Ser ou Não Ser… – Tradições de uma Aldeia Portuguesa

Homenagem a uma Mulher, Costumes e Tradições Angolanas




Recomendar livro a um amigo
Autoria: César Gomes

Sinopse:

Quem como eu conheceu três sistemas governativos, o de 1933, o Governo Provisório, e o de 25 de abril de 1974 onde nos encontramos, está apto em fazer críticas julgadas construtivas. ¶ Após reflexão comparativa do que vivemos nas três épocas, sabemos ajuizar a posição atual em relação ao passado onde a liberdade era condicionada. Como tal, que me seja permitido fazer algumas críticas ao país que temos.

Índice:

Prefácio

i. Introdução

ii. Cantares de uma aldeia portuguesa

iii. Verónica, Semana Santa e Páscoa

iv. Comportamentos e Constituição da República

v. Democracia – Deveres e direitos do cidadão

vi. Crianças de uma aldeia fronteiriça

vii. Instrução Primária em meados do séc. xx

viii. Embarque para Angola

ix. Chegada de Afonso Moreira a Luanda

x. A paixão de Sara Beleza

xi. Sara Beleza e a sua obra

xii. Regresso definitivo a Portugal

viii. Descobrimentos e queda do Império Português

xiv. Tradições angolanas – Meados do séc. xx

Bibliografia




AUTOR:

CÉSAR AUGUSTO GOMES nasceu em Escalhão e reside no Porto onde exerce a profissão de médico. ¶ Em Lisboa foi responsável pelo Serviço de Medicina I, no Hospital de Santo António dos Capuchos, e Monitor da Escola de Enfermagem Artur Ravara, cargos que deixou em 1954 e foi para Angola. Licenciou-se em Medicina e Cirurgia, na Faculdade de Medicina do Porto, em 1969. Em Angola trabalhou como enfermeiro-chefe do Hospital Central da Boa Entrada na CADA e, em Luanda, já como médico, foi assistente da Faculdade de Medicina. Fez a especialidade de Medicina Interna no Hospital Universitário de Luanda e, em 1975, teve de regressar a Portugal, como retornado, onde fez a especialidade de Gastrenterologia. ¶ Diferenciou-se em Laparoscopia com o Prof. Marti Vicente, no Serviço do Prof. Francisco Villardel, em Barcelona. Na Fundação Calouste Gulbenkian fez o Curso de Ultrassonografia Digestiva. No Hospital Geral de Santo António especializou-se em Proctologia com o Dr. Amílcar Mascarenhas Saraiva. Desempenhou o cargo de Assistente da Faculdade de Medicina do Porto durante 15 anos. Participou na criação do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de S. João, no Porto, e fez parte do 1.º quadro da Especialidade, onde exerceu as funções de Gastrenterologista graduado em Chefe de Serviço. Fundou ali as Unidades de Laparoscopia e Proctologia. ¶ Foi co-fundador da Sociedade Portuguesa de Proctologia. Criou as Jornadas de Medicina Gastrenterológica a Sul do Douro, de que foi seu presidente durante 10 anos. Tem publicações em revistas de Portugal, Espanha, EUA e Noruega. Proferiu palestras sobre temas médicos no Brasil, Espanha, Itália, Checoslováquia e Polónia. Publicou os livros: “Via Sacra e Meditação”, “Raia Molhada”, “Ontem, Futuro de Amanhã” e “ANGOLA, o 4 de Fevereiro de 1961”.

Detalhes:

Ano: 2019
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 140
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-814-4
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
30/11/2023
GREGO ANTIGO – MANUAL DE INICIAÇÃO
LAÇAMENTO: Dia 30 de novembro de 2023 (quinta-feira), às 18:30

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]