O Amor nas Novelas Pastoris Portuguesas




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Insere-se este estudo no âmbito da investigação que tem vindo a ser desenvolvida, de forma intermitente, em torno da novela pastoril em Portugal. Desde cedo, este género literário foi relegado para a categoria das antigualhas livrescas de escasso interesse e proveito, devido, nomeadamente, à sua breve e discreta aparição no panorama nacional, ao considerável distanciamento histórico e idiossincrático que o aparta dos leitores hodiernos, e ainda, porventura, às ressonâncias culturais espanholas que insinua, num momento em que a assunção de tal vínculo não resultou muito grata. A sua análise diligente impõe-se, todavia, e não deve ser encarada enquanto mero gesto de caridade erudita, mas como um acto de justiça para com um acervo textual que quantitativa e qualitativamente justifica a atenção que se lhe possa dispensar. ¶ Será aqui abordado o tratamento narrativo que nestes textos se concede ao tema do amor, bem como as problemáticas de índole estética, ideológica e epistemológica que para ele confluem e nele se intersectam. Urge a reconsideração de uma vasta panóplia de questões, que vão desde a reelaboração ficcional à qual são submetidos materiais literários e ideológicos precedentes, passando pela articulação entre um difuso aparato de conceitos atinentes ao amor e a sua concretização narratológica, até à subtil interrogação retórica endereçada, por diversas vias, à validade de tais conceitos e dos substratos que os compõem, num universo ficcional que se encontra já a uma distância considerável das convenções matriciais das quais deflui. ¶¶ Simultaneamente explorado como inexaurível manancial romanesco e apresentado como factor ambiental, digamos, definitório dos vectores filosóficos e literários implicados nos textos que analisaremos, o amor impõe-se como um objecto de estudo imperativo para o justo entendimento da novela pastoril portuguesa e ibérica. Em vasta medida, para o tema do amor confluem múltiplas outras problemáticas ancilares contempladas no corpus, pelo que o sóbrio equacionamento da sua expressão pode servir como um ponto de partida para indagações noutros sentidos.

Índice:

AGRADECIMENTOS

INTRODUÇÃO

A NOVELA PASTORIL PORTUGUESA: UM GÉNERO E UM CONTEXTO
Preceptiva poética e olhares críticos (séculos XVI-XX)
Constituição e organização do corpus
Traços unificadores da novela pastoril em Portugal
Um género maneirista

A FILOSOFIA AMATÓRIA NA NOVELA PASTORIL
Elementos de um sistema questionável
Noções explícitas e noções implícitas
A novela pastoril como repertório sentimental e doutrinário

O TEMA AMOROSO NAS NOVELAS PASTORIS

O AMOR PRESENTE
O serviço amoroso
O quadro clínico do amor: virtudes e malefícios
Omnia uincit Amor: o amor na Arcádia
Debates em torno do amor
Os casos amorosos
O AMOR AUSENTE
A distância
Sob a influência do tempo
Sob a influência do amor e da fortuna
O desengano

CONCLUSÕES

BIBLIOGRAFIA
Bibliografia activa
Bibliografia passiva



* * * * *


A AUTORA:

A. FERREIRA DA SILVA (n. 1989) doutorou-se em Estudos Românicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2017, com uma tese acerca da novela pastoril portuguesa. As linhas de investigação que tem vindo a privilegiar versam mormente sobre as literaturas ibéricas dos séculos XV a XVII, abrangendo géneros tão díspares como a poesia de cancioneiro, a novela pastoril e a poesia épica. Tem-se dedicado também à tradução. Corresponde o presente trabalho a uma versão revista e aumentada da sua tese de Doutoramento.

Detalhes:

Ano: 2020
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 434
Formato: 23x16
ISBN: 9789895660322
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

19/03/2018
A Colibri na Rádio Horizonte (92.8)
Clique no menu "Links" para aceder ao canal do Youtube

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99