inglês, The Sea Commands, pela Berghahn Books), Contos Antropológicos (com Humberto Martins, editado pela Húmus) e Cooling Down (com Susanna Hoffman e Thomas Hylland Eriksen, Berghahn Book.

Detalhes:

Ano: 2023
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 172
Formato: 23x16
ISBN: 9789895662616
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/03/2024
AI, ALENTEJO… – Memórias Rurais, da Autoria de Abílio Maroto Amiguinho
APRESENTAÇÃO: Dia 16 de Março de 2023 (sábado), às 16h00, na Sede da Junta de Freguesia de Santa Eulália (Elvas). Apresentação: Dr.ª Ana Maria Maroto

01/03/2024
MEMÓRIAS DE UM COMBATENTE, ANTES E DEPOIS DO 25 DE ABRIL DE 1974, da autoria de João Pedro Quintela Leitão
LANÇAMENTO: 1 de Março de 2024 (6.ª feira) 17h00, no Caslisboa, em Lisboa. Apresentação: Dr. Bruno Miguel Galeano Quintela Leitão e Dr. Pedro Eugénio Galeano Quintela

28/02/2024
OS JUDEUS MARROQUINOS DE CABO VERDE – SÉCULO XIX (2.ª ed.), com coordenação e organização de Carol Castiel
APRESENTAÇÃO: dia 28 de fevereiro de 2024 (4.ª feira), às 18h30, na Associação Caboverdeana, em Lisboa

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]