Pobreza e Caridade em Portugal

Práticas e Discursos (séculos XVI-XIX)




Recomendar livro a um amigo
Colecção: Colibri História

Sinopse:

Este livro reúne textos editados entre 2001 e 2019 e alguns ainda por publicar, numa evidente posição auto-reflexiva de sentido de valia heurística e interpretativa dos problemas e documentos históricos analisados. Sendo já uma tradição universitária, há que reconhecer vantagens neste tipo de edição: projecção da temática em foco e acesso concentrado a estudos dispersos, mas, sobretudo, estímulo ao desenvolvimento da investigação, no caso, da história da pobreza. Correspondendo é certo a momentos diversos de construção do meu percurso académico, entenda-se, estudos resultantes de um processo que remete para condições e interesses problemáticos díspares, há, contudo, uma interrogação central – que meios encontrou a sociedade portuguesa para enfrentar a pobreza entre os séculos XVI e XIX? Privilegiando estudos de caso e solidez documental, aqui se encontram pedaços da história dos pobres e dos assistidos, área essencial da história social. *************************************************** Da caridade praticada pelas Misericórdias, de vocação externa, compreendendo também a auto-ajuda entre os seus membros, ao auxílio intra-confraternal das demais irmandades modernas, da assistência infantil, com destaque para os expostos, aos cuidados dirigidos aos desfavorecidos por associações e particulares entre o fim do Antigo Regime e o final da Monarquia, os trabalhos agrupados fornecem um contributo para o conhecimento do pauperismo e da assistência em Portugal. [da Apresentação]

Índice:

Apresentação


1. Confrarias e Irmandades: devoção e auxílio

A Ermida do Espírito Santo da Ericeira e a criação da Misericórdia: identidade e autoridade num conflito de espaços

Memória do culto do Espírito Santo em Lisboa na época moderna:
ritual e representação

A Confraria da Ave Maria do Convento da Trindade de Santarém:
afirmação e prestígio dos Estatutos de Limpeza de Sangue

Solidariedade e Poder em Portugal na Época Moderna: as Associações Marítimas

Reforma tridentina, dinamismo confraternal e expressão processional: o Senhor dos Passos da Graça

Misericórdias do Barlavento Algarvio nas Memórias Paroquiais de 1758


2. Pobreza e beneficência: vulnerabilidade e solidariedade

“Cama, comida e roupa lavada”: albergues nocturnos de Lisboa em finais do séc. XIX

Dar e pedir no tempo da Monarquia Constitucional: a «questão social» e a actividade benemérita do Conde de Burnay

Pobreza e Filantropia em Portugal no século XIX: auxílio e benemerência feminina. Tendências historiográficas

Criadas para servir: educação e assistência em Lisboa na transição do séc. XIX para o séc. XX

Capitalismo, Beneficência e imaginário judaico em Portugal nos finais do século XIX

Entre a vida e a morte: testadores, legatários e beneficiários em Lisboa no dealbar do século XX


3. Práticas de caridade: recursos e estratégia

Salvação e vínculos de caridade nos tempos modernos: os “bens de alma”

Les Enfants abandonnés au «Tour» de Lisbonne et leur reprise par les familles: témoignages de reconstitution d’identité (XVIIIe-XIXe siècles)

Proteger e educar: as Casas de Asilo da infância desvalida de Lisboa (Séc. XIX)

Caridade e Filantropia. As Associações Paroquiais de Lisboa:
das Irmandades e Confrarias às Comissões de Beneficência

Caridade e justiça: esmolados da Misericórdia de Sesimbra nos finais do Antigo Regime

Os atestados de pobreza: (sobre)vivências e exclusão social
em Sesimbra nos finais da Monarquia



* * * * *


A AUTORA:

MARIA DE FÁTIMA REIS. Nasceu em 1961, é licenciada em História (1983), Mestre em História Moderna (1989) e Doutora em História Moderna (2000), pela Universidade de Lisboa, onde é Professora na Faculdade de Letras, investigadora do Centro de História e Directora da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste. É Secretária-Geral da Academia Portuguesa da História. A investigação tem-se centrado na história da assistência, caridade e saúde e na história social das elites e das redes sociais sefarditas.

Detalhes:

Ano: 2021
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 236
Formato: 23x16
ISBN: 9789895660377
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
08/04/2023
SEXUALIDADES NAS ARTES – A Cena Obscura
LANÇAMENTO: dia 8 de abril (sábado) às 15h00, no Salão Nobre do Teatro da Trindade, em Lisboa. Apresentação: Suzana Borges (Atriz e Encenadora) e Vitor Lemos (Professor Universitário e Investigador) * * * NB: por favor confirme através do e-mail mstsite2018@gmail.com

01/04/2023
O LUGAR E O MOMENTO, da autoria de José-António Chocolate
LANÇAMENTO: 1 abril 2023 (sábado), às 21h00, no Pavilhão Multiusos de Santa Eulália

29/03/2023
OS MILITARES PORTUGUESES E A DESCOLONIZAÇÃO EM CABO VERDE, da autoria de Sandra Cunha Pires
APRESENTAÇÃO: 29 de março 2023 (4.ª feira), às 18h00, na Associação 25 de Abril, em Lisboa

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]