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Sinopse:
O livro aborda o papel da rede externa como catalisador da iniciativa privada e a importância dos seus instrumentos como incentivo ao investimento e ao comércio, sobretudo aos projetos geradores de emprego e que se destinam a novos mercados ou que, à partida, espelhem potenciais vantagens competitivas. ¶¶ [Prof. Doutora Maria Sousa Galito (Universidade de Lisboa)]
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O livro mostra com clareza que a diplomacia moderna é também económica, transformando as missões diplomáticas em instrumentos de criação de empregos no país através do seu papel preponderante na promoção das exportações e captação de investimentos estrangeiros. ¶ A diplomacia deve estar ao serviço do desenvolvimento, da promoção da exportação e da captação de investimentos. ¶¶ [Dr. Sérgio dos Santos (Ministro da Economia e Planeamento de Angola)]
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As Embaixadas devem ser as portas avançadas da representação, da promoção, de contactos e da mobilização de investimentos. Este livro, pela relevância e clareza da sua abordagem, demostra que pode ser necessário a refundação ou reforma da diplomacia tradicional, inserindo a dimensão económica. ¶¶ [Dr. Carlos Semedo (Embaixador de Cabo Verde no Luxemburgo)]
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Ao longo das últimas décadas, muitos governos reforçaram as atividades diplomáticas comerciais, aumentando o orçamento dedicado ao apoio à exportação e à captação de investimentos, bem como formalizando o tratamento das questões económicas nos Ministérios das Relações Exteriores/Negócios Estrangeiros e nas embaixadas. ¶ A diplomacia comercial corresponde às atividades conduzidas por representantes do Estado no exterior do país, visando gerar ganhos económicos nas formas de comércio e investimento direto. Habilidades diplomáticas e conexões de alto nível são postas ao serviço do empresariado nacional, para o ajudar a explorar e garantir oportunidades de negócios no exterior, e utilizadas para incentivar as empresas estrangeiras a investirem no país.
Índice:
Lista de Abreviaturas
Resumo Executivo
Parte I: Introdução
Capítulo I – Introdução
I. A diplomacia no contexto da globalização A. Efeitos da globalização B. Globalização e desenvolvimento da diplomacia comercial
II. Instrumentos de promoção das exportações e captação de investimentos estrangeiros A. Instrumentos de promoção das exportações B. Instrumentos de captação de investimentos
III. Objetivo e estrutura do livro A. Objetivo do livro B. Estrutura do livro
Parte II: Estrutura e atividades da diplomacia comercial
Capítulo II – Diplomacia comercial
I. Discussão geral
II. Diplomacia comercial: definição A. Definição de diplomacia comercial B. Diplomacia comercial vs diplomacia económica
III. Atividades primárias A. Promoção comercial B. Promoção e captação de investimentos C. Outras atividades
IV. Localização das missões de diplomacia comercial A. Critérios de abertura de missão diplomática B. Abertura de missão diplomática por razões económicas V. Conclusão
Capítulo III – Estrutura organizacional da diplomacia comercial
I. Discussão geral
II. Organização institucional no país A. Diplomacia comercial pelo Ministério do Comércio/Economia B. Diplomacia comercial pelo Ministério dos Negócios das Estrangeiros/ Relações Exteriores C. Diplomacia comercial por um Ministério unificado das Relações e Comércio Exteriores D. Diplomacia comercial através de um mecanismo de coordenação E. Diplomacia comercial por uma agência independente
III. Organização institucional no exterior A. Autonomia ou dependência a uma missão diplomática B. Benefícios de exercício exclusivo
IV. Conclusão
Capítulo IV – Atividades da diplomacia comercial
I. Discussão geral
II. Promoção das exportações e captação de investimentos A. Promoção das exportações pela diplomacia comercial B. Diplomacia e investimentos nacionais no estrangeiro C. Diplomacia e investimentos estrangeiros no país
III. Natureza das atividades da diplomacia comercial A. Função consultiva B. Função de facilitação C. Função de representação
IV. Conclusão
Capítulo V – Diplomata comercial
I. Discussão geral
II. Atores e rede da diplomacia comercial A. Responsabilidades do diplomata B. Relação com as instituições de apoio ao comércio
