A Pintura de Giuseppe Trono na Capela do Paço da Bemposta

Academia Militar




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Um tesouro escondido no coração de Lisboa: a capela da Bemposta – Academia Militar guarda uma das pinturas mais ricas de significado artístico e político do último quarto do século xviii. Entre ventos revolucionários e reafirmação do poder monárquico, o imponente painel do altar-mor sintetiza as políticas do governo de D. Maria I através de um retrato coletivo de excelente qualidade pictórica. ¶ A família real, retratada no seu conjunto com os principais membros do governo mariano, torna-se espelho de fé, bom governo e virtude para os assistidos da nova fundação da Real Casa Pia. Neste grupo de órfãos e mulheres, a arte do retratista Giuseppe Trono (Turim 1739 – Lisboa 1810) carrega-se de força plástica restituindo visualmente a justificação e a finalidade das políticas marianas: a exaltação do culto do Sagrado Coração de Jesus, instituído em 1778 pelo papa Pio VI no reino de Portugal e nos seus vastos domínios ultramarinos. ¶ De forma surpreendente e inédita, o livro revela a estreita correlação compositiva e iconográfica entre a pintura da capela da Bemposta e a do altar-mor da basílica da Estrela, pintada em Roma por Pompeo Batoni (Lucca 1708 – Roma 1787). Um tesouro escondido no coração de Lisboa que, agora, é revelado nas suas múltiplas facetas, oferecendo ao leitor e ao visitante o prazer da descoberta e a apreciação da qualidade artística, graças à investigação cuidadosa das duas autoras e ao compromisso do comando da Academia Militar pela fruição pública do seu acervo patrimonial.

Índice:

PREFÁCIO (Major-General João Vieira Borges)

APRESENTAÇÃO (Professor Doutor Vítor Serrão)

AGRADECIMENTOS

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I – O CULTO DO SAGRADO CORAÇÃO
1.1 Duas faces da mesma moeda: a basílica da Estrela e a capela da Bemposta
1.2 As pinturas dos altares-mores: Pompeo Batoni e Giuseppe Trono

CAPÍTULO II – GIUSEPPE TRONO, PINTOR DE RETRATOS
2.1 As redes diplomáticas e a escolha do pintor de Turim
2.2 Giuseppe Trono retratista ao serviço da Casa Real portuguesa
2.3 A sociedade portuguesa e a arte de Giuseppe Trono

CAPÍTULO III – A PINTURA DO SAGRADO CORAÇÃO NA CAPELA DA BEMPOSTA
3.1 Os retratos da família real e a representação de N.ª S.ra da Imaculada Conceição
3.2 O programa político-religioso da monarquia portuguesa
3.3 A presença da mulher negra e das outras mulheres
3.4 Diogo de Pina Manique: a Real Casa Pia e o ensino das artes entre Lisboa e Roma

CAPÍTULO IV – O LEGADO DA ARTE DE GIUSEPPE TRONO EM PORTUGAL
4.1 O impacto da pintura do altar-mor da Bemposta e da arte do retrato
4.2 Miniaturas, desenhos e cópias de obras-primas italianas

CONCLUSÃO

CRÉDITOS FOTOGRÁFICOS

BIBLIOGRAFIA



AS AUTORAS:

GIUSEPPINA RAGGI, natural de Cesena (Itália), licenciada em Letras pela Universidade de Bolonha e em flauta pelo Conservatório de Cesena. Doutora em História da Arte pelas Universidades de Bolonha e de Lisboa (2005), especializou-se no estudo da pintura de quadratura entre Itália, Portugal e Brasil durante os séculos XVII e XVIII. Atualmente, entre outros interesses e temas de investigação, os seus estudos centram-se nas políticas artísticas promovidas pelas rainhas de Portugal no século XVIII. É investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, integrando o núcleo de pesquisa Cidades, Culturas e Arquitetura (CCArq).

MICHELA DEGORTES, natural de Cagliari (Itália), arquiteta, licenciada pela Universidade de Florença. Doutoranda em História da Arte e investigadora integrada no Instituto de História de Arte (ARTIS – IHA) da Universidade de Lisboa, tem-se dedicado ao estudo das relações artísticas entre Portugal e Itália entre os séculos XVIII e XIX, focando-se nas questões relativas à migração das tendências do gosto e de obras de arte. Entre os seus interesses de investigação destacam-se também as temáticas relativas à valorização, conservação e restauro do património artístico e arquitetónico.

Detalhes:

Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 112
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-815-1
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
25/06/2021
AO LONGE, O CONVENTO…, da autoria de Pedro Quintas Filipe
LANÇAMENTO: 25 junho 2021 (6.ª feira), em Mafra.

23/06/2021
ROSA COUTINHO – Prisioneiro na República do Congo, da autoria de Carlos de Almada Contreiras
APRESENTAÇÃO: dia 23 de junho (4.ª feira), às 18h00, na casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: Capitão-de-Mar-e-Guerra Jorge Lourenço Gonçalves

22/06/2021
CAMPO MAIOR NO CENTRO DE UM CONFLITO INTERNACIONAL, da autoria de Rui Rosado Vieira
cancelada APRESENTAÇÃO devido às novas restrições para a A.M.Lisboa: dia 22 de junho (3.ª feira) às 18h30, no Quartel do Carmo, em Lisboa. apresentação: Tenente-General Rui Manuel Clero (General-Comandante-Geral da GNR)

20/06/2021
CALAMENTO, da autoria de Romeu Correia
APRESENTAÇÃO: dia 20 de junho (Domingo) às 16h30, no Centro Comercial “O Pescador”, em Costa da Caparica

19/06/2021
SERTÓRIO – uma história de Vila Nova, da autoria de João Luís Nabo
LANÇAMENTO: 19 de Junho (sáb.), pelas 17h00, no Cine-teatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo. Apresentação: Doutora Teresa Fonseca e do Doutor Pedro Coelho

31/12/2019
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

19/03/2018
A Colibri na Rádio Horizonte (92.8)
Clique no menu "Links" para aceder ao canal do Youtube

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99