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Sinopse:
Enea Silvio Piccolomini (1405-1464, Papa Pio I I 1458-1464), apreciado por Jakob Burckhardt pela sua sensibilidade à paisagem, percorreu grande parte da Europa do séc. XV. Neste livro, analisam-se as suas descrições de Génova, Basileia, Passau, Viena e Tabor (na Boémia) sob uma dupla perspectiva: intertextualidade entre Piccolomini e autores seus contemporâneos como Leonardo Bruni, Leon Battista Alberti, Poggio Bracciolini, Pier Candido Decembrio; relação dessas descrições com o momento histórico em que foram produzidas bem como com a biografia do autor e as suas ideias sobre a Europa.
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A cidade de Tabor, foco do movimento Hussita, é apresentada por Piccolomini como o ponto mais baixo em uma escala civilizacional, que, tanto no seu aspecto urbanístico como no seu aspecto cívico, ostenta a desordem que advém da heresia. ¶ Enquanto a respeito de Génova ou Basileia Piccolomini se pôde socorrer de modelos anteriores (e até para compreender Viena faz auto-citações da sua descrição de Basileia), perante uma cidade como Tabor faltavam-lhe referências ou modelos que lhe permitissem penetrar a opacidade da realidade urbana. A visão de Piccolomini, contudo, tem o mérito de perceber a ligação entre a ausência de arquitectura e de arte sacra entre os Hussitas e os princípios doutrinais do movimento com a sua ênfase na pregação e no entendimento da Escritura. E isso prova que era um leitor atento do espaço urbano nas suas relações com as sociedades e ideias que o produzem.
Índice:
Introdução
Capítulo 1 Sobre a epistolografia como género e na obra de Enea Silvio Piccolomini 1.1. A epistolografia no séc. XV 1.2. A epistolografia de Piccolomini como uma obra
Capítulo 2 A descrição de Génova 2.1. Génova ou Baden?
Capítulo 3 As descrições de Basileia 3.1. A primeira descrição (1433) 3.1.1. Organização racional do espaço urbano 3.1.2. Lazer na cidade 3.1.3. Uma cidade ideal 3.1.4. Critérios estéticos e culturais 3.1.5. Confronto entre Basileia vista por Piccolomini e Baden vista por Poggio
3.2. A segunda descrição de Basileia (1438) 3.2.1. Modelos: a laudatio de Bruni e o panegyricus de Decembrio 3.2.2. Os dois prólogos da segunda descrição 3.2.3. Primeiro prólogo: carta a Francesco Pizzolpasso 3.2.4. Segundo prólogo: carta a Philippe de Coëtquis 3.2.5. Basileia no centro da cristandade 3.2.6. Basileia no centro do Sacro Império Romano-Germânico 3.2.7. O equilíbrio da cidade 3.3. A descrição e as ideias do Concílio de Basileia 3.4. Descrições de Basileia de Pero Tafur e Andrea Gatari
Capítulo 4 De Ebelsberg a Passau: um modelo de magnificência 4.1. Significado da magnificência
Capítulo 5 Tabor: da cidade à barbárie
Capítulo 6 Viena: a cidade desregrada 6.1. Viena na História da Áustria
Conclusão
Bibliografia
AUTOR:
Armando Senra Martins é docente da Universidade de Évora e investigador do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa. Tem publicado estudos sobre Enea Silvio Piccolomini, humanismo português e literatura latina dos sécs. XVI-XVIII, com especial interesse em obras técnicas (teses universitárias, casuística).
Detalhes:
Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 194
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-714-7
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