O Marquês de Pombal e a Família Távora




Recomendar livro a um amigo
Autoria: César Gomes

Sinopse:

Algo que me sensibilizou, foi a paixão sobre o passado que percebi existir em inúmeros médicos. Será, eventualmente, por se tratar de duas áreas humanistas, cada uma à sua maneira? Será por, na espinhosa tarefa de conviver com o sofrimento humano, sentirem necessidade de “fantasiar” outras épocas, outras vivências do Homem? ¶ De forma muito grata, vejo o meu pai, César Gomes, passar para o papel e para a posteridade, esse interesse, do qual já me tinha apercebido pelos temas que conversamos em conjunto e pelos muitos livros de História que foi adquirindo ao longo da vida; devo dizer que alguns já me foram úteis! ¶ A presente obra surge a propósito de um episódio familiar, a morte do cunhado de sobrenome Távora, que o inspirou para uma incursão na História de Portugal. A partir das suas pesquisas, destaca a época da perseguição à família Távora, ocorrida no tempo do Marquês de Pombal. Vem a propósito, a referência a questões religiosas, nomeadamente, pelo facto daquele estadista ter abolido a diferença entre cristãos-novos e cristãos-velhos e de ter modificado a Inquisição para a colocar ao serviço da Coroa e dos interesses do Estado. ¶¶ [do prefácio Ana Paula Beleza Gomes Nobre] ********************************************************* O propósito desta obra é chamar a atenção para o que concerne ao papel que teve Sebastião José de Carvalho e Melo, ministro de D. José I, na aniquilação de uma família de prestígio da aristocracia, os Távoras. ¶ Não pretendemos aceder ao mister de historiador, pois a profissão que possuímos é suficiente para nos dedicarmos, inteiramente, a causas humanas, às pessoas que sofrem e se nos entregam de corpo e alma, no entanto, dedicamos horas de ócio ao conhecimento da História, sobretudo a de Portugal, onde encontramos matéria para nos deliciarmos. ¶ [César Gomes]

Índice:

Prefácio

Introdução

A Inquisição

Os Autos de fé

O Santo Ofício

A Inquisição em Portugal e na Europa

As Torturas em Portugal

O Marquês de Pombal

O Terramoto de 1755

A Expulsão dos Judeus

O Processo dos Távoras

Os Távoras

Os Távoras de Escalhão

Curiosidades sobre os reis no período da Inquisição

Lisboa Antiga

Bibliografia



AUTOR

CÉSAR AUGUSTO GOMES nasceu em Escalhão, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, em 1931.
Foi responsável do Serviço de Medicina I do Hospital de Santo António dos Capuchos, e Monitor da Escola de Enfermagem Artur Ravara. Licenciou-se em Medicina e Cirurgia na Faculdade de Medicina do Porto, e especializou-se em Medicina Interna, e em Gastrenterologia.
Em Barcelona trabalhou no Serviço do Prof. Villardel, onde fez a especialização em Laparoscopia e, na Fundação Calouste Gulbenkian efetuou a de Ecografia.
Foi Assistente na Faculdade de Medicina de Luanda, e na Faculdade de Medicina do Porto. No Serviço de Gastrenterologia do Hospital de S. João fundou as Unidades de Laparoscopia e de Proctologia.
Foi Co-fundador da Sociedade Nacional de Coloproctologia, e criou as Jornadas de Medicina Gastrenterológica a Sul do Douro a nível Nacional, de que foi seu presidente durante 10 anos.
Proferiu palestras em Portugal, Brasil, Espanha, Itália, Checoslováquia e Polónia.
Presentemente é Diretor Clínico de uma Clínica Médica de Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva.
Publicou os livros Via Sacra e meditação; Traços de uma Vivência; Raia Molhada; Ontem Futuro de Amanhã; ANGOLA, o 4 de fevereiro de 1961 e Ser ou não Ser, Tradições de uma Aldeia Portuguesa.

Detalhes:

Ano: 2019
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 128
Formato: 23x16
ISBN: 9789896898946
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
11/06/2023
Edições Colibri na 93.ª edição da FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
VISITE-NOS no stand B15 (Praça Verde) * Entre 25 de Maio e 11 de Junho de 2023, no Parque Eduardo VII (Metro: Marquês de Pombal e/ou Parque), em Lisboa.

04/06/2023
MUNDO(S) - Livro 22. Coord. Literária de Ângelo Rodrigues
APRESENTAÇÃO: dia 4 de Junho (domingo), às 18h00, no Auditório Poente da Feira do Livro de Lisboa. Apresentação dos Poetas e do Projecto: Ângelo Rodrigues

02/06/2023
MONSARAZ - Reconstruir a Memória, da autoria de Ana Paula Amendoeira
APRESENTAÇÃO: dia 2 de junho (6.ª feira), às 18h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: José Aguiar (Professor da Faculdade de Arquitetura de Lisboa) Paula Moura Pinheiro (Jornalista da RTP)

27/05/2023
ARQUIVOS DESLOCADOS, da autoria de L. S. Ascensão de Macedo
LANÇAMENTO: 27 de Maio (sábado), das 19h00 às 19h45, na Praça Amarela da Feira do Livro de Lisboa. Apresentação: Maria Cristina V. de Freitas e Carlos Guardado da Silva

27/05/2023
ANTÓNIO DOS OLHOS TRISTES + UM GIRASSOL CHAMADO BEATRIZ, da autoria de Eduardo Olímpio
LANÇAMENTO: dia 27 de maio (sábado), às 15h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: Rosa Calado e Luís Filipe Maçarico

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]