Será Poesia?

[Cinquenta Ensaios]




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Mara Minhava
Temas: Poesia

Sinopse:

Pelos olhos da poesia, Mara Minhava convida-nos a refletir sobre o ser humano e o mundo que a rodeia. ¶ Carregada de emoção, a sua forma de escrever, livre, solta, desprendida, é, de facto, um claro estímulo à reflexão sobre o que há de mais nobre e, ao mesmo tempo, de mais complexo - a relação do “eu” consigo próprio e com o “outro”. ¶ Tendo as palavras o poder de libertar, a autora deixa-se levar pela visão apaixonada de uma realidade que procura recriar, nomeadamente através da linguagem, do ritmo e da melodia que imprime a cada verso, transportando-nos, exatamente, até onde a imaginação nos levar.

Índice:

Dedicatória

Prefácio

Introdução


I – EU
Quem és tu, poesia?
Auto-retrato
Não tenhas medo
Cansaço
Eu
O meu navegar
Rugas
Não tenho muros
Nostalgia
Não sei de mim …

II – Amor
Farol
Sorriso
Beijo
Um poema de amor
Ecos de nós
Para ti, filho
Para ti, filha
Se eu pudesse…
Lágrimas
Demoradamente

III – Vida
Vida
Desassossego
Fiação
Caudal inquieto
Primavera
Outono
Dezembro
Açucenas
Confiança
Pergunta-me do que gosto!

IV - Eu e o Mundo
O Arraias
Epifania bairrista
Vila Real
Palavras
Professor
O meu fiel escudo
Guerra surda
Abril
Ano Novo
Não gosto de pessoas pedantes!

V - Ao meu redor
A ti, Mulher!
Mulher de 40...
Saudade
Prisioneira
Em mim
Balada
Abraça-me!
Partitura
Nascemos livres!
Fiel
Posfácio


* * * * *


AUTORA:

MARA MINHAVA tem 43 anos e é natural de Vila Real. Concluiu, em 2000, a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Em 2014, obteve o grau de Mestre em Ensino de Português e Espanhol, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Iniciou o seu percurso profissional em 2000, na área da Educação e Formação de Adultos (EFA), no Centro de Promoção Educativa e Desenvolvimento Comunitário (CPEDC), em Sabrosa. Exerceu funções de Formadora em diversas Ações e em Cursos EFA, assumindo, paralelamente, outros cargos, como o de Orientadora de Estágios Profissionais, de Mediadora de Cursos EFA, de Coordenadora de Formações Modulares Certificadas e do Centro Novas Oportunidades do CPEDC.
Desempenhou o cargo de Gestora de Formação e Coordenadora Pedagógica do CPEDC, sendo responsável pela política de formação e coordenação geral da entidade. Exerceu, ainda, a função de professora da disciplina de Português.
Procurando ter uma participação ativa na vida educativa e social, integrou os órgãos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, tendo sido membro da Direção, integrando, também, o Conselho Geral do mesmo Agrupamento.
Atualmente, trabalha no Gabinete de Apoio à Presidência, no Município de Vila Real.

Detalhes:

Ano: 2021
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 100
Formato: 21x15
ISBN: 9789895660964
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
26/10/2021
ARQUEOLOGIA, PATRIMÓNIO E MUSEUS – Meio Século de intervenção Cívica e Cultural, da autoria de Luís Raposo
LANÇAMENTO: dia 26 de outubro (3.ª feira), às 18h30, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: Nuno Pacheco (Jornalista)

23/10/2021
ALENTEJO (S) – Imagens do Ambiente Natural e Humano na Literatura de Ficção, coord. de Ana Cristina Carvalho e Albertina Raposo
LANÇAMENTO: dia 23 de outubro (sábado), às 16h00, Casa Fialho de Almeida em Cuba. Apresentação: Professor Vítor Encarnação

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

19/03/2018
A Colibri na Rádio Horizonte (92.8)
Clique no menu "Links" para aceder ao canal do Youtube

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99