Anais




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Tácito
Edição: Ricardo Nobre

Sinopse:

Talvez seja mais estimulante para o leitor moderno perceber que Tácito o ensina a compreender como Roma conduziu a sua política, interna e externa, administrou as suas províncias (Bretanha, Germânia, Panónia), assegurou a expansão militar. É dele o relato das grandes revoltas dos exércitos no primeiro século da nossa era, dos funerais de Germânico, das mortes de Cláudio, de Britânico e de Agripina, do grande incêndio de Roma e consequente perseguição dos Cristãos, das mortes de Séneca e de Petrónio, decorrentes da conjura de Pisão para derrubar Nero. Em suma, a história de Roma, do Reino Unido, da Alemanha, da Áustria, da Hungria, dos Judeus, do Cristianismo e do Próximo Oriente não pode ser escrita sem a obra de Tácito.

Índice:

Prefácio: O Tempo de Tácito
Nuno Simões Rodrigues

Introdução
Ricardo Nobre

Critérios da edição

Anais de Cornélio Tácito

Livro Primeiro

Livro Segundo

Livro Terceiro

Livro Quarto

Livro Quinto

Livro Sexto

Livro Undécimo

Livro Duodécimo

Livro Décimo Terceiro

Livro Décimo Quarto

Livro Décimo Quinto

Livro Décimo Sexto



* * * * *


TRADUTOR:

«Contemporâneo de dois séculos», JOSÉ LIBERATO FREIRE DE CARVALHO nasceu em S. Martinho do Bispo, Coimbra, em 1772. Filho de Aires António Antunes Freire e de Maria Joaquina Sequeira de Carvalho, era irmão de D. António da Visitação Freire de Carvalho e de Francisco Freire de Carvalho. Deputado às Cortes, pertenceu à Academia Real das Ciências, à Academia das Belas-Artes de Lisboa e ao Instituto Histórico de Paris; foi também membro da Maçonaria e administrador da Imprensa Nacional. Exilado liberal, foi redactor do Investigador Português e do Campeão Português, ou Amigo do Rei e do Povo. Na sua obra memorialística e histórica (Ensaio Histórico-Político sobre a Constituição e o Governo de Portugal, de 1830; Memórias com o Título de Anais para a História do Tempo que Durou a Usurpação de D. Miguel, 1841-1843; Memórias da Vida de José Liberato Freire de Carvalho, 1855) revela-se uma forte afinidade com o pensamento de Cornélio Tácito, de cujos Anais foi até hoje o único tradutor.


RICARDO NOBRE (Edição, introdução, notas e índices )– Doutorado em Estudos Portugueses e Licenciado e Mestre em Estudos Clássicos (Literatura Latina) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é investigador do Centro de Estudos Clássicos e professor auxiliar convidado da Universidade Católica Portuguesa, onde lecciona Latim.

NUNO SIMÕES RODRIGUES (Prefácio) – Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutor em Letras, na especialidade de História da Antiguidade Clássica, é também investigador dos Centros de História e de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa.

CRISTINA PIMENTEL (coordenação) – Professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, investigadora do Centro de Estudos Clássicos, com publicações na área da literatura latina, da cultura clássica e da recepção dos autores clássicos na literatura portuguesa. Os seus autores de eleição são Vergílio, Séneca, Tácito e Santo Agostinho.

Detalhes:

Ano: 2022
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 480
Formato: 24x17
ISBN: 9789895662449
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
03/12/2022
MUNDO(S) – Livro 20, coord. Ângelo Rodrigues, e DO PRINCÍPIO E DO FIM, da autoria de Ângelo Rodrigues
LANÇAMENTO: dia 3 de Dezembro (sábado), na SNBA, em Lisboa

03/12/2022
GENTE DA NOSSA TERRA, da autoria de Francisca Lopes Bicho
LANÇAMENTO: 3 de dezembro (sáb.), às 16h00, na Casa Fialho de Almeida, em Cuba

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]