Uma Vida Contada em Retalhos




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Paulo Eliseu

Sinopse:

Retalhos são pequenos episódios ocorridos durante as minhas viagens de trabalho e que por um motivo ou outro ficaram para sempre na minha memória. ¶ São factos ocorridos em Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe ou Timor-Leste, locais e países que fazem parte do percurso do seu percurso de vida. ¶ Do acaso de um nascimento diferente, no meio da serra e sem auxílio médico, da lenda de uma casa assombrada, que de facto existe, de uma amizade entre uma criança e um cão, do encontro inesperado com uma "princesa" africana, do convívio com um ex-criminoso arrependido que acima de tudo era um ser humano como qualquer outro, da ausência de um pai que durante a minha mais tenra infância esteve longe da família, na guerra colonial ou da história verídica de um povo de Timor-Leste que sofreu as mais variadas violações, torturas e mortes às mãos do invasor Indonésio, retiro lembranças, pormenores, experiências, sofrimentos e sorrisos que jamais esquecerei.

Índice:

1. 1967 – O parto (Pescanseco do Meio, Pampilhosa da Serra)

2. 1972 – A lenda da casa das Balsas (Balsas, Cantanhede)

3. 1973 – Jau (Paio Mendes, Ferreira do Zêzere)

4. 2009 – O Domingos (Catumbo, Angola)

5. 2010 – A Princesa (Bubaque, arquipélago dos Bijagós, Guiné Bissau)

6. 1970 – O homem de barba grande (Vila Gamito, Tete, Moçambique)

7. 1988 – César (Povoação, Ilha de São Miguel, Açores)

8. Desde sempre – Aurora (Pedra da Sé, Tábua)

9. 2019 – Katuas (Díli, Timor-Leste)

10. 1983 – A dois poetas (Coimbra)

11. 2020 – O povo de Bibileo (Viqueque, Timor-Leste)


* * * * *

PAULO ELISEU nasceu em Pescanseco do Meio, aldeia da freguesia e concelho da Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra. Oficialmente consta da sua certidão de nascimento como nascido na Rua do Arco Pintado, na cidade de Coimbra, local de residência e nascimento da família paterna e onde, à data, morava o agregado familiar.
É Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e Mestre em Direitos Humanos, pela Universidade do Minho, com a tese “Crianças Soldado – O Caso de Moçambique”.
Exerce, atualmente, a função de Assessor Jurídico do Ministério da Justiça de Timor-Leste (Cooperação Portuguesa).

Estes “Retalhos” são o seu primeiro livro. Prepara também “Retalhos”, volume 2, e um romance denominado "Morrer do outro lado do mundo", baseado em factos reais da vida de um médico, de nome António Carvalho, que nasceu em Barras, Tábua, no ano de 1862, e que foi exercer a sua profissão para Díli, Timor-Leste, no ano de 1892 onde veio a falecer, sendo considerado um herói em Timor-Leste.

Detalhes:

Ano: 2021
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 78
Formato: 22x15
ISBN: 9789895660629
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

19/03/2018
A Colibri na Rádio Horizonte (92.8)
Clique no menu "Links" para aceder ao canal do Youtube

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99