O Criado do Pastor

Uma caminhada pelas serras do Norte




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Júlio Sá Rêgo

Sinopse:

O Criado do Pastor é uma proposta de reatamento com o relato etnográfico. Ele interpreta momentos da vida cotidiana serrana para tratar de temas relacionados com a pastorícia e o ambiente. Através das páginas, caminhamos por lugares carregados de História e estórias, num ciclo perpétuo de fabricação de paisagens e identidades. A caminhada constitui o mundo da vida pastoril; ela tece a teia que une humanos, animais e natureza. Assim, a leitura nos conecta com desafios ambientais globais, a partir do viver local, por uma ponte entre a antropologia e a ecologia. ¶ O Criado do Pastor tenciona oferecer um compósito de ciência e consciência. Ele é um apelo à valorização da cultura pastoril no contexto de mobilização mundial para 2026, o Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores, tal como declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas. ********************************************************** Após alimentar os cães e armado de seu cajado, o pastor perguntou-me se estava pronto para partir. “Sim!”, acenei com soberba certeza quando percebeu que nem cajado eu levava. De fato, quem vai ao monte sem cajado? Mais um turista, deve ter pensado ao abrir uma portinha e estender-me um bastão de caminhada. “Pronto”, disse ele, “agora vamos, os animais têm fome!” Contornamos a corte, abrimos a porteira do cercado que a envolvia e, logo, o portão do barracão. Saíram de lá duas centenas de cabras bravias, como um batalhão quase ordenado marchando para o front. Os cães juntaram-se a nós e partimos para o monte. Caminhamos catorze quilômetros, em pouco mais de nove horas, até o sol se pôr.

Índice:

Prefácio

Agradecimentos

Introdução

Capítulo 1: A pastorícia, uma história de trajetórias e mobilidade

Capítulo 2: A chegada à aldeia

Capítulo 3: Territórios baldios

Capítulo 4: Caminhadas e percursos

Capítulo 5: Defesa da paisagem

Capítulo 6: Meu querido mês de agosto

Capítulo 7: Terra de churras

Capítulo 8: Terra quente, Terra fria

Capítulo 9: Práticas de negócio

Capítulo 10: A pastorícia serrana no olhar da antropologia

Capítulo 11: A visão da natureza do ambientalismo pastoril

Capítulo 12: Terra traída

Algumas referências para explorar


* * * * *


O AUTOR:

JÚLIO SÁ RÊGO – é economista e antropólogo. Filho de pais brasileiros exilados na França, ele cresceu entre Paris e o Rio de Janeiro. Hoje, ele vive em Portugal a trabalhar para a promoção e valorização social da pastorícia serrana através de investigação e intervenções. Doutor em antropologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, ele é investigador no CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia.

Detalhes:

Ano: 2023
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 136
Formato: 21x15
ISBN: 9789895662777
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

15/04/2024
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA OS ARQUIVOS, da autoria de Maria Perdigão
LANÇAMENTO: dia 15 de Abril 2024 (2.ª feira), às 18h30, Sala C134.A, na Faculdade de Letras de Lisboa, em Lisboa. Apresentação: Carlos Guardado da Silva

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]