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Sinopse:
Muitas escolas secundárias portuguesas possuem colecções científicas, elementos centrais para a memória e identidade das instituições que as preservam, concorrendo para a compreensão das características que foram definindo a instrução pública de nível secundário em Portugal ao longo do tempo. Porém, este património é ainda largamente desconhecido. Cruzando as áreas disciplinares da história das ciências, história das colecções e património científico, este livro pretende identificar e caracterizar as linhas de força que orientaram a sua constituição, desenvolvimento, trânsitos e usos, chamando a atenção para o debate historiográfico que envolve o uso de fontes materiais na história e dando a conhecer a relevância das colecções de história natural dos liceus de Portugal, bem como a sua vulnerabilidade, dada a ausência de uma política geral ou directrizes orientando a sua conservação.
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O Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT) tem por objectivo promover a investigação em História das Ciências e da Tecnologia de acordo com padrões científicos internacionais e contribuir para o desenvolvimento e consolidação desta disciplina em Portugal. Com este propósito, a Colecção CIUHCT pretende publicar trabalhos originais nas referidas áreas de investigação, dirigidos a um público académico diversificado, que possam, também, interessar a uma audiência mais vasta de leitores.
Índice:
Prefácio
Agradecimentos
Abreviaturas
Apresentação
1. De objectos ‘empoeirados’ a património científico: As colecções de história natural das escolas secundárias portuguesas na actualidade 1.1. Colecção, Museu e Património no contexto da História da Escola 1.2. A dupla relevância das colecções de história natural para o passado e para o presente 1.3. Iniciativas nacionais recentes de preservação, estudo e acessibilidade do património científico das escolas 1.4. A história das colecções de história natural e o ensino 1.5. Um retrato do presente: As colecções de história natural das escolas secundárias 1.6. Notas finais: Objectos ‘empoeirados’ ou património científico? Os próximos desafios
2. As colecções de história natural nas reformas do ensino secundário 2.1. Antecedentes históricos dos liceus portugueses: O passado recente e a influência estrangeira 2.2. De Passos Manuel a Jaime Moniz (1836-1894) 2.3. A Reforma de Jaime Moniz (1894-1895) 2.4. Eduardo José Coelho e as novas propostas do século XX (1905- -1928) 2.4.1. A Reforma de 1905 2.4.2. O ensino das ciências depois de Eduardo José Coelho 2.5. As últimas décadas do liceu 2.6. Notas finais
3. As colecções de história natural dos liceus portugueses: Constituição, desenvolvimento, circulação e práticas 3.1. As primeiras colecções de história natural nos liceus portugueses (1836-1895) 3.2. As colecções de história natural de Jaime Moniz e no início do século XX (1895-1928) 3.2.1. O impacto da Reforma de Jaime Moniz nas colecções de história natural 3.2.2. As primeiras décadas do século XX (1906-1928) 3.3. As colecções de história natural nas últimas décadas do liceu (1928-1975) 3.4. Notas finais
4. A colecção de história natural do Colégio Militar, Lisboa 4.1. O Museu de História Natural do Colégio Militar na actualidade 4.2. A criação do Colégio Militar e as disciplinas de ciências 4.3. Origens e desenvolvimento do Museu de História Natural do Colégio Militar 4.3.1. As aquisições 4.3.2. As doações 4.4. O discurso e as práticas 4.5. Notas finais
Notas finais
Bibliografia e fontes
Detalhes:
Ano: 2019
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 248
Formato: 23x16
ISBN: 9789896897994
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