Itinerários do Rei D. Manuel I




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Aproveitando a conjuntura do ciclo comemorativo em que se inserem os quinhentos anos da morte do rei D. Manuel I, e sentindo a premente falta que para a historiografia portuguesa vinha fazendo um estudo dedicado aos itinerários deste monarca, entenderam os autores e o Conselho Académico da Academia Portuguesa da História que era esta a ocasião propícia para levar a cabo este empreendimento. ¶ O rei D. Manuel I era um dos poucos monarcas das duas primeiras dinastias que ainda não tinha sido contemplado com esse instrumento de análise, hoje indispensável para uma melhor compreensão das suas vivências e atuações. Estamos perante um monarca a quem se atribuiu o cognome de “Venturoso” e é um dos mais importantes, não apenas da História de Portugal, mas do Mundo, na medida em que ele foi o primeiro soberano à escala global. O seu reinado é considerado um tempo áureo e marcante. ¶ A partir dos dados aqui apresentados sobre os anos desse reinado e sobre os múltiplos espaços onde este soberano viveu ou por entre os quais se moveu, pode agora o público passar a conhecê-lo melhor, seguindo os seus passos quase diários, os lugares onde esteve e os caminhos que percorreu nesse período bastante intenso de mais de vinte e seis anos que vai desde a sua aclamação em Alcácer do Sal, a 27 de outubro de 1495, até ao seu falecimento, em Lisboa, a 13 de dezembro de 1521.

Índice:

Prefácio

Introdução

A itinerância de D. Manuel I

Balanço da itinerância de D. Manuel I

Documentos e Base de Dados

Roteiro cronológico

Bibliografia

Siglas e abreviaturas


* * * * *


AUTORES:

JOSÉ MANUEL GARCIA doutorou-se em História pela Universidade do Porto. De entre as suas atividades destacam-se as que manteve na Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e na Fundação Calouste Gulbenkian, além de ter colaborado com universidades portuguesas e estrangeiras. Pertence à Academia Portuguesa da História e à Academia de Marinha, sendo presentemente investigador no Gabinete de Estudos Olisiponenses da Câmara Municipal de Lisboa. ¶ Participou na organização de numerosas exposições e congressos; na edição de catálogos e atas; proferiu inúmeras conferências; publicou abundante bibliografia sobre temas de História de Portugal e dos Descobrimentos, em que se contam nomeadamente livros sobre o infante D. Henrique, Cristóvão Colombo, D. João II, D. Manuel, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães, Afonso de Albuquerque, Fernão Mendes Pinto, o Tratado de Tordesilhas, cartografia, fortalezas no Oriente, forais manuelinos e Lisboa.


JOAQUIM CANDEIAS DA SILVA é mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutor em Letras (História) pela mesma Universidade. Foi docente dos ensinos Secundário e Superior, orientador pedagógico e da Formação Contínua de Professores, encontrando-se presentemente aposentado. De entre outras agremiações socioprofissionais, é membro da Academia Portuguesa da História. ¶ Como historiador, participou em múltiplas atividades e eventos, tanto a nível nacional como internacional, colaborou na imprensa regional, em livros e revistas de especialidade, dedicando-se particularmente ao estudo da Expansão Portuguesa, da Idade Moderna e das Áreas Regionais. E desse labor resultaram, até ao presente, duas dezenas de livros autónomos e mais de três centenas de estudos e artigos.

Detalhes:

Ano: 2022
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 254
Formato: 23x16
ISBN: 9789895662494
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
19/01/2023
Nos 100 anos de EUGÉNIO DE ANDRADE
Três OBRAS sobre O POETA, nascido no Fundão em 19 de janeiro de 1923 e que nos deixou em 13 de junho de 2005 "O Marulhar de Versos Antigos – A Intertextualidade em Eugénio de Andrade", da autoria de João de Mancelos "Uma Canção no Vento – A Poesia de Eugénio de Andrade", da autoria de João de Mancelos "Noite e Dia da Mesma Luz – Aspectos da poesia de Eugénio de Andrade", da autoria de Federico Bertolazzi

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]