|
|
Escola, Actores e Relações de Poder
Um Estudo Sociológico
Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
A obra “Escola, Actores e Relações de Poder” é um estudo sociológico que procura compreender em profundidade a construção social das práticas de apoio educativo aos alunos definidos institucionalmente como tendo “dificuldades de aprendizagem”, ao nível do 1º ciclo do Ensino Básico. A escola é nesta investigação problematizada como uma organização complexa, como um espaço micropolítico e como uma ordem social negociada e o trabalho de apoio educativo é analisado empiricamente como um sistema de acção concreto em que a divisão social do trabalho dos professores com os seus alunos só pode ser compreendida na sua estruturação a partir da análise das relações de poder que se estabelecem entre os diferentes actores. Este é um livro de interesse não só para sociólogos e estudantes de sociologia mas para todos aqueles que, quer como actores da educação, como cientistas da educação ou como decisores políticos, sentem a necessidade de reflectir sobre os fenómenos educativos, as políticas de inclusão escolar e de como estas participam na fabricação societal das sociedades contemporâneas.
******************************************************
“Por todos estes motivos e por ser terreno praticamente virgem o que aqui nos propomos explorar, é que nos parece inteiramente legítimo, interessante e plenamente justificável no plano da descoberta científica o objecto sociológico que nos propomos construir, esperando contribuir desta forma para uma melhor compreensão do trabalho dos professores nas suas vidas quotidianas e aqui em especial o trabalho com os alunos de mais fraco nível de “excelência escolar”, num contexto organizacional que é extremamente constrangedor para o trabalho dos mesmos, divididos que estão entre por um lado a busca da excelência máxima para aqueles que melhor se ajustam à cultura escolar e à “inclusão” dos alunos menos conformes às exigências da mesma.
Índice:
Prefácio
Introdução
I PARTE – DO PROBLEMA SOCIAL AO PROBLEMA SOCIOLÓGICO – A CONSTRUÇÃO DO OBJECTO 1. Breve enquadramento sócio-histórico 1.1. Da génese do tema do objecto em estudo 1.2. A construção do objecto de estudo 1.3. Os objectivos da investigação 1.4. As questões de partida orientadoras da investigação 1.5. A sociologia compreensiva na construção do objecto em estudo 1.6. Dos limites da investigação
II PARTE – O PLANO DE ORIENTAÇÃO PARA A ACÇÃO ORGANIZACIONAL DO TRABALHO DE APOIO EDUCATIVO E A NOVA DEFINIÇÃO OFICIAL DO PAPEL SOCIAL DO PROFESSOR DE APOIO EDUCATIVO 1. Da segregação à inclusão. Breve incursão histórica 1.1. O plano de orientação para a acção organizacional do trabalho de Apoio Educativo 1.2. Do apoio centrado no aluno ao apoio centrado no professor do ensino “regular” e na escola em geral. A definição oficial do papel social do professor de apoio educativo
III PARTE – TORNAR INTELIGÍVEL A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO COMPLEXA Introdução 1.1. As abordagens clássicas 1.2. A descoberta da importância do informal para a compreensão das organizações 1.3. O modelo burocrático das organizações 1.4. Da escola como organização burocrática 1.5. Da organização burocrática à anarquia organizada. Os modelos de ambiguidade 1.6. Do modo de funcionamento díptico das organizações escolares 2. A política e o poder como chave de compreensão das organizações 2.1. A análise estratégica 2.2. O paradigma da ordem negociada 2.3. Da escola como ordem negociada 2.4. A perspectiva micropolítica
IV PARTE – O MODELO DE ANÁLISE E A ESTRATÉGICA METODOLÓGICA DA INVESTIGAÇÃO 1. O modelo de análise. A entrada nas organizações escolares pelo lado do político 2. A estratégia metodológica de investigação 2.1. O acesso ao campo 2.2. A relação social de investigação 2.3. As observações de sala de aula 2.3.1. Tornar o familiar estranho 2.3.2. O observador observado 2.4. Das entrevistas 2.5. Sobre o modo de tratamento e análise dos dados
V PARTE – A ESCOLA E OS ACTORES 1. A escola primária da Carteia 2. As Professoras Primárias
VI PARTE – ANÁLISE DOS DADOS 1. As categorias de análise 2. A cooperação professoral no trabalho quotidiano de apoio educativo 2.1. Uma cooperação potencialmente conflitual 2.2. O poder, o status e as negociações dos actores na mediação do modo de organização do trabalho de apoio educativo 2.3. Apropriação do espaço e visita do intruso 3. As estratégias dos actores na construção do seu trabalho de cooperação 3.1. Estratégias de evitamento do conflito 3.2. Ritos de interacção e sedimentação da relação de trabalho 3.3. Estratégia de manutenção das autonomias 3.4. Estratégias de economia de esforço 4. O apoio educativo aos pais 5. As perspectivas dos professores sobre as dificuldades escolares dos seus alunos 6. A importância dos momentos iniciais na construção interactiva do consenso sobre o valor escolar dos alunos rotulados como tendo “dificuldades de aprendizagem” 7. Efeitos sociais resultantes das diferentes adaptações estratégicas: O reforço da diferença 8. Conclusão e caminhos para o futuro Bibliografia
AUTOR
João Eduardo Martins é Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, onde é membro da Direcção do Mestrado em Sociologia e Subdirector da licenciatura em Sociologia. É Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e membro do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - CICS.NOVA, da Universidade Nova de Lisboa.
Detalhes:
Ano: 2019
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 298
Formato: 23x16
ISBN: 9789896898939
|
Outros livros relacionados
Comentários de utilizadores
|
26/09/2023
HISTÓRIA DE UMA VIAGEM, OU DUAS, OU TALVEZ NÃO, de Virgínia de Sá
LANÇAMENTO: dia 1 de outubro de 2023 (domingo), às 16h00, na Casa da Cultura, em Setúbal. Ver programa abaixo
30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA
25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia.
Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.
18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos
29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook
www.facebook.com/EdicoesColibri
31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99
“Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador”
___________________________________
[O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]
|