Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Este livro colige artigos, comunicações, entradas de dicionários e alguns textos inéditos sobre a história das mulheres e do género no decurso dos séculos XIX e XX, sobretudo em Portugal. Abordam-se questões relativas ao trabalho, à beleza, às representações políticas e ideológicas, bem como sobre a evolução historiográfica sobre a matéria. Os textos foram organizados em quatro módulos, tendo em comum aproximações temáticas e de conteúdos. A ordenação obedece aos seguintes títulos: Seduções; Tecendo laços e construindo a cidadania; Mulheres ativas, trabalho e transgressões e História das mulheres e do género em Portugal: dos anos zero à atualidade.
*******************************************************
Como se constrói a sedução feminina? O vocábulo seduzir, em termos etimológicos, significa, segundo o “Dicionário da Língua Portugueza” do Padre Rafael Bluteau, de 1789, “enganar com arte e manha”. Se avançarmos no tempo e fizermos uma breve incursão lexical por dicionários dos séculos XIX e XX, estes reiteram o mesmo sentido etimológico – enganar ardilosamente – a que associam outros sinónimos – encantar e fascinar – não contemplados na mencionada edição setecentista. De certa forma, deduz-se que o sedutor ou a sedutora carreiam a marca do ardil e da mistificação nas mais diversas formas de intervenção e de práticas discursivas em torno do corpo ou da relação amorosa, independentemente de eventuais juízos no plano moral.
Índice:
Nota Prévia
Seduções
“As armas da sedução feminina: das “cinturinhas de vespa” às “pernocas ao léu” (2.ª metade do século XIX princípios do século XX)”
Quando a gordura começou a deixar de ser formosura…Os caminhos de um novo paradigma estético nos finais do século XIX – inícios do século XX
Cabelos à Joãozinho e melindrosas: uma nova imagem das mulheres nos anos 1920
Brevíssimas palavras a propósito do uso da bengala na galanteria masculina
Tecendo laços e construindo a cidadania
A aprendizagem da cidadania. Os tempos de juventude de uma republicana singular: Cristina Torres dos Santos (1891-1921)
Associação Educativa da Mulher Pobre (1899-1908)
Associação de Propaganda Feminista (1911-1918)
A propósito dos direitos das mulheres ou o lento acesso à modernidade
Mulheres ativas, trabalho e transgressões
Sobre as mulheres dos campos do Mondego
“Abnegação, espírito de sacrifício e compaixão”: as questões de género na enfermagem em Portugal (2.ª metade do século XIX e inícios do século XX)
Sobre o universo da emigração no feminino ou as estórias de mulheres que recusaram o destino de Penélope...
Os perigos da leitura no feminino: dos livros proibidos aos aconselhados (séculos XIX e XX)
Mulheres na universidade de Coimbra: o caso das primeiras estudantes caboverdianas
“De estudante de livros debaixo do braço a médica” ou as memórias de uma aprendiz de medicina nos anos 1950
A história das mulheres e do género em Portugal: dos anos zero à atualidade
História das mulheres
História e Género até 1970
História das mulheres e de género em Portugal: horizontes temáticos e desafios atuais
Museus das mulheres na atualidade: criação, objetivos e o contributo da história
* * * * *
AUTORA:
IRENE VAQUINHAS é Doutorada em História e Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 2009. É Investigadora Integrada do Centro de História da Sociedade e da Cultura e foi sua Coordenadora Científica de Novembro de 2013 a Outubro de 2020. Tem colaborado em vários projetos internacionais. É membro da Academia Portuguesa da História. Tem publicados, entre livros, capítulos de livros, artigos, prefácios, recensões e notícias, mais de 200 estudos. As suas principais áreas de investigação são a História Contemporânea de Portugal, a História Rural, a História das Formas de Sociabilidade, a História da Vida Privada, a História das Mulheres e do Género e a História dos Patrimónios Alimentares.
Detalhes:
Ano: 2021
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 224
Formato: 23x16
ISBN: 9789896898229
|