Dicionário de Linguagem Popular do Alentejo




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Numa época em que tanto se fala em património (material, imaterial ou natural), tudo o que surja para o salvaguardar e o dar a conhecer ao público é bem-vindo. Assim, em boa hora Vítor Barros decidiu dar continuidade ao seu trabalho e compilar e divulgar a variante linguística do Alentejo. ¶ Ao reunir uma parte significativa do vocabulário usado na província alentejana, o Dicionário de Linguagem Popular do Alentejo funciona como uma ponte entre o passado e o futuro, permitindo ligar as diferentes gerações. Para os mais velhos, será uma forma de relembrar o que sabem ou já souberam; para os mais novos, representará um importante instrumento de aprendizagem e uma garantia de que esta componente da identidade local perdurará no tempo. ¶ O Dicionário de Linguagem Popular do Alentejo é, assim, um livro que funciona como um guardião da memória e uma garantia do futuro do léxico desta região. ¶¶ [Teresa Simão (Investigadora no CIDEHUS - Universidade de Évora)]

Índice:

* * * * *


AUTOR:

VITOR BARROS, transmontano por filiação e cultura, nasceu na cidade do Porto, em 1958. Reside, desde 1989, na Baixa da Banheira, no distrito de Setúbal.
Fez os estudos não superiores em escolas de Trás-os-Montes e em Coimbra. Cursou Direito e Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde se viria a licenciar. Exerceu a atividade docente, durante quatro anos letivos, no Baixo Alentejo e, atualmente, exerce essa função no concelho da Moita, lecionando Português na Escola Mouzinho da Silveira, na Baixa da Banheira.
Foi na cadeira de Culturas Regionais Portuguesas, ministrada pelo professor e antropólogo Armindo Santos, que ganhou gosto pelos estudos etnográficos e lexicais.
A partir de 1992, impulsionado pela diáspora alentejana da Baixa da Banheira, aproveitando da melhor maneira a sua estadia profissional no Alentejo, recolheu in loco uma parte significativa do vocabulário que consta deste Dicionário e, concomitantemente, alargou a sua vasta investigação bibliográfica.
Publicou, entre artigos em livros, revistas e jornais, as seguintes obras: Gramática da Língua Portuguesa, Nova Gramática da Língua Portuguesa – língua estrangeira e língua segunda, Dicionário de Falares das Beiras, Dicionário do Falar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Dicionário de Português Europeu para Brasileiros e vice-versa.

Detalhes:

Ano: 2021
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 310
Formato: 23x16
ISBN: 9789896899516
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978-2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]