III. Requisitos de formação e perfil de diplomata A. Requisitos de formação B. Formação continua C. Perfil teórico de diplomatas comerciais Promotor de negócio Funcionário Generalista
IV. Conclusão
Parte III: Instrumentos de promoção das exportações de investimentos
Capítulo VI – Inteligência competitiva
I. Discussão geral
II. Inteligência competitiva: importância e tipo de análise A. Importância da inteligência competitiva B. Definição C. Tipo de análise Análise do ambiente global de negócios Análise de mercado
III. Papel da diplomacia comercial A. Produção e disseminação de inteligência B. Inteligência competitiva para promoção de exportação e captação de investimentos Inteligência competitiva para promoção de exportação Inteligência competitiva para captação de investimentos
IV. Conclusão
Capítulo VII – Construção de imagem
I. Discussão geral
II. Construção de imagem e promoção de investimentos e das exportações A. Construção de imagem e promoção das exportações B. Construção de imagem e investimentos estrangeiros
III. Diplomacia e construção de imagem do país A. Importância da construção de imagem do país B. Atividades de construção de imagem da diplomacia comercial Sítio Internet Campanha de Relações Públicas Publicidade Participação em conferências e exposições de investimento Boletins informativos e outras ferramentas de marketing direto
IV. Conclusão
Capítulo VIII – Prospeção de investimentos
I. Discussão geral
II. Prospeção de investimentos: definição e objetivos
III. Atividades de prospeção e contactos com os investidores A. Segmentação da empresa Segmentação setorial Segmentação de investidores B. Resposta às solicitações dos investidores A. Organização de visita aos investidores
IV. Conclusão
Capítulo IX – Missões comerciais
I. Discussão geral
II. Missões comerciais A. Conceito de missão comercial B. Tipo de missões comerciais Segundo destino Segundo características dos participantes Segundo os organizadores Segundo o foco geográfico Outras missões C. Participação numa missão comercial
III. Papel da diplomacia comercial A. Organização das missões no exterior B. Organização das missões no país
IV. Conclusão
Capítulo X – Feiras
I. Discussão geral
II. As feiras A. Conceito de feira B. Tipo de feiras Categorias gerais Categoria segundo a finalidade Categoria segundo os participantes Caso particular: exposição universal C. Participação em feiras Como expositor Como visitante
III. Papel da diplomacia comercial A. Coordenação da participação B. Apoio técnico e/ou financeiro
IV. Conclusão
Capítulo XI – Reuniões entre compradores e vendedores
I. Discussão geral
II. Reunião entre compradores e vendedores A. Definição B. Tipos de reunião comprador-vendedor Ramo de atividade Origem dos participantes C. Participação em uma reunião comprador – vendedor Empresa pivô Empresa licitante
III. O papel da diplomacia comercial A. Organização B. Apoio técnico/financeiro
IV. Conclusão
Capítulo XII – Epílogo
I. Discussão geral
II. Recomendações Estrutura, localização e formação Medidas de promoção comercial
Bibliografia
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GILBERTO D. F. ANTÓNIO – Mestrado em Estatística pela Universidade de Neuchâtel (Suíça), Licenciaturas em Economia Monetária e Financeira e em Ciências Políticas, ambas pela Universidade de Genebra (Suíça). Trabalhou na Missão Permanente de Angola em Genebra, onde foi membro da equipa técnica angola na OMC. Trabalhou igualmente no domínio bancário. Ensinou estatística e economia na Escola Superior de Comércio e nas escolas secundárias de Genebra. Atualmente, é consultor em comércio e investimentos internacionais.
É autor dos livros seguintes: Os Acordos da OMC, textos completos e sínteses, 516 p, Editando, Lisboa, 2016; A facilitação do comércio e outras Decisões de Bali, perspectiva angolana (com L. Luansi), 272 p, Editando, Lisboa, 2014; A graduação de Angola dos PMA, perspectivas e desafios (com G.D.F. António), 236 p, Editando, Lisboa, 2013; Crise e fracasso do sistema comercial multilateral? Análise da 8.ª Conferência Ministerial da OMC de 2011, (com L. Luansi) 144p, Editando, 2012.
Detalhes:
Ano: 2021
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 180
Formato: 23x16
ISSN: 9789895660551
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