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Sinopse:
Fernando Pessoa é conhecido geralmente como poeta e escritor, mas foi também um grande ensaísta, e nos seus textos de ensaio existem muitos textos sobre arte, que são pouco conhecidos do grande público e mesmo do público académico. Este livro consiste numa antologia dos textos que Fernando Pessoa escreveu especificamente sobre arte, por vezes associados também a algumas reflexões sobre literatura. Trata-se de uma antologia inédita, dado que é a primeira vez que é publicada uma antologia de textos de Fernando Pessoa focada no tema da arte. Organizámos esses textos através de diversos capítulos: a divisão e a classificação das artes, a definição e a caracterização da arte, a finalidade e o valor da arte, a psicologia da arte, a sociologia da arte, a crítica de arte, o artista, a genialidade, a celebridade, a arte e a moral, as escolas e correntes artísticas. ¶ Este livro contém também algumas das muitas obras do artista plástico António Canau, por um lado como exemplificação de obras de arte, e por outro devido ao facto de haver neste artista relações com a obra de Fernando Pessoa, nomeadamente as figuras de animais antropomórficos, ou de seres humanos animais, que se relacionam com a tese de Fernando Pessoa sobre a organicidade da obra de arte, comparando-a a um animal. Há também em António Canau uma forte ligação aos mitos, ao oculto e à Grécia antiga, como em Fernando Pessoa. Com as obras de arte de António Canau somos conduzidos a uma espécie de cosmogonia, a uma evocação de um passado ancestral mágico, a uma espécie de regresso às origens do Homem, telúricas e culturais. ¶ Outra característica a salientar em António Canau, relacionando-a com Fernando Pessoa, é a ligação da metamorfose, que é central na obra de António Canau, com a heteronímia, que é central na obra de Fernando Pessoa. A palavra “metamorfose”, em sentido figurado significa: alteração da personalidade, da identidade e do modo de pensar. Ora, a metamorfose, na obra artística de António Canau, é uma forma de despersonalização, e por outro lado a despersonalização, nos heterónimos de Fernando Pessoa, é uma forma de metamorfose.
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Divulgado no programa "NADA SERÁ COMO DANTE" (RTP-2). Veja neste link: Nada Será Como Dante Episódio 5 - de 31 Jan 2023 - RTP Play - RTP
Índice:
PREFÁCIO
1) – DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS ARTES – Classificação das artes – Polémica entre Ricardo Reis e Álvaro de Campos quanto à classificação das artes – A música é apenas a forma subtilizada das artes de comunicação social
2) – DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ARTE – Manifesto – princípios gerais – Ensaio sobre a disciplina – Introdução à Estética – A arte é a notação nítida de uma impressão errada – Toda a arte é sobreposição às coisas – Manifesto – Arte – idealização – A arte consiste na organização ideal da matéria – O critério da perspicuidade – Objetar-se-á, sem dúvida – Não repararam na natureza da arte – Toda a arte é uma forma de literatura – Athena – Apontamentos para uma estética não aristotélica
3) – FINALIDADE E VALOR DA ARTE – A arte não tem, para o artista, fim social – Mas, perguntar-se-á talvez – O valor essencial da arte está em ela ser o indício – A arte dá-nos, não a vida com beleza – O fim da arte inferior é agradar – Há as artes cujo fim é entreter – Tornar o útil agradável – Que essa arte não é feita para o povo? – A arte existe, não como quer Campos, para substituir a vida – O fim da arte é imitar perfeitamente a Natureza – A obra de arte é primeiro obra, depois obra de arte
4) – PSICOLOGIA DA ARTE – A obra de arte é produção do instinto – A base de toda a arte é a sensação – A vida consiste no equilíbrio de duas forças – O Homem é um animal irracional – Um grande artista nota-se aplicando-lhe a seguinte pergunta crítica – A obra de arte, fundamentalmente – Sobre Octávio – A imoralidade das biografias – Degenerescência e arte – O essencial em arte
5) – SOCIOLOGIA DA ARTE – O problema da sobrevivência – Relação entre a arte moderna e a vida moderna – O génio é uma anormalidade representativa de correntes sociais – A causação económica
6) – A CRÍTICA DE ARTE – Balança de Minerva – Nas épocas de passagem das sociedades – Um dos erros mais graves
7) – O ARTISTA – Os três géneros de artistas – As três qualidades fundamentais do artista – O artista tem de nascer belo e elegante – O artista pode não ser inteligente, mas deve ser intelectual
