Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Os ensaios agrupados neste volume versam sobre as representações da nação na narrativa visual e literária em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau e vão possibilitar uma análise comparativa da representação da nação entre os vários países africanos de língua portuguesa, tendo em conta os volumes já editados sobre Angola e Moçambique nesta mesma editora, orientando-se agora para os três outros países africanos de língua portuguesa, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, no quadro da reflexão sobre nação e narrativa pós-colonial. Acrescenta a novidade de incluir o cinema permitindo uma complexificação do conceito de “narrativa” e de “nação” e permitindo a pesquisa de laços interactivos entre diversos tipos de produção artística, nomeadamente entre a narrativa escrita e a visual.
Índice:
Nação e Narrativa Pós-Colonial, Cinema & Literatura Ana Mafalda Leite
I. Cinema Africano Nacional, Transnacional, Decolonial e Lusófono? Cinemas Lusófonos em Perspectiva Transnacional Paulo de Medeiros
Cinema Africano, um Cinema Transnacional? O cinema decolonial de Flora Gomes Ute Fendler
Os “Sons” da Lusofonia: A questão da língua em dois filmes de temática cabo-verdiana Ellen W. Sapega
II. Narrativas e Poéticas Visuais Entre Realidades e Cenários: dever e autoridade de narrar a nação entre imagens Sheila Khan
A Poética de José Carlos Schwarz e a Nação Guineense: relações entre cinema, literatura, música, memória e história Carmen Lúcia Tindó Ribeiro Secco
As Orações de Mansata de Abdulai Sila: escrever a pós-colónia Elena Brugioni
III. O cinema de Flora Gomes Flora Gomes: A insistência na esperança do incerto Joana Passos
Marcas autorais nos Cinemas Africanos: o caso do guineense Flora Gomes Jusciele Conceição Almeida de Oliveira e Mirian Tavares
Onde está Cabral? Cultura e libertação “pós-nacional” em Nha Fala Mark Sabine
IV. O cinema sobre Cabo Verde de Leão Lopes e de Pedro Costa Quando o Xadrez era só de Peças Brancas: um estudo de Ilhéu de Contenda, o livro e o filme Jane Tutikian
Em Busca do Pai Branco: filmando a Ilha do Fogo no cinema de Pedro Costa e Leão Lopes Hilary Owen
Destroços, Fragmentos e Não Lugares: a vida dos emigrantes cabo-verdianos em Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa Doris Wieser
V. Narrativas documentárias sobre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe Histórias Entrelaçadas: narrativas documentárias entre São Tomé e Príncipe e Cabo Verde Jessica Falconi
Focando as Margens: narrativas da nação são-tomense nos documentários de Ângelo Torres Kamila Krakowska
VI. Literatura Pós-Colonial e Pós-Nacionalista Depois do Nacionalismo: configurações literárias de pós-colonialidades contemporâneas em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe Emanuelle Santos
“Eva das Mil Pessoas”: política e hiper-sexualidade em Eva de Germano de Almeida Luís Madureira
Referências bio-bibliográficas dos autores do volume
Detalhes:
Ano: 2019
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 270
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-468-9
|