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Sinopse:
A educação, a oferta educativa, sua matriz política e social, no arquipélago do Golfo da Guiné no contexto colonial – eis interessante tema que o autor, Professor Lúcio Amado, ora se propõe abordar, com rara amplitude e minúcia cronológica devotadas à história da educação em S. Tomé e Príncipe durante aquele período. ¶¶ Pese embora não ser de todo dimensionável a importância social da educação, consideramos absolutamente oportuna e enriquecedora a presente obra, iniciativa tanto mais admirável quanto o seu autor provém do núcleo dos que, com sabedoria, sacrifício e muita paciência se dedicam ao maravilhoso mister de ensinar e educar. [Natália Umbelina, in Prefácio]
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A abordagem principal do presente livro centra-se na Escola Primária oficial e na outra escola projectada pelos nativos, conhecida como “Escola de Mato”. ¶¶ Presume-se que a “Escola de Mato” tenha surgido, nas ilhas, nos finais do século XIX, princípios do século XX. Ela tem uma longa história contada pelos anciãos, muitos deles já falecidos, e por outros actores mais recentes que se sentaram nos improvisados bancos dessa Escola frequentada, apenas pelos nativos de São Tomé e Príncipe.
Índice:
Prefácio
Agradecimentos
Nota introdutória
Capítulo I – O surgimento da Educação nas Ilhas
1.1. A Igreja Católica e os fundamentos da Educação 1.1.2. A Educação e o espírito Missionário
1.2. Fontes históricas do surgimento da Educação nas Ilhas 1.2.1. Os momentos decisivos da implantação da Educação 1.2.2. O pioneirismo dos Frades Católicos
1.3. As primeiras Escolas Primárias 1.3.1. A Escola Primária em Portugal continental 1.3.2. A Escola Primária em São Tomé e Príncipe 1.3.3. A acção determinante dos Missionários autóctones
1.4. Reformas na Instrução Pública
1.5. O início de um novo século 1.5.1. A queda da monarquia em Portugal 1.5.2. A inculcação continuada da Educação pelos Missionários 1.5.3. Efeitos da queda da monarquia registados nas Ilhas 1.6. A atitude dos naturais de São Tomé e Príncipe face ao novo regime 1.6.1. O papel das Organizações autóctones
1.7. O hermetismo do Estado Novo no processo Religião-Educação 1.7.1. A década de 1960
Capítulo II – Escola Pública versus “Escola de Mato” 2.1. A fronteira do saber 2.2. O papel decisivo dos professores 2.2.1. O desempenho dos professores do sexo feminino
2.3. Diferença entre a Escola Pública e a “Escola de Mato” 2.3.1. A Escola Primária Pública 2.3.2. A Escola Primária em São Tomé e Príncipe 2.3.3. Plano de construção de Escolas em São Tomé e Príncipe
Capítulo III – A “Escola de Mato”: do Mito à Realidade 3.1. O surgimento da “Escola de Mato” 3.2. As funções sociais da “Escola de Mato” 3.2.1. As habilitações literárias dos Professores 3.3. A arquitectura física da “Escola de Mato”
3.4. Salto qualitativo
3.5. As “Escolas de Mato” que mais se destacaram
Capítulo IV – Organização do Ensino nas Ilhas
4.1. O estatuto conferido à Educação em São Tomé e Príncipe 4.1.2. Sustentáculo do ensino em São Tomé e Príncipe 4.1.3. Enquadramentos da estrutura escolar básica
4.2. Melhorias no sistema educativo
4.3. Hierarquia dos Professores do ensino primário
4.4. Curso de formação de Professores em São Tomé e Príncipe
4.5. Processo de efectivação dos Professores
4.6. Professores da “Escola de Mato”: quadro explicativo 4.6.1. Testemunhos de dois antigos Professores de “Escola de Mato” 4.6.2. Quadro descritivo dos professores de “Escola de Mato” das duas ilhas 4.6.3. Professores que enveredavam pelo exame de admissão aos liceus
4.7. Balanço da Educação nas Ilhas: Missionários versus Estado
Bibliografia
Anexos
AUTOR:
Lúcio Neto Amado – Nasceu na Freguesia da Conceição, ilha de São Tomé (São Tomé e Príncipe). Fez os estudos primários em São Tomé e, liceal em São Tomé e em Lisboa. É Professor de Educação Física de profissão – Licenciado em Educação Física e em Sociologia. Leccionou em Angola, em Timor-Leste, em Portugal e em São Tomé e Príncipe. *********************************************************** Obras publicadas: “Manifestações Culturais São-Tomenses – apontamentos, comentários, reflecções”, 2011; “Os Mares do meu Arquipélago“, 2012; “O Labirinto da Esperança”, 2014.
Detalhes:
Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 388
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-736-9
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