As Noites do Cacimbo




Recomendar livro a um amigo
Temas: Romance

Sinopse:

António Luiz Rafael, presença constante da memória televisiva, dá-nos uma vez mais a conhecer a sua faceta de romancista, trazendo até nós agora o seu terceiro romance. Autor de “Sara e a Paixão – Entre o Alentejo e Moçambique” e “As Horas dos Tempos”, em ambos as histórias nos transportam para a referência a África, marca incontestável deste continente na vida do autor. Subjacente sempre a magia que no imaginário coletivo se associa ao continente africano, também no presente romance encontramos essa referência, havendo uma personagem que é neste continente que vivencia uma felicidade pessoal e profissional. ¶¶ Sem querer levantar o véu da história, deixando ao leitor o caminho livre para a sua descoberta, neste conto largo, como o autor o designa, acompanhamos a vida de personagens que nos trazem uma outra experiência, a da música. Ao ler as passagens, envolvemo-nos na descrição, fazendo-nos sentir presentes nos concertos, sentimos a música como se na realidade ela estivesse a ser tocada e deixa-nos mais ricos. Revisitamos lugares e lembramos compositores, ganhando na leitura a evasão que só um bom livro nos dá. ¶¶ [Graça Viegas] ************************************************************* Mas voltando ao tema da desafinação do piano. Madalena também passou a notar que quando tinha de teclar a zona do Ré sustenido o som era menos activo, como se algo estivesse a evitar que a percussão se fizesse convenientemente. Curiosa, resolveu dar uma vista de olhos ao interior do instrumento, procedimento relativamente simples pois havia apenas que levantar a tampa que se movia por intermédio de duas dobradiças e seguidamente retirar o painel frontal que assentava num vulgar encaixe. Feito isto, ali tinha à vista as oitenta e tal peças de madeira cobertas de feltro (designadas por “martelo”) que, manobradas a partir do teclado, batiam nas cordas bem tensas pela afinação, produzindo assim o som desejado. Só que neste caso, e para surpresa de Madalena, esta verificou que entre duas das cordas, e um pouco de esguelha, se encontrava entalado um pequeno livro. A que propósito tal coisa tinha ali ido parar e, mais, qual seria o conteúdo?

Índice:

* * * * *

AUTOR:

ANTÓNIO LUIZ RAFAEL [Lisboa] exerceu actividade profissional como jornalista ao longo de cerca de 60 anos partilhados entre a Rádio e a Televisão. Primeiramente no Rádio Clube de Moçambique, onde desempenhou funções durante duas décadas, o que lhe permitiu também múltiplas deslocações a Angola, S. Tomé e Príncipe ou Guiné, bem como a outras zonas do continente africano. Neste roteiro se poderá incluir uma deslocação ao Brasil.
Em 1975 regressa a Portugal onde é admitido na Radio-Televisão Portuguesa, ali actuando na área do jornalismo e nas vertentes da apresentação de Telejornais, entrevistas e reportagens gravadas ou em directo.
Em 1992 é convidado para orientar a delegação da RTP em Évora, assumindo posteriormente o cargo de Coordenador do Centro de Emissão do Alentejo.

Detalhes:

Ano: 2022
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 118
Formato: 21x15
ISBN: 9789895661794
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978-2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]