8) – A GENIALIDADE – O homem de génio é um intuitivo – O génio é anormal – Pode admitir-se que o génio não seja apreciado na época em que surge – Ocorre imediatamente perguntar como é que o génio chega, afinal, a ser apreciado – A primeira distinção que o crítico deve aprender a intuir
9) – A CELEBRIDADE – Poderia supor-se que a presença no mesmo homem – Algumas obras morrem por não terem mérito – É mais difícil asseverar o que sobreviverá pela sua representatividade – Os Virgílios mais nobres não têm Mecenas
10) – A ARTE E A MORAL – A questão da arte moral ou imoral – Este problema da arte imoral – As relações entre a arte e a moral – A arte suprema tem por fim libertar – A arte e a sensualidade – O poema Antínoo – Elogio dos castos, dos pederastas e dos masturbadores – A verdade acerca de homens como Shaw – A moral tem duas formas, uma inferior e instintiva, outra superior e racional – António Botto e o ideal estético em Portugal – António Botto e o ideal estético criador – Sobre a novela António – Ideal estético
11) – ESCOLAS E CORRENTES ARTÍSTICAS – A arte grega – A arte do Cristianismo – A arte da Renascença – A arte moderna – O romantismo – O neoclassicismo e o romantismo – O realismo e o romantismo – Correntes artísticas e decadentismo – O futurismo – O sensacionismo – O vertiginismo e o intersecionismo
12) – TEXTOS DO LIVRO DO DESASSOSSEGO – Que é a arte senão a negação da Vida? – A arte é um esquivar-se a agir – O mundo, no qual nascemos – A arte consiste em fazer os outros sentir – A arte livra-nos ilusoriamente da sordidez de sermos – O mundo é de quem não sente – A sublimidade de desperdiçar uma vida – A procura da verdade – É legítima toda a violação da lei moral que é feita em obediência a uma lei moral superior – Mais do que outras artes, são a literatura e a música
BIBLIOGRAFIA
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AUTORES:
VICTOR CORREIA frequentou a Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma (formação em Filosofia). Frequentou também o curso de piano, durante alguns anos, na Escola de Música de São Teotónio, em Coimbra. Concluiu a licenciatura em Filosofia, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é pós-graduado em Formação Educacional, na mesma Faculdade, e tem o Mestrado em Estética e Filosofia da Arte, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (formações obtidas antes do Processo de Bolonha). É doutorado em Filosofia Política e Jurídica, na Universidade da Sorbonne, em Paris, onde foi orientado pelo filósofo francês Yves Charles Zarka. É pós-doutorado em Ética e Filosofia Política, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem exercido funções de docência na sua área de formação, e tem organizado e apresentado comunicações em várias conferências. É membro de algumas associações científicas e culturais. Tem publicado diversos artigos em jornais, e em revistas nacionais e internacionais. Tem também mais de vinte livros publicados, em várias editoras, sobre diversos temas.
ANTÓNIO CANAU fez o curso de Artes Gráficas na Escola Artística António Arroio, em Lisboa. Licenciou-se em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Fez o Mestrado em Belas Artes - Master of Arts in Fine Art, Printmaking (gravura), na Slade School of Fine Art da University College, em Londres. Fez o doutoramento e o pós-doutoramento na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde é professor, assim como também é professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Faz parte de centros de investigação, tem sido conferencista e curador. Foi membro do Conselho Técnico da Sociedade Nacional de Belas Artes entre 2015 e 2017. Participou em muitas exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais. Recebeu diversos prémios nacionais e internacionais. A sua obra está representada em diversas coleções públicas e privadas, em coleções nacionais como por exemplo na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e em coleções internacionais como por exemplo no British Museum, em Londres. Desenvolve atividade artística em escultura, medalha-objeto, desenho, gravura, fotografia, e livros de artista. É Membro do Grupo Anverso/Reverso de Medalha Contemporânea.
Detalhes:
Ano: 2022
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 232
Formato: 23x16
ISBN: 9789895662050
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