Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Para além de mostrar o quão importante é o seu papel na diversificação das exportações do país, esta publicação descreve algumas políticas relacionadas com a internacionalização das empresas nacionais. Fica patente da sua leitura que a internacionalização constitui um imperativo e deve ser parte da política económica geral. [Dr. Sérgio dos Santos MINISTRO DA ECONOMIA E PLANEAMENTO DE ANGOLA]
*********************************************************
Concordo com a articulação que uma consideração cuidadosa deve ser dada para avaliar os efeitos da estrutura tarifária vigente, incluindo seu impacto sobre a capacidade das empresas nacionais para conectarem-se e participarem nas cadeias de valor internacionais. [Dr. Santos Mussamo ADMINISTRADOR – ADMINISTRAÇÃO GERAL TRIBUTÁRIA DE ANGOLA]
*********************************************************
Este livro detalha, com fundamentação, as medidas que, quando adotadas, podem dinamizar a participação das empresas nacionais no mercado estrangeiro. [Dra. Maria Fernanda de Azevedo – VICE-PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS MULHERES EMPREENDEDORAS DE ANGOLA]
Índice:
Prefácio
Comentários
Resumo Executivo
Parte I: Introdução
Capítulo I – Introdução
I. Importância da diversificação económica
II. Importância das exportações
III. Políticas sobre internacionalização das empresas A. Internacionalização e competitividade das empresas B. Políticas e instrumentos de incentivos à internacionalização
IV. Objetivo e estrutura do livro
Parte II: Internacionalização das empresas
Capítulo II – Internacionalização das empresas
I. Discussão geral
II. Internacionalização das empresas: definição e razões A. Definição B. Razões de internacionalização
III. Motivações de internacionalização A. Principais motivações para a internacionalização B. Motivações proativas C. Motivações reativas
IV. Conclusão
Capítulo III – Internacionalização das empresas através das exportações
I. Discussão geral
II. Exportação direta A. Discussão geral B. Modos de exportação direta C. Vantagens e riscos
III. Exportação indireta A. Discussão geral B. Modos de exportação indireta C. Vantagens e riscos
IV. Conclusão
Capítulo IV – Internacionalização pelos investimentos no estrangeiro e modos contratuais
I. Discussão geral
II. O investimento direto no estrangeiro A. Propriedade total ou parcial B. Joint-ventures C. Alianças de capital
III. Contrato de licença A. Definição B. Vantagens C. Riscos
IV. Contrato de franchising A. Definição B. Vantagens C. Riscos
V. Contratos de gestão A. Definição B. Vantagens C. Riscos
IV. Conclusão
Parte III: Política de internacionalização
Capítulo V – Fundamento da política de internacionalização
I. Discussão geral
II. Internacionalização e diversificação da economia A. Exportações como modelo de diversificação da economia B. Benefícios da diversificação das exportações
III. Efeitos diretos das exportações A. Benefícios das exportações sobre os países B. Benefícios para a empresa
IV. Conclusão
Capítulo VI – Políticas de internacionalização pelas exportações
I. Discussão geral
II. Política de competitividade do país e das empresas A. Política geral B. Políticas especificas
III. Estratégia nacional das exportações A. Estratégia nacional de promoção das exportações B. Política de internacionalização como parte da estratégia nacional das exportações C. Medidas de promoção das exportações
IV. Conclusão
Parte IV: Instrumentos de promoção de internacionalização
Capítulo VII – Incentivos financeiros às exportações
I. Discussão geral
II. Financiamento das exportações A. Fontes de financiamento B. Desafio do financiamento das exportações
III. Serviços financeiros A. Garantias e outros instrumentos financeiro para os exportadores B. Subsídios gerais e de exportação
IV. Conclusão
Capítulo VIII – informações sobre os mercados de exportação
I. Discussão geral
II. Informação sobre os mercados de exportação A. Importância da inteligência competitiva B. Desafios no processo de aquisição de informações
III. Programa de promoção das exportações A. Informação como bem público B. Importância da pesquisa de mercado C. Outros serviços
IV. Conclusão
Capítulo IX – Assistência na preparação às exportações
I. Discussão geral
II. Prontidão para a exportação
A. Diagnóstico da empresa e plano de exportação
B. Diagnóstico do produto
C. Diagnóstico dos recursos humanos
III. Programa de promoção da internacionalização A. Sistema de educação B. Eventos de formação C. Aconselhamento individual
IV. Conclusão
Capítulo X – Missões comerciais e outras atividades de geração de parcerias comerciais
I. Discussão geral
II. Eventos promocionais A. Missões comerciais B. Feiras C. Reunião entre compradores e vendedores
III. Papel do governo
IV. Conclusão
Parte V: Epílogo e bibliografia
Capítulo XI – Epílogo
Bibliografia
* * * * *
GILBERTO D. F. ANTÓNIO – Mestrado em Estatística pela Universidade de Neuchâtel (Suíça), Licenciaturas em Economia Monetária e Financeira e em Ciências Políticas, ambas pela Universidade de Genebra (Suíça). Trabalhou na Missão Permanente de Angola em Genebra, onde foi membro da equipa técnica angola na OMC. Trabalhou igualmente no domínio bancário. Ensinou estatística e economia na Escola Superior de Comércio e nas escolas secundárias de Genebra. Atualmente, é consultor em comércio e investimentos internacionais. É autor de livros sobre comércio internacional, entre os quais Os Acordos da OMC, textos completos e sínteses, 516 p, Editando, Lisboa, 2016.
ADELINO A.S. MUXITO – Mestrado em Economia Internacional, Finanças e Desenvolvimento pela Universidade de Surrey (Reino Unido). Licenciatura em Economia e Finanças pela Universidade do Quebeque em Montreal (Canadá). Trabalhou para diferentes organismos das Nações Unidas em vários países. Foi perito internacional da UNESCO em estatísticas no quadro da assistência técnica ao Ministério da Educação de Angola. Trabalhou igualmente para a Total E&P Angola, multinacional do ramo petrolífero. Atualmente trabalha na CNUCED como coordenador nacional do programa TRAIN FOR TRADE II. É autor do livro A graduação de Angola dos PMA, perspectivas e desafios (com G.D.F. António), 236 p, Editando, Lisboa, 2013.
Detalhes:
Ano: 2021
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 170
Formato: 23x16
ISBN: 9789895660902
|