Ciclo Lunar

Duas Novelas Góticas e uma História de Amor




Recomendar livro a um amigo
Autoria: João Luís Nabo

Sinopse:

Do passado mais recuado e profundo de personagens sofredoras e em constante demanda pela verdade e pela justiça nasceram estas três histórias, produto de alguns percursos do autor pelo universo da literatura gótica. Os Conventos da Saudação, de São Francisco e de São Domingos transformaram-se nos cenários estrategicamente escolhidos para o desenrolar dos acontecimentos mais extraordinários e inimagináveis, fruto do medo e da intolerância. Em todos eles, circulam nas trevas de uma longa noite, personagens à beira da loucura, em busca de uma luz que lhes alivie os tormentos e as afaste dos terrores que as perseguem. ¶ Contaminados pelos ambientes que rodeiam o permanente arrastar dos seus dias, todos os participantes destas narrativas devolvem a cada átomo, a cada parede, a cada cela, esse medo indizível, provocado pela incerteza permanente e pelos seus próprios excessos que os colocam desesperadamente à beira do abismo. ¶ A dúvida, esse grão de areia que se instala perversamente na alma de cada personagem, desenvolve-se e cria uma verdadeira tempestade de impulsos monstruosos, por onde passam o amor e o ódio, a espiritualidade e o erotismo, a fé e o vazio, a intolerância, a perseguição e a morte. Constança e Teófilo, Honório, Urbano e Marcos, Raimundo e Sara são os actores destas narrativas, seres de carne e osso como nós, nessa busca desesperada pela verdade, e que vão encontrando no seu percurso outras personagens, umas luminosas, outras igualmente sombrias. ¶ Em fundo, um Portugal dos séculos XVI e XVII, a sair da medievalidade e em lenta mudança, porque lentas são as pessoas a aceitar novos caminhos, a beber o que é novo, a acreditar que, afinal, tudo poderia ter sido diferente. Em Vila Nova e no resto da Mundo. Ou talvez não.

Índice:

Agradecimentos

Prefácio

O Cordeiro
1. O Convento
2. A Última Ceia
3. O Testamento
4. O Poço
5 Valentim
6 O Cordeiro
7 Teófilo

O Abismo
1. A Cripta
2. A Sala do Capítulo
3. Urbano
4. Marcos
5. O Templo
6. A Cela
7. O Aviso
8. O Purgatório
9. A Venda de Patalim
10. Expiação

Sara
1. Raimundo
2. A Passadeira Roxa
3. A Noviça
4. O Túnel
5. O Muro
6. Madre Ângela
7. O Reencontro



* * * * *


AUTOR:

JOÃO LUÍS NABO. Nasceu em Montemor-o-Novo, em Dezembro de 1960. Licenciou-se em 1983 em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Clássica de Lisboa e terminou em 2009 o mestrado em Criações Literárias Contemporâneas pela Universidade de Évora, na especialidade de Literatura Norte-Americana Contemporânea.
É professor efectivo no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo. Estudou piano, foi organista e director do Coro Litúrgico da Igreja Matriz de Montemor-o-Novo, professor de piano da Escola de Música da Sociedade Carlista e director do jornal regional “Folha de Montemor”. Compõe para coro e para teatro e é colunista do jornal “O Montemorense”.
Os seus trabalhos como escritor e interessado pela literatura compreendem três livros de contos e um de crónicas, e ainda artigos académicos sobre literatura gótica, incluídos em obras da especialidade. Participou como orador e moderador em diversas jornadas literárias. Em 1987, fundou o Coral de São Domingos de Montemor-o-Novo, que dirige até aos dias de hoje. É maestro, desde Fevereiro de 2013, do Orfeão de Estremoz Tomás Alcaide.
Vive em Montemor, é casado e tem três filhos: o João, a Joana e o Pedro, as suas únicas e verdadeiras obras de arte.

Detalhes:

Ano: 2022
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 190
Formato: 21x15
ISBN: 9789895661572
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
22/06/2023
JOSÉ MANUEL SARMENTO DE BEIRES, da autoria de Fernando da Rocha Ribeiro
LANÇAMENTO: dia 22 de junho (5.ª feira), às 17h00, na Irmandade da Lapa, no Porto. Apresentação: Major-General João Vieira Borges; Prof. Doutor António Ventura; Prof. Doutor Sérgio Veludo Coelho

17/06/2023
UM JUDEU PORTUGUÊS EM ISTAMBUL, da autoria de Pedro Cantinho Pereira
LANÇAMENTO: dia 17 de junho (sáb.), às 21h00, Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. Apresentação: Doutora Carla Vieira (Investigadora integrada do CHAM – FCSH, Universidade Nova de Lisboa)

11/06/2023
Edições Colibri na 93.ª edição da FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
VISITE-NOS no stand B15 (Praça Verde) * Entre 25 de Maio e 11 de Junho de 2023, no Parque Eduardo VII (Metro: Marquês de Pombal e/ou Parque), em Lisboa.

05/06/2023
POESIA PARA SOBREVIVER, da autoria de Graciete Felício
LANÇAMENTO: dia 5 de junho (2.ª feira), às 18h00, no Grémio Literário, em Lisboa

04/06/2023
MUNDO(S) - Livro 22. Coord. Literária de Ângelo Rodrigues
APRESENTAÇÃO: dia 4 de Junho (domingo), às 18h00, no Auditório Poente da Feira do Livro de Lisboa. Apresentação dos Poetas e do Projecto: Ângelo Rodrigues

02/06/2023
MONSARAZ - Reconstruir a Memória, da autoria de Ana Paula Amendoeira
APRESENTAÇÃO: dia 2 de junho (6.ª feira), às 18h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: José Aguiar (Professor da Faculdade de Arquitetura de Lisboa) Paula Moura Pinheiro (Jornalista da RTP)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]