Guerras do Alecrim e Mangerona

Música de António Teixeira e libreto de Antônio José da Silva




Recomendar livro a um amigo
Organização: Márcio Páscoa
Colaboração com a entidade: Universidade Nova de Lisboa

Sinopse:

Guerras do Alecrim e Mangerona estreou-se no Teatro do Bairro Alto em 1737 e desde então frequentou o repertório de diversos teatros luso-brasileiros pelas décadas seguintes, alcançando o século XIX. O texto, dividido em duas partes, foi publicado desde o primeiro momento, ganhando reedições, sobretudo inserido na compilação de obras de Antonio José da Silva, chamada Teatro Cômico Portuguez. A música nunca havia sido publicada até o momento, mas tudo indica que manteve-se em uso por todo o século XVIII, ao menos, embora com alterações pontuais. O sucesso para a longevidade de texto e música reside seguramente no sólido domínio do metier a que se devotaram os dois artistas e na habilidade com que abordaram criticamente e de modo muito bem humorado a sociedade luso-brasileira urbana de seu tempo. Esta é, até o presente momento, a ópera mais antiga em língua portuguesa, cuja música chegou até nossos dias, embora não tenha sido a primeira da parceria dos dois Antonios. Bastaram a eles cinco anos, entre 1733 e 1738, para escrever ao menos sete espetáculos juntos e com elas entrar para a história, antes da Inquisição ter interrompido a vida do Judeu e assim a parceria do Antonio brasileiro e do Antonio português, mas não a obra, porque como advertira Semicúpio: "... que se ponha silêncio nesta matéria, sob pena de serem assuntos de minuetes e andarem por bocas de poetas, que é pior que pelas boca do mundo" (Parte 2, Cena VII).

Índice:

TRANSCRIÇÃO E ORGANIZAÇÃO:

MÁRCIO PÁSCOA graduou-se em Música-Instrumentos Antigos pelo Instituto Artes da UNESP, onde obteve o Mestrado em Artes/Música. Doutorado pela Universidade de Coimbra em Ciências Musicais Históricas, é professor efetivo de História da Música e Música Brasileira na Universidade do Estado do Amazonas, onde coordena o Laboratório de Musicologia e História Cultural desde 2005 e é membro do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes. Autor de cinco livros e editor de cinco óperas, contribui frequentemente com diversas publicações. Dirige e toca na Orquestra Barroca do Amazonas, com a qual percorreu dezenas de cidades brasileiras e ainda em Espanha, Itália e Portugal, sobretudo com repertório luso-brasileiro dos séculos XVIII e início do XIX, destacando-se aí o espetáculo Ópera no Brasil Colonial. Com a OBA gravou cinco CDs deste repertório e subiu ao palco com diversas produções, dentre elas a estreia brasileira contemporânea de “Guerras do Alecrim e Mangerona” (2010).

Detalhes:

Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 154
Formato: 29,5x21
ISBN: 978-989-689-738-3
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
30/11/2023
GREGO ANTIGO – MANUAL DE INICIAÇÃO
LAÇAMENTO: Dia 30 de novembro de 2023 (quinta-feira), às 18:30

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]