Os Museus Escolares de História Natural

Análise histórica e perspectivas de futuro (1836-1975)




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Autoria: Inês Gomes

Sinopse:

Muitas escolas secundárias portuguesas possuem colecções científicas, elementos centrais para a memória e identidade das instituições que as preservam, concorrendo para a compreensão das características que foram definindo a instrução pública de nível secundário em Portugal ao longo do tempo. Porém, este património é ainda largamente desconhecido. Cruzando as áreas disciplinares da história das ciências, história das colecções e património científico, este livro pretende identificar e caracterizar as linhas de força que orientaram a sua constituição, desenvolvimento, trânsitos e usos, chamando a atenção para o debate historiográfico que envolve o uso de fontes materiais na história e dando a conhecer a relevância das colecções de história natural dos liceus de Portugal, bem como a sua vulnerabilidade, dada a ausência de uma política geral ou directrizes orientando a sua conservação. ******************************************************** O Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT) tem por objectivo promover a investigação em História das Ciências e da Tecnologia de acordo com padrões científicos internacionais e contribuir para o desenvolvimento e consolidação desta disciplina em Portugal. Com este propósito, a Colecção CIUHCT pretende publicar trabalhos originais nas referidas áreas de investigação, dirigidos a um público académico diversificado, que possam, também, interessar a uma audiência mais vasta de leitores.

Índice:

Prefácio

Agradecimentos

Abreviaturas

Apresentação

1. De objectos ‘empoeirados’ a património científico: As colecções de história natural das escolas secundárias portuguesas na actualidade
1.1. Colecção, Museu e Património no contexto da História
da Escola
1.2. A dupla relevância das colecções de história natural para o passado e para o presente
1.3. Iniciativas nacionais recentes de preservação, estudo e acessibilidade do património científico das escolas
1.4. A história das colecções de história natural e o ensino
1.5. Um retrato do presente: As colecções de história natural das escolas secundárias
1.6. Notas finais: Objectos ‘empoeirados’ ou património científico? Os próximos desafios

2. As colecções de história natural nas reformas do ensino secundário
2.1. Antecedentes históricos dos liceus portugueses: O passado recente e a influência estrangeira
2.2. De Passos Manuel a Jaime Moniz (1836-1894)
2.3. A Reforma de Jaime Moniz (1894-1895)
2.4. Eduardo José Coelho e as novas propostas do século XX (1905-
-1928)
2.4.1. A Reforma de 1905
2.4.2. O ensino das ciências depois de Eduardo José Coelho
2.5. As últimas décadas do liceu
2.6. Notas finais

3. As colecções de história natural dos liceus portugueses: Constituição, desenvolvimento, circulação e práticas
3.1. As primeiras colecções de história natural nos liceus portugueses (1836-1895)
3.2. As colecções de história natural de Jaime Moniz e no início do século XX (1895-1928)
3.2.1. O impacto da Reforma de Jaime Moniz nas colecções de história natural
3.2.2. As primeiras décadas do século XX (1906-1928)
3.3. As colecções de história natural nas últimas décadas do liceu (1928-1975)
3.4. Notas finais

4. A colecção de história natural do Colégio Militar, Lisboa
4.1. O Museu de História Natural do Colégio Militar na actualidade
4.2. A criação do Colégio Militar e as disciplinas de ciências
4.3. Origens e desenvolvimento do Museu de História Natural do Colégio Militar
4.3.1. As aquisições
4.3.2. As doações
4.4. O discurso e as práticas
4.5. Notas finais

Notas finais

Bibliografia e fontes

Detalhes:

Ano: 2019
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 248
Formato: 23x16
ISBN: 9789896897994
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