Judeus Sefarditas

Fé e esperança arderam nas fogueiras da Inquisição




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Cecília Abreu

Sinopse:

Durante o reinado de D. Manuel I, e após a conversão forçada, os judeus conversos ficaram conhecidos por Anusim, Sefardim ou Cristãos-Novos, para designar que eram descendentes de judeus originários da Península Ibérica. O tempo decorreu e a crença de que o rei D. João III pudesse transformar o curso da história não se concretizou. Pelo contrário. Deu lugar a um governante fanático e curto de vistas, defensor duma estrita política religiosa, que emudecia face à questão judaica. David Yossef confere na narrativa veracidade, beleza e emoção em diferenciadas circunstâncias e apresenta o confronto de ideias, os rituais de vida e morte e o drama da inevitabilidade de reencontro familiar com Judá Emanuel que, devido à perseguição e denúncia, fora queimado nas fogueiras da Inquisição em mil quinhentos e trinta e sete, em Coimbra. ********************************************************* “Tenho consciência de que qualquer percurso de vida é árduo, independentemente de quem somos e de quais as circunstâncias que o justificam. Nunca duvidei das palavras de meu avô, mas, no momento que escrevo esta narrativa, custa-me aceitar que sendo o Judaísmo uma das principais religiões abraâmicas, uma filosofia de vida, com influência nas principais religiões monoteístas, como o Cristianismo, o Islamismo e a fé Baha’i, tenha sido alvo de tanta perseguição e massacre. Não aceito…”

Índice:

* * * * *

AUTORA:

CECÍLIA ABREU. Nasceu em Mafra em 1953. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, fez mestrado e Formação Avançada em Psicologia de Educação, áreas em que diversificou a sua escolha formativa e posteriormente, na área literária onde frequentou workshops diversos de escrita criativa e de ficção. Tem publicações em coautoria, nas Edições Colibri.

Detalhes:

Ano: 2021
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 66
Formato: 20x14
ISBN: 9789895660766
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
11/06/2023
Edições Colibri na 93.ª edição da FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
VISITE-NOS no stand B15 (Praça Verde) * Entre 25 de Maio e 11 de Junho de 2023, no Parque Eduardo VII (Metro: Marquês de Pombal e/ou Parque), em Lisboa.

04/06/2023
MUNDO(S) - Livro 22. Coord. Literária de Ângelo Rodrigues
APRESENTAÇÃO: dia 4 de Junho (domingo), às 18h00, no Auditório Poente da Feira do Livro de Lisboa. Apresentação dos Poetas e do Projecto: Ângelo Rodrigues

02/06/2023
MONSARAZ - Reconstruir a Memória, da autoria de Ana Paula Amendoeira
APRESENTAÇÃO: dia 2 de junho (6.ª feira), às 18h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: José Aguiar (Professor da Faculdade de Arquitetura de Lisboa) Paula Moura Pinheiro (Jornalista da RTP)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]