Gentes que Marcam a Vida da Gente




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Ali, naquela rua, havia sempre uma porta aberta, dava acesso à escada que curvava antes de se chegar à entrada principal. Na curvatura da escada ressaltavam dois pontos de interesse, um postigo alto, aberto, encimado por uma clarabóia colorida que iluminava e reflectia, à noite, luzes cintilantes sobre a escadaria. Quem subisse as escadas entrava directamente num corredor. ¶ Na casa vivia uma miúda, filha única dum casal alentejano dos quatro costados. A miúda sempre se habituou a ver a porta aberta e acessível a quem quisesse subir até ao alto das escadas, cresceu com este hábito instalado, que foi sempre muito do seu agrado. Sabia que as portas de entrada das casas da sua rua estavam fechadas e possuíam batentes ou aldrabas para anunciarem quem viesse a chegar. ********************************************************** [A Autora] decidindo não escrever na primeira pessoa e assumindo nome diferente do seu, é evidente que ela não podia ausentar-se deste livro. Mas, ao lê-lo, desde o título, sinto que a sua intenção, a principal (e, quando omite o seu nome, talvez já esteja afirmando essa intenção), é marcar, sublinhar intensamente, os lugares de onde veio e as pessoas que estiveram na origem da sua formação: Ferreira do Alentejo; a sua “Nova Pensão”, a Pensão de Porta Aberta; os avós; os pais; os tios; toda a família, incluindo a que ela própria formou e, também, naturalmente, a Maria espanhola, que, ainda que não o fosse, acabava por ser um dos seus membros; sem sequer esquecer colegas, como a Rita e a Ivone, com as quais também eu partilhei aulas. ¶¶ [MARTINHO MARQUES]

Índice:

Uma espécie de prefácio I
Notas Soltas…
Nova Pensão
Uma porta sempre aberta
A Nova Pensão cresceu Passo a Passo
A Terra dava para Todos
A Escola e a Vila – Locais de Aprendizagem
Matar a Fome com Dignidade
Trabalho e Afeição às Terras
Na Escola, o Exame de Admissão
Visitar e Conversar com as Tias e as Primas
Correm Notícias Trágicas
A Vila – Terra de Afeição, Terra Natal
Uma Praça no Centro da Vila
A Entrada no Colégio
Novas Esperanças crescem nos Anos Sessenta
Notícias Inesperadas chegam à Família
Vivências Colegiais. Grupinhos de Adolescentes
Ensino e Pedagogia Colegial
A Pausa de Férias
Novos Degraus no Percurso Académico
Festa de Finalistas – Excursão “5 Dias por Terras de Espanha”
Novos Percursos na Capital
Balanço das Ocorrências de 1968
Eleições Legislativas em 1969
A Faculdade de Letras e o Curso de História
Década de 70 – O acelerar de Acontecimentos
A Terrível e Inesperada Notícia
A Madrugada de Abril



* * * * *



AUTORA:

ROSA CALADO é licenciada em História exerceu durante décadas a profissão de professora. Foi co-autora na elaboração e publicação de manuais escolares de “História e Geografia de Portugal”.
Publicou em 1996 o livro “Ponte Vasco da Gama” em co-autoria com Francisco Santana, uma edição do Ministério do Equipamento.
Em 2010 publicou o livro “Aos 100 anos, a História do Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique”, fundado em 10 de Junho de 1910.
Tem participado, com intervenções escritas, em jornais e revistas de âmbito regional. É membro da Direcção da Casa do Alentejo e directora executiva da Revista Alentejo.

Detalhes:

Ano: 2021
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 138
Formato: 21x15
ISBN: 9789895660605
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/12/2023
MUNDO(S) – Coletânea de poesia Lusófona (livro 24), Coord. Literária de Ângelo Rodrigues
LANÇAMENTO: 16 de dezembro de 2023 (sábado), às 15h30, na Sociedade Nacional de Belas Artes, na Rua Barata Sagueiro, 36, em Lisboa

11/12/2023
OS TELEFONES TÊM OUVIDOS – Escutas telefónicas da PIDE/DGS, da autoria de Alfredo Caldeira e António Possidónio Roberto
LANÇAMENTO: 11 de dezembro de 2023 (2.ª feira), às 18h00, na Torre do Tombo, Cidade Universitária, em Lisboa. Apresentação de Silvestre Lacerda (Director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]