José dos Santos Pinto

Retrato de um Músico Profissional durante o Estado Novo




Recomendar livro a um amigo
Colecção: Músicos Ocultos

Sinopse:

Esta é uma biografia de um músico saído de uma banda filarmónica local para os palcos da música profissionalizada em Lisboa. Desafiando a categorização a que foram sujeitas as práticas e os músicos durante o Estado Novo (1933-1975), Santos Pinto construiu um percurso profissional e artístico em Portugal e no estrangeiro, a fim de certificar todas as competências que aprendeu desde a banda filarmónica, sonhando ser oboísta, maestro e compositor. Entre a banda filarmónica, a banda militar, a orquestra, o quinteto de sopros, Santos Pinto foi um músico móvel, lato e multifacetado, situado num entre- -lugar entre o mundo das bandas de música e o mundo das orquestras profissionais. A vida de Santos Pinto instiga a discussão sobre quem foram os músicos que faziam música no século XX em Portugal e de que forma o contexto político estadonovista condicionou os seus percursos e aspirações. ******************************************************** “O que me trouxe para a música foi o desejo de escrever. Ainda hoje na minha aldeia se cantam canções que eu fiz pelos meus 14 anos, mas... o nosso âmbito é muito limitado.” (José dos Santos Pinto em “Jornal Reconquista”, de 10 de junho de 1952, p. ?)

Índice:

Agradecimentos

Prefácio

Preâmbulo

Enquadramento teórico e histórico

I – Banda Filarmónica: o músico lato

II – Bandas Militares: uma ponte entre o “músico amador” e o “músico profissional”

III – O “mundo” orquestral e a “certificação” académica e artística

IV – Um percurso por entre várias frentes: o maestro e o compositor

Conclusão – “O cumprir de um sonho?”: o reconhecimento como
Compositor e Maestro

Referências

Anexos

*****


AUTORA:

ANA MARGARIDA CARDOSO iniciou os seus estudos musicais nas Bandas de Seia e Gouveia. É diplomada no Curso de Instrumentista de Sopro e Percussão, (Escola Profissional da Serra da Estrela), licenciada em Ciências Musicais (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa) e mestre em Ensino de História da Música na Universidade de Aveiro. Doutoranda em Etnomusicologia na mesma Universidade, é membro do INET-md e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/129767/2017). Integrou a DaCapo – Revista Musical Portuguesa e pertence ao Núcleo de Música da Associação de Arte e Imagem de Seia. Colabora regularmente com o jornal Notícias da Beira e é autora do livro O Oboísta e a Palheta Dupla, bem como de vários artigos sobre músicos e bandas filarmónicas do concelho de Mangualde.

Detalhes:

Ano: 2019
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 100
Formato: 23x16
ISBN: 9789896899240
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
01/04/2023
O LUGAR E O MOMENTO, da autoria de José-António Chocolate
LANÇAMENTO: 1 abril 2023 (sábado), às 21h00, no Pavilhão Multiusos de Santa Eulália

29/03/2023
OS MILITARES PORTUGUESES E A DESCOLONIZAÇÃO EM CABO VERDE, da autoria de Sandra Cunha Pires
APRESENTAÇÃO: 29 de março 2023 (4.ª feira), às 18h00, na Associação 25 de Abril, em Lisboa

25/03/2023
SIPOTE. Uma aldeia do Pinhal, da autoria de Luís Farinha
LANÇAMENTO: dia 25 de março (sábado), às 16h00, na Casa da Cultura da Sertã

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]