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Sinopse:
Nos últimos cerca de quinze anos, tem vindo a tornar¬ se mais intensa e consistente a investigação sobre o teatro criado no universo do Neo- Realismo português, nas vertentes da escrita e da prática performativa, compreendendo os seus mais assumidos representantes e outros que, não se reconhecendo como tal, evidenciaram essa influência nas suas criações artísticas. Disso mesmo são sintomáticos o volume e a diversidade de dissertações de mestrado e de teses de doutoramento disponíveis nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (cf. www.rcaap.pt), bem como, por exemplo, o surpreendente levantamento de estudos publicados no Brasil, apresentado por António Mota Redol, o qual, incidindo apenas em literatura, inclui um significativo conjunto de trabalhos sobre teatro (Nova Síntese, 2013, p. 117-275), ou, ainda, o extenso número de entradas sobre espetáculos criados na esfera neo-realista disponível na CETBase – Teatro em Portugal, a maior base de dados nacional sobre teatro, disponível on line, com coordenação científica de Maria Helena Serôdio (http:// ww3.fl.ul.pt/CETbase/). Igualmente relevante tem sido a crescente consideração dos percursos teatrais de vários neo¬ realistas no âmbito da atividade do Museu do Neo-Realismo e da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo, em ambos os casos conferindo¬ lhes visibilidade em exposições, publicações e eventos de divulgação científica, nacionais e internacionais, de que vêm sendo organizadores ou parceiros. [da Apresentação]
Índice:
1. O Neo-Realismo no Teatro Apresentação Miguel Falcão
1.1 Enquadramentos e dramaturgia Para o enquadramento do teatro neo-realista: Um “programa”, sucessivamente revisto, desde a Vértice Miguel Falcão
A figuração do feminino no teatro de Alves Redol Maria Helena Serôdio
Da Academia Almadense aos palcos do mundo: A dramaturgia de Romeu Correia Sebastiana Fadda
Abordagem à obra dramatúrgica de Romeu Correia Edite Condeixa
Bonecos, Bonecreiros, Artistas Ambulantes e Heróis Irreverentes em Roberta de Romeu Correia Catarina Firmo
Entre Deve e Haver e A Salva de Prata: Abordagem biobibliográfica e breve incursão no teatro de Sidónio Muralha (1920-1982) José Raimundo Noras
O Punho, Uma Terra e Duas Mães: A denúncia social de Bernardo Santareno no pós-Revolução dos Cravos Fernanda Verdasca Botton
O teatro comprometido de Miguel Franco: Homens sem medo não morrem Flavio Botton
Identidade cultural e as alegorias do histórico numa visão brechtiana (em torno da obra de Luís de Sttau Monteiro) Domingos Lobo
António Joaquim da Costa Ferreira (1918-1997) Carmen Dolores
Texto dramático e literatura neo-realista para crianças Violante F. Magalhães
1.2 “Palcos” cativados Teatro de Estudantes, Teatro do Povo e Educação Pela Arte: A experiência coimbrã de Arquimedes da Silva Santos António Pedro Pita
O Neo-Realismo no teatro de amadores António Gomes Marques
A Força do Povo que nasceu em Alenquer José Rogeiro
Nas águas do Neo-Realismo Deolindo Pessoa
Voltar aos neo-realistas na era do vazio João Santos Lopes
Afinal o Charló era eu! Rodrigo Francisco
Teatro radiofónico – um género com muitos aspetos: O caso das obras neo-realistas Rogério Santos
1.3 Texto dramático inédito Fernando Piteira Santos, historiador e activista Sidónio Muralha
2. No centenário do nascimento de Fernando Piteira Santos (2018) Fernando Piteira Santos, historiador e activista António Mota Redol
3. Neo-Realismo e Artes Visuais Ainda sobre a “Fase Negra” (1942-45) de Manuel Filipe João Archer de Carvalho
4. Imprensa Regional e Neo-Realismo Ecos de Alenquer e Jornal de Alenquer: «a luta a favor dos outros» José Rogeiro
5. Actividades da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo
Detalhes:
Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Revista
N. páginas: 492
Formato: 23x16
ISSN: 1646-5989
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