As Cantigas de Santa Maria de Terena

Milagres Portugueses Medievais




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Sinopse:

As Cantigas de Santa Maria (CSM) são um dos maiores monumentos da cultura medieval europeia. Trata-se de uma gigantesca coleção de canções devocionais em galego-português, num total de 419 cantigas (mais um poema introdutório), louvando a Virgem Maria ou narrando milagres a ela atribuídos. A poesia e música foram compostas ou recolhidas, aproximadamente entre 1264 e 1284, na corte castelhano-leonesa de Afonso III, o Sábio, estabelecida em Sevilha. O quarto santuário mais citado neste conjunto é o de Santa Maria de Terena, resultante de um núcleo de doze cantigas relatando milagres atribuídos a esta Virgem. Terena é uma pequena vila alentejana, localizada perto do Alandroal, destacando-se por ser um dos poucos exemplos de doação régia a uma família nobre, no sul de Portugal, no decorrer do reinado de D. Afonso III. ******************************************************* "Estas CSM são muito mais do que um simples repertório poético-musical medieval (com toda a complexidade que lhe é inerente). Na verdade, estas surgem como um reflexo (filtrado e muitas vezes ornamentado) da sociedade da época, possibilitando, neste caso específico, um adquirir de novas informações acerca da forma como decorriam as relações entre Portugal e Castela durante este período, sobre aspetos históricos e geográficos referentes a Terena e à zona raiana e, por último, permitindo-nos ampliar conhecimentos acerca das práticas musicais da época." [pág. 132]

Índice:

Nota Introdutória

Capítulo 1: Os Ribas de Vizela: a história de vida de uma família nobre e as suas vivências na corte portuguesa entre os sécs. XII e XIV
1.1 As origens da família
1.2 A corte de D. Sancho II
1.3 O reinado de D. Afonso III
1.4 O reinado de D. Dinis
1.5 Martim Gil Riba de Vizela e o Livro Velho de Linhagens
1.6 O fim da linhagem dos Riba de Vizela
1.7 Considerações finais

Capítulo 2: Terena e Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova – contextualização histórico-geográfica
2.1 O progressivo fortalecimento das localidades fronteiriças
2.2 Terena e a sua história
2.3 Os primeiros documentos cristãos
2.3.1 A doação de Terena
2.3.2 A Composição
2.3.3 O Foral
2.4 A passagem de Santa Maria de Terena para a Coroa
2.5 A Igreja de Santa Maria de Terena e o Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova
2.6 As mudanças no povoado e respetiva Ermida

Capítulo 3: As Cantigas de Santa Maria de Terena
3.1 As Cantigas de Santa Maria: aspetos gerais
3.2 Os milagres que mencionam terras portuguesas
3.3 Os temas das Cantigas de Santa Maria de Terena
3.4 A hipótese de um milagre roubado de Terena
3.5 A versatilidade dos poderes da Virgem de Terena
3.6 Aspetos finais

Capítulo 4: Estudo do conteúdo poético e musical
4.1 Aspetos gerais
4.1.1 Versificação
4.1.2 Estrutura estrófica
4.1.3 Estrutura rimática
4.2 As formas musicais
4.3 Estudo melódico
4.4 Estudo rítmico

Conclusão

Referências bibliográficas
Facsímiles das Cantigas de Santa Maria
Fontes manuscritas
Fontes impressas
Fontes em linha
Fontes discográficas

ÍNDICE DOS ANEXOS
Anexo A
Esquema genealógico do ramo principal da família Riba de Vizela
(sécs. XII-XIV)

Anexo B
Edição dos documentos diplomáticos que marcam a génese cristã
de Terena

Anexo C
Reprodução dos fólios originais das Cantigas de Santa Maria
de Terena

Anexo D
Edição crítica em notação moderna da música das Cantigas
de Santa Maria Terena


* * * * *


A AUTORA:

MARIANA RAMOS DE LIMA é doutoranda na Universidade de Cambridge e membro do Selwyn College, onde trabalha sob orientação da Professora Doutora Susan Rankin. Em 2018 terminou o seu Mestrado em Musicologia Histórica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob orientação do Professor Doutor Manuel Pedro Ferreira. Na sua tese de Mestrado estudou os milagres dedicados a Santa Maria de Terena nas Cantigas de Santa Maria e abordou este tema de acordo com os seus aspetos históricos, políticos e musicais. A autora é igualmente colaboradora no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), sendo membro integrante do Grupo de Estudos em Música Antiga.

Detalhes:

Ano: 2021
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 278
Formato: 23x16
ISBN: 9789896899653
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