Internacionalização das Empresas

Políticas e Instrumentos de Promoção




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Para além de mostrar o quão importante é o seu papel na diversificação das exportações do país, esta publicação descreve algumas políticas relacionadas com a internacionalização das empresas nacionais. Fica patente da sua leitura que a internacionalização constitui um imperativo e deve ser parte da política económica geral. [Dr. Sérgio dos Santos MINISTRO DA ECONOMIA E PLANEAMENTO DE ANGOLA] ********************************************************* Concordo com a articulação que uma consideração cuidadosa deve ser dada para avaliar os efeitos da estrutura tarifária vigente, incluindo seu impacto sobre a capacidade das empresas nacionais para conectarem-se e participarem nas cadeias de valor internacionais. [Dr. Santos Mussamo ADMINISTRADOR – ADMINISTRAÇÃO GERAL TRIBUTÁRIA DE ANGOLA] ********************************************************* Este livro detalha, com fundamentação, as medidas que, quando adotadas, podem dinamizar a participação das empresas nacionais no mercado estrangeiro. [Dra. Maria Fernanda de Azevedo – VICE-PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS MULHERES EMPREENDEDORAS DE ANGOLA]

Índice:

Prefácio

Comentários

Resumo Executivo


Parte I: Introdução

Capítulo I – Introdução

I. Importância da diversificação económica

II. Importância das exportações

III. Políticas sobre internacionalização das empresas
A. Internacionalização e competitividade das empresas
B. Políticas e instrumentos de incentivos à internacionalização

IV. Objetivo e estrutura do livro


Parte II: Internacionalização das empresas

Capítulo II – Internacionalização das empresas

I. Discussão geral

II. Internacionalização das empresas: definição e razões
A. Definição
B. Razões de internacionalização

III. Motivações de internacionalização
A. Principais motivações para a internacionalização
B. Motivações proativas
C. Motivações reativas

IV. Conclusão

Capítulo III – Internacionalização das empresas através das exportações

I. Discussão geral

II. Exportação direta
A. Discussão geral
B. Modos de exportação direta
C. Vantagens e riscos

III. Exportação indireta
A. Discussão geral
B. Modos de exportação indireta
C. Vantagens e riscos

IV. Conclusão

Capítulo IV – Internacionalização pelos investimentos no estrangeiro e modos contratuais

I. Discussão geral

II. O investimento direto no estrangeiro
A. Propriedade total ou parcial
B. Joint-ventures
C. Alianças de capital

III. Contrato de licença
A. Definição
B. Vantagens
C. Riscos

IV. Contrato de franchising
A. Definição
B. Vantagens
C. Riscos

V. Contratos de gestão
A. Definição
B. Vantagens
C. Riscos

IV. Conclusão


Parte III: Política de internacionalização

Capítulo V – Fundamento da política de internacionalização

I. Discussão geral

II. Internacionalização e diversificação da economia
A. Exportações como modelo de diversificação da economia
B. Benefícios da diversificação das exportações

III. Efeitos diretos das exportações
A. Benefícios das exportações sobre os países
B. Benefícios para a empresa

IV. Conclusão

Capítulo VI – Políticas de internacionalização pelas exportações

I. Discussão geral

II. Política de competitividade do país e das empresas
A. Política geral
B. Políticas especificas

III. Estratégia nacional das exportações
A. Estratégia nacional de promoção das exportações
B. Política de internacionalização como parte da estratégia nacional das exportações
C. Medidas de promoção das exportações

IV. Conclusão

Parte IV: Instrumentos de promoção de internacionalização

Capítulo VII – Incentivos financeiros às exportações

I. Discussão geral

II. Financiamento das exportações
A. Fontes de financiamento
B. Desafio do financiamento das exportações

III. Serviços financeiros
A. Garantias e outros instrumentos financeiro para os exportadores
B. Subsídios gerais e de exportação

IV. Conclusão

Capítulo VIII – informações sobre os mercados de exportação

I. Discussão geral

II. Informação sobre os mercados de exportação
A. Importância da inteligência competitiva
B. Desafios no processo de aquisição de informações

III. Programa de promoção das exportações
A. Informação como bem público
B. Importância da pesquisa de mercado
C. Outros serviços

IV. Conclusão

Capítulo IX – Assistência na preparação às exportações

I. Discussão geral

II. Prontidão para a exportação

A. Diagnóstico da empresa e plano de exportação

B. Diagnóstico do produto

C. Diagnóstico dos recursos humanos

III. Programa de promoção da internacionalização
A. Sistema de educação
B. Eventos de formação
C. Aconselhamento individual

IV. Conclusão

Capítulo X – Missões comerciais e outras atividades de geração de parcerias comerciais

I. Discussão geral

II. Eventos promocionais
A. Missões comerciais
B. Feiras
C. Reunião entre compradores e vendedores

III. Papel do governo

IV. Conclusão


Parte V: Epílogo e bibliografia

Capítulo XI – Epílogo

Bibliografia


* * * * *


GILBERTO D. F. ANTÓNIO – Mestrado em Estatística pela Universidade de Neuchâtel (Suíça), Licenciaturas em Economia Monetária e Financeira e em Ciências Políticas, ambas pela Universidade de Genebra (Suíça). Trabalhou na Missão Permanente de Angola em Genebra, onde foi membro da equipa técnica angola na OMC. Trabalhou igualmente no domínio bancário. Ensinou estatística e economia na Escola Superior de Comércio e nas escolas secundárias de Genebra. Atualmente, é consultor em comércio e investimentos internacionais. É autor de livros sobre comércio internacional, entre os quais Os Acordos da OMC, textos completos e sínteses, 516 p, Editando, Lisboa, 2016.


ADELINO A.S. MUXITO – Mestrado em Economia Internacional, Finanças e Desenvolvimento pela Universidade de Surrey (Reino Unido). Licenciatura em Economia e Finanças pela Universidade do Quebeque em Montreal (Canadá). Trabalhou para diferentes organismos das Nações Unidas em vários países. Foi perito internacional da UNESCO em estatísticas no quadro da assistência técnica ao Ministério da Educação de Angola. Trabalhou igualmente para a Total E&P Angola, multinacional do ramo petrolífero. Atualmente trabalha na CNUCED como coordenador nacional do programa TRAIN FOR TRADE II. É autor do livro A graduação de Angola dos PMA, perspectivas e desafios (com G.D.F. António), 236 p, Editando, Lisboa, 2013.

Detalhes:

Ano: 2021
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 170
Formato: 23x16
ISBN: 9789895660902
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

20/04/2024
PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADANIA NA REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 1974, da autoria de Maria José Maurício
APRESENTAÇÃO: dia 20 de Abril (sáb.), às 16h00, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

19/04/2024
POR UM MUNDO NOVO, A SÉRIO – UMA IDEOLOGIA PROGRESSISTA DO SÉCULO XXI, da autoria de Pedro Ferraz de Abreu
LANÇAMENTO: dia 19/04/2024 (6.ª f.), às 17h30, na Associação 25 de Abril, Rua da Misericórdia, n.º 95, em Lisboa. Apresentação: Coronel Carlos Matos Gomes

